6 Dicas para recuperar a autoestima após o fim de um relacionamento

6 Dicas para recuperar a autoestima após o fim de um relacionamento

O processo de término pode ser doloroso, principalmente se acontecer por causa de uma traição ou por falta de amor, mas a dor é necessária para ajudar você a se reconstruir.

Quando ocorre o fim de um relacionamento é natural que várias emoções venham à tona, pois é necessário sair da zona de conforto e ter que se adaptar a uma nova fase da vida. Geralmente as pessoas sentem-se perdidas, angustiadas e com sentimento de vazio, estes sentimentos podem permanecer presentes por muito tempo.

Após o fim de um relacionamento, passamos pelo luto é um processo normal e possível de superar com serenidade. O luto tem várias fases, que são a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação, podemos passar por todas elas ou apenas por algumas. Vamos ver um pouco de cada uma delas para entendermos melhor e sabermos identificar em qual fase você pode estar.

Fases do luto no término do relacionamento

Saber identificar essas etapas vão te ajudar a descobrir em qual fase você estar e como lidar com seus sentimentos, a partir do momento que conseguimos nomear o que sentimos, torna mais fácil trabalhar nossas emoções e enfrentar as dificuldades que encontramos pelo caminho.

Na negação surgem pensamentos do tipo: “Não é possível que isso esteja acontecendo comigo”, “Se eu esperar algum tempo, ele vai voltar e tudo vai se resolver”, “Ele não sabe o que está perdendo”. A pessoa se nega a aceitar que o relacionamento acabou.

Quando começamos a aceitar o fim aos poucos, vem a fase da raiva, é o momento em que o ex casal começa a tirar satisfação um com o outro para saber quais são os motivos que o levaram a fazer determinada atitude, faz acusações, joga tudo na cara um do outro, devolve presentes e queima fotos.

Após a fichar cair e entendermos que realmente acabou, começamos a pensar maneiras de resolver os problemas que levaram ao término e retomar a relação, esta é a fase da barganha. Surgem pensamentos do tipo: “Faria qualquer coisa para mudar isso”, “Vou agir diferente daqui para frente”, “Me dê a chance de fazer diferente”. Nesta fase, há promessas de mudança nos comportamentos para ter o ex de volta.

Depois de ter insucesso na fase anterior chega a fase de depressão em que surge o sentimento de culpa, desapreço de si mesmo, desânimo e angústia. Nesta etapa, tudo faz lembrar o ex, seja um casal na rua, um perfume, uma música, um lugar, absolutamente tudo.

E, por fim, temos a fase da aceitação, não acontece do dia pra noite, vai acontecendo aos poucos e o primeiro passo é aceitar a realidade, pois isso vai te permitir a libertar da sua dor e seguir em frente. Não é fácil chegar nessa fase, mas é possível, neste momento que você perceba que é possível recomeçar, percebe que realmente acabou e não insiste mais em querer voltar e nem alimenta falsas esperanças.

Vale ressaltar que cada pessoa pode vivenciar a mesma experiência de uma forma diferente e não necessariamente vão seguir esta ordem das etapas do luto, pode ser que vivencie a mesma etapa várias vezes, pode ser que vivencie todas elas ao mesmo tempo, pode ser que não vivencie todas e já chegue à fase da aceitação, então não existe regra e padrão, o importante é conseguir superar esse término e recuperar sua autoestima para conseguir continuar a vida de uma forma saudável. 

Como resgatar a autoestima

Agora vamos para a parte mais esperada deste artigo. Aqui irei listar algumas dicas simples e práticas que você pode realizar com freqüência para conseguir resultados satisfatórios.

Para facilitar o processo de superação do término e resgate da autoestima o ideal é investir em si mesmo, descobrir o aprendizado que esse relacionamento lhe proporcionou, conhecer-se melhor, estabelecer o que é aceitável e o que não é em um relacionamento e determinar objetivos futuros, pois apesar do rompimento a vida continua.

Segue algumas dicas que podem te ajudar a superar essa fase e recuperar sua autoestima:

#1 – Permita-se sentir

Quando termina um relacionamento é muito difícil fingir que nada aconteceu, visto que você conviveu um determinado tempo com a pessoa, compartilhou sua vida, suas histórias e seus sonhos, por isso permita-se sentir e desabafar, expresse suas emoções, deixe suas lágrimas caírem se necessário, pois chorar alivia dores emocionais, não reprima seus sentimentos e nem tenha vergonha de chorar, pois é isso que te faz humano e todos estão sujeitos a estes sentimentos.

#2 – Volte a conectar-se com sua essência

Após o término é comum sentir perdido, sem saber quem você é, qual caminho seguir. Diante disso busque os seus valores internos, seus princípio, o autoconhecimento, faça coisas que te preencha e te faça sentir bem, sozinho ou na presença de amigos e familiares. Pratique também exercícios que libera endorfina que proporciona bem-estar e aproveite para realizar atividades que você gosta, mas não fazia quando estava comprometido. 

#3 – Cuide da sua saúde e aparência

autocuidado é a prática de prestar atenção em nós mesmos, através desta prática é possível entender as próprias necessidades e desejos, seja em termos físicos ou emocionais. A autoestima é a percepção que temos de nós mesmos e está diretamente ligada ao autocuidado. Saúde e autoestima andam de mãos dadas, então cuide da sua aparência, da sua saúde e alimentação. Cuidar de você fará com que se sinta melhor consigo mesmo e terá mais autoconfiança.

#4 – Reorganize sua rotina

Quando estamos em um relacionamento é muito comum a maioria das atividades que fazemos ser a dois, por isso é necessário reorganizar a rotina após o fim de um relacionamento, ocupar o tempo que fazia atividades em casal por tarefas que podem ser feitas sozinho. Faça uma lista com tarefas diárias que ocupe o seu tempo e mente, organize os seus dias com as obrigações, mas não se esqueça de incluir o momento de lazer.

#5 – Faça novos planos para o futuro

Talvez você tivesse planos com a dois, então refaça esses planos, estabeleça objetivos e prazos. Seja fazer um curso, uma viagem ou qualquer coisa que contribua para o seu crescimento e bem-estar pessoal e profissional.

#6 – Invista em autoconhecimento

É importante saber quem é você e quais são seus valores e princípios. Faça uma lista com suas qualidades e limitações, observe o que você tem de melhor e valorize isso. Pense sobre os comportamentos que podem melhorar e em formas de como ser uma pessoa melhor no próximo relacionamento. 

Se mesmo se esforçando e praticando estas dicas você não conseguir lidar com essa fase, sentir-se incapaz de resgatar sua autoestima e superar o fim do relacionamento, um psicólogo pode ajudá-lo nessa caminhada. Coloco-me a disposição para caminhar junto com você nesta jornada, conte comigo.

 

Referências Bibliográficas:

Kubler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. Rio de Janeiro: Editora Martins Fontes; 1985.

POSSATTO, Lourdes. Inteligência Emocional e Autoestima. 3.ed. São Paulo: Lúmen Editorial, 2019.

Tercília Maria Rodrigues Osório
Últimos posts por Tercília Maria Rodrigues Osório (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.