A arte como benefício para a saúde mental

A arte como benefício para a saúde mental

A arte é uma forma de expressão humana que já existe há muitos séculos, passando por várias modalidades como:

  • Pintura,
  • Esculturas,
  • Músicas,
  • Produções teatrais,
  • Cinema,
  • Literatura.

Mas outro fator importante é pensar em como a arte pode ajudar, e muito, no processo de bem-estar, sendo uma ferramenta para a saúde mental. A partir de suas manifestações, o ser humano a utiliza para falar sobre temas variados, sentimentos e emoções humanas, no qual o artista se conecta com isso, e quem a aprecia também.

Veja, a seguir, alguns pontos que a arte proporciona diretamente no processo de cuidar da saúde emocional, podendo levar a uma melhor qualidade de vida:

Momento de lazer e descontração

Sabe aquele momento de ficar off-line? A arte proporciona isso. Ela se torna um momento prazeroso e de lazer. Não é à toa que muitas formas artísticas são parte do ramo do entretenimento, pois é uma forma de diversão para o ser humano, levando-o à distração e o faz se sentir bem consigo.

Melhora a concentração 

Dentro da Psicologia Positiva, há um termo chamado Flow, que é quando se faz uma atividade de forma fluída, sem perceber o tempo, por estar bem em realizá-lo, melhorando assim a concentração. A arte traz esse benefício, pois faz com que a pessoa se concentre na sua atividade, e com essa prática, ela pode introduzir isso para as outras atividades do seu dia a dia.

Alivia do nível estresse

Vivemos hoje tempos de correria total, no qual ficamos estressados e acelerados. Ao realizar algum processo artístico, seja ao ouvir uma música, dançar, desenhar ou ver um filme, faz com que tiremos a nossa atenção do foco de tensão, e alcança algum alívio do estresse do cotidiano.

Trabalha a ansiedade

Parecido com a meditação, e por meio desse processo de concentração, a arte pode auxiliar em momentos de ansiedade, pois a pessoa saíra daquele foco que a preocupa e usará a sua energia para a produção de algo, fazendo parte de um momento de relaxamento, vivendo o aqui e o agora da arte.

 

Libera “hormônios da felicidade”

A sensação de motivação e de prazer vem da Dopamina, uma substância química (neurotransmissor) que é importante para atingirmos o nosso bem-estar durante o nosso desenvolvimento. Quando exercitamos algo artístico, isso pode nos levar a liberar esse hormônio, trazendo essas sensações boas que podem melhorar o nosso emocional.

Ginástica para o cérebro

A arte, além da parte emocional, exercita o nosso cognitivo: ela ativa a nossa criatividade que, muito além de ser importante nestes aspectos, podemos utilizá-la em nosso ambiente corporativo e na vida pessoal. Além disso, a construção artística também desenvolve um raciocínio mais rápido, podendo enxergar novas possibilidades em locais onde ninguém vê.

Forma de autoconhecimento

Dos tópicos, este é um dos mais importantes. A arte é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento quando podemos expressar por ela o que sentimos e quais emoções estamos passando naquele momento; pode ajudar além da comunicação, mas também em entender quais são essas sensações. Para organizar também pensamentos, ideias – a arte é um processo importante a fim de descobrir sua forma de interagir consigo e com o mundo.

A Arteterapia como forma para cuidar da saúde mental e emocional

Além das mais variadas formas de arte, há dentro da Psicologia um segmento de Arteterapia, que irá trabalhar exatamente as questões precisas de cada um por meio da arte, junto do especialista. Aqui no Psicologia Viva temos psicólogos de todas as áreas, inclusive na área de Arteterapia. Aproveite e solte o seu lado artístico também!

 

Referências:

https://inovasocial.com.br/saude-mental-bem-estar/arte-e-saude-mental/

https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v23n2/0104-5970-hcsm-23-2-0431.pdf

https://open.spotify.com/episode/5LpM474Ppp5vzZ1ea346qu 

http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/noticias/estudo-da-oms-mostra-que-arte-pode-fazer-bem-saude

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.