Comunicação assertiva: como proceder? 

Comunicação assertiva: como proceder? 

O que é comunicação

A comunicação é uma forma eminente que traz consigo a possibilidade de passar informações, costumes, crenças e estabelecimento de uma cultura. Mas, dentro desse canal de linguagem da comunicação há um emissor e um receptor, e é nesse espaço de um e outro que o conteúdo pode sofrer algumas alterações e formas de interpretar. 

De uma forma geral, pode-se dizer que a comunicação assertiva é uma competência que pode ser aprendida e treinada que se define como a expressão de sentimentos, opiniões, desejos, ideias e preferências confortável e, objetivamente, sem desrespeitar os direitos dos outros. Além disso, a comunicação assertiva inclui assim escutar os outros e elaborar questões para conhecer os pensamentos e sentimentos dos outros.

Dessa forma, quando falamos algo para alguém com as próprias convicções, pensamos e achamos que o ouvinte entende e interpreta da mesma maneira que formulamos em nossa mente. No entanto, o receptor da mensagem emitida, também possui seu próprio modo de entender as mesmas palavras, muitas vezes, com um significado diferente daquilo que o emissor compreende. Nessas situações podem ocorrer um desvio de entendimento que pode comprometer o resultado desejado através daquela fala. 

Hoje em dia, falar o que se quer e ter a liberdade de pensar ou expressar seus sentimentos e opiniões tem sido cada vez mais comum. O grande paradoxo é que uma grande parte das pessoas confunde o termo assertivo (ou assertividade) com a forma de impor e defender as suas opiniões, de dizer o que se pensa de maneira incisa e contundente, de forma a abrir para má interpretações e julgamentos.

Não devemos confundir, novamente, ser assertivo com ser ou falar o que se considera certo, e sim dizer de forma consciente.

Os filtros que auxiliam a assertividade na comunicação

Ao pensarmos em falar e transmitir por meio de palavras aquilo que foi anteriormente pensado, devemos passar por alguns filtros que auxiliam a assertividade na comunicação:

  1. Reflexão: refletir sobre o que será dito, para não falar o que vem à cabeça, sem pensar e filtrar.
  2. Questionar: preciso dizer isso? Por que estou dizendo isso? 
  3. Considerar: dizer isso serve para o outro ou só pra mim? Qual objetivo tenho com essa fala? 
  4. Ter empatia: eu gostaria de estar ouvindo isso? 

E não pense que isso acontece somente em meios corporativos! Isso acontece corriqueiramente no dia a dia. Um exemplo disso são em conflitos em relacionamentos afetivos, em que um parceiro diz ao outro sobre situações e atitudes que o estão incomodando, sendo interpretado, algumas vezes como um afronte, falta de sentimento ou uma afirmativa para cessar o relacionamento.

Outro exemplo, é em ocasiões familiares, em situações de lembranças de acontecimentos passados, conflitos entre pais e filhos e crenças culturais. Nesses exemplos, uma palavra mal colocada, a intensidade da voz, a comunicação não-verbal e frases com abertura de entendimentos diversos favorecem para que discussões, desentendimentos e conflitos sejam gerados.

É importante ressaltar que antes de tudo, é desejável que tenhamos um vocabulário adequado e diverso para que nos ajudem no momento da comunicação. Nesse sentido, podemos melhorar nosso vocabulário lendo livros de diversos gêneros, para conhecer novas palavras; conversar com pessoas diferentes, fora do convívio rotineiro; buscar conhecer os sinônimos das palavras e procurar encaixar palavras novas no cotidiano para melhor se expressar.

Atitudes assertivas

E como proceder para reduzir a probabilidade de gerar esses incidentes com pequenos detalhes? Podemos citar algumas atitudes:

  1. Ter empatia: observar se a pessoa entendeu corretamente o que foi passado de forma clara e objetiva. 
  2. Escuta Ativa: estar presente, ouvir sem julgamentos, ouvindo as emoções e sentimentos. 
  3. Conferir entendimento: pergunte se ficou alguma dúvida, cheque se a informação passada foi a mesma interpretada.
  4. Seja claro com as palavras: utilize palavras do cotidiano, sem ironias, de fácil compreensão, utilizando-se da objetividade.
  5. Seja cauteloso e direto: cuidado ao colocar pensionamentos, preferências e necessidades com uma voz alterada ou gestos bruscos que transpareçam hostilidade.

O que ganhamos em ser assertivos no dia a dia?

Ao ter e produzir essas atitudes nas relações sociais, o que ganhamos em ser assertivos no dia a dia? Um comportamento assertivo apropriado que aumenta a auto-apreciação do emissor e uma expressão honesta de seus sentimentos.

Geralmente, aumenta a probabilidade de atingir seus objetivos, tendo escolhido por si mesmo como agir. Um sentimento positivo a respeito de si mesmo acompanha uma resposta assertiva. Além disso, ela é uma grande aliada na resolução de conflitos, redução de ruídos da comunicação e na garantia de boas relações interpessoais. 

Com toda certeza, a pessoa assertiva tem mais saúde em suas condições emocional e psicológica.

Comunicação assertiva na prática!

Agora, que já refletimos e observamos, o que podemos fazer e melhorar para a nossa comunicação assertiva fluir, vamos ver na ótica de falas corriqueiras, a partir de exemplos, a comunicação assertiva acontecendo?

Vamos lá! 

  • “Preciso que você faça isso agora”, troque por: “Gostaria que fizesse isso agora. É possível? 
  • “Você faz tudo errado, novamente!”, troque por: “Você está repetindo um erro, posso te ajudar?” 
  • “Não vou fazer isso pra você, se vire!” troque por: “Infelizmente não posso fazer isso, mas espero que consiga” 
  • “Não quero mais falar, estou cansada de você”, troque por: “Entendo suas dificuldades, mas estou esgotado agora, podemos conversar depois?” 

Como sei que estou empregado a comunicação assertiva?

E o questionamento que fica é: como sei que estou me comunicando de forma assertiva? Alguns indicadores pode nos ajudar a analisarmos isso:

  1. Utilizo vocabulário apropriado;
  2. Sei ser claro e específico;
  3. Utilizo de meios e canais adequados para situações diversas;
  4. Sei ouvir e me colocar no lugar do outro;
  5. Receber feedback das pessoas e aceitar esses retornos;
  6. Confirmar o entendimento.

Ser assertivo, é se expressar de modo direto diante das mensagens emitidas pelo canal da comunicação, possuindo a sensibilidade ao transmitir as informações, sem coagir, violar o outro de forma agressiva e hostil verbalmente. Ao ouvinte da mensagem emitida, é ideal que seja empático para com o outro, observando sem julgar, levando em consideração as necessidades e sentimentos. Lembre-se: seja claro e objetivo!

Psicóloga: Larissa Montina 

Instagram: @psi.larissamontina 

WhatsApp: (44) 9 9998-4359 

Referências

  1. As barreiras da Comunicação Assertiva- Karen Gallerth
  2. Comunicação Ativa, comunicação consciente – A linguagem secreta da parentalidade– Mikaela Ovén
Larissa Montina
Últimos posts por Larissa Montina (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.