Ansiedade patológica

Ansiedade patológica

Todos nós sabemos que o medo é um sentimento universal: todos sentem, e diversos estudos demonstram ser uma emoção primária e natural do ser humano, necessária para a proteção e perpetuação da espécie. Essa emoção está incrustada em nosso DNA e faz parte da nossa existência. Sua abrangência vai desde a decisão de lutar ou fugir até o acúmulo traiçoeiro que deságua no estresse e na ansiedade, levando ao esgotamento físico e mental. 

Portanto, a ansiedade nada mais é que uma reação natural do nosso corpo. É um mecanismo de sobrevivência para lidarmos com situações de perigo. Portanto, é normal sentir-se ansioso frente a situações em que precisamos tomar decisões importantes, ou em situações de estresse e/ou alta pressão. 

Quando surge a ansiedade? 

A ansiedade pode ocorrer em qualquer momento do dia, dependendo do estímulo que a desencadeia. 

Certos eventos podem ser desencadeados por elementos surpresa no dia a dia, como uma discussão no trânsito, até mesmo preocupação com uma prova na faculdade. Situações pontuais, como estes exemplos, podem gerar pensamentos intrusivos/negativos e frequentes sensações desagradáveis que, por sua vez, podem desencadear crises ou perturbações de ansiedade a longo prazo.

Situações cotidianas 

São nas situações cotidianas que notamos que nada está bem. Em certas situações, ao reagirmos, frequentemente, de forma exacerbada aos contratempos e às dificuldades do dia a dia, acabamos por adoecer, uma vez que o excesso de hormônios de estresse (cortisol e adrenalina) podem ocasionar vários reflexos físicos e emocionais.  

À medida que vai aumentando o grau de ansiedade de um indivíduo, o seu desempenho também vai aumentando, melhorando as chances de sucesso em determinada atividade; até que atinge um ponto a partir do qual o aumento da ansiedade passa a não ser mais associado a vantagens e, sim, a prejuízos, passando a alterar o comportamento normal do indivíduo e a afetar negativamente sua vida. 

Patologias da ansiedade

A ansiedade passa a ser patológica quando prejudica até mesmo as pequenas tarefas do nosso dia a dia, por exemplo, quando você falta compromissos, e também quando a angústia que ela provoca começa a refletir fisicamente em seu corpo. 

A patologia, portanto, quando é desproporcional à possível causa, persiste por tempo muito maior do que o necessário, quando se repete em pequenos intervalos de tempo ou quando não existe um fato ou situação específica, para os quais seja direcionada. 

Neste caso ela passa a ser um distúrbio de ansiedade, com os seguintes sintomas:

  • Tontura,
  • Tremores,
  • Sudorese,
  • Falta de ar,
  • Taquicardia,
  • Insônia,
  • Entre outros.  

Complicações da ansiedade 

Entre as diversas complicações podemos destacar:

  • Perturbações de Ansiedade,
  • Ataques de Pânico,
  • Perturbações Obsessivo-Compulsivas,
  • Fobias;
  • Depressão; 
  • Dependências de álcool e outras drogas; 
  • Problemas relacionais que vão afetar os diversos contextos de vida (familiares, profissionais e sociais); 
  • Problemas financeiros; 
  • Diminuição do sistema imunitário com consequente maior probabilidade de desenvolvimento de infeções; 
  • Maior probabilidade de existência de doenças respiratórias, cardiovasculares (que afetam o sistema circulatório – coração, cérebro e artérias, podendo causar, por exemplo, Acidentes Vasculares Cerebrais – AVC) e metabólicas (dificuldades no processamento de certos alimentos ou substâncias); 
  • Suicídio – a ansiedade consiste num fator de risco ao nível do suicídio, não só devido ao sofrimento causado diretamente pelos sintomas mas também pelas restantes complicações que a ansiedade patológica pode causar na pessoa. 

Tratamento da ansiedade 

Não existe um único caminho para controlar a ansiedade, mas, sim, vários, que devem ser avaliados mediante as características evidenciadas em cada caso. 

A psicoterapia ou acompanhamento psicológico pode ajudar numa melhor compreensão do problema e na forma como este é encarado, promovendo ainda a aquisição e o treino de estratégias para minimizar os sintomas que a pessoa apresenta. 

Em outros casos pode, sim, ser necessário o recurso de medicamentos (ou remédios), particularmente ansiolíticos ou benzodiazepinicos 

Nesse caso, é essencial marcar uma consulta com um médico psiquiatra ou psicólogo. Os tratamentos dividem-se em três tipos: 

  • Acompanhamento terapêutico;
  • Uso de medicamentos;
  • A combinação dos dois fatores acima: medicamento e terapia. 

Você já apresentou algum sintoma ou sofre com o problema? Então, compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo!

Referências 

  1. Dalgalarrondo, P. (2000). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed.   
  2. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006 - acessado em 25/02/2022 
  3. Zuardi, A. W. (2017). Características básicas do transtorno de ansiedade generalizada. Medicina (Ribeirão Preto, On-line.), 50(Supl.1), 51-55. Disponível em http://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/127538/124632 
  4. Kinrys, G., & Wygant, L. E. (2005). Transtornos de ansiedade em mulheres: Gênero influência o tratamento? Revista Brasileira de Psiquiatria, 27(2),43-50. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbp/v27s2/pt_a03v27s2.pdf    
Irismar Farias
Últimos posts por Irismar Farias (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.