A construção de transtornos ansiosos durante a pandemia: Como lidar?

A construção de transtornos ansiosos durante a pandemia: Como lidar?

Estamos vivendo um momento de pandemia, onde um vírus está sendo transmitido de pessoa para pessoa, espalhando-se pelo mundo inteiro. Isto tudo, sem dúvida, nos traz uma sensação de falta de controle, de vulnerabilidade e de insegurança. 

Então, é natural que isso esteja nos deixando mais apreensivos e esteja contribuindo para que tenhamos os sentimentos mais intensos de:

  • Angústia,
  • Incertezas,
  • Preocupações e medo do futuro e, consequentemente, mais
  • Ansiedade – sentimento inerente à períodos de crise.

O problema é que esta situação está deixando as pessoas mais ansiosas do que o normal, ou agravando problemas de ansiedade que já viviam antes da pandemia, desencadeando transtornos de ansiedade.
Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já apontava o Brasil como o país mais ansioso do mundo e, em pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde, constatou que a “ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de Covid-19, encontrada em 86,5% dos respondentes”.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma vivência no cotidiano comum. É necessária e cumpre um papel importante na nossa sobrevivência frente a ameaças importantes. Assim como o medo, ela funciona como um “alerta” que nos protege da altura, de queimaduras, de afogamentos, etc. 

Então, faz sentido nos preocuparmos com a situação atual, para tomarmos as medidas de proteção devidas, mas a ansiedade excessiva, sendo patológica, provoca sofrimento, atrapalhando muito mais do que ajudando.

Nem todos que sofrem de ansiedade têm o mesmo transtorno e o diagnóstico para cada caso deve ser realizado por um profissional.

Quais os fatores que têm provocado ansiedade em muita gente durante a pandemia?

Algumas razões que causam desequilíbrio emocional são:

  • O isolamento social com distanciamento das pessoas queridas e sem interação;
  • Medo de contaminação ou de alguma pessoa próxima;
  • Receio de morte;
  • Problemas financeiros em decorrência da atual crise;
  • Aulas on-line e trabalho remoto (home office);
  • Dentre outros.

Como preservar a saúde mental nestas situações?

É importante entendermos que está ocorrendo uma mudança no cenário mundial e que precisamos nos adaptar a este momento atual.

Encontrar o equilíbrio emocional e físico para superar este novo cenário é o desafio. Adaptabilidade é essencial para lidar com a ansiedade e afetar-se o mínimo possível. Há restrições e muitos estão permanecendo em casa, mas não estamos impedidos de realizar atividades que nos propiciam bem-estar. 

Algumas dicas práticas para o enfrentamento desse problema 

Abaixo, seguem sugestões de estratégias para enfrentar esta situação da melhor maneira possível:

Aceitar a ansiedade

Aceite como um sentimento que todos tem e, vivencia-la é como parte natural da experiência humana.
Lembre-se que seu corpo está alertando uma ameaça e preste atenção no que ela mostra: observe os sintomas, eles não oferecerem risco e aguarde terminar. Porque é inevitável e vai acontecer. Não tente reprimir o que está vivendo e nem eliminar imediatamente os sintomas.

Tentar se acalmar para reduzir a ansiedade não funciona. Abandone a necessidade de controlar a situação: fugir da situação ou lutar contra os sintomas são comportamentos que aliviam temporariamente a ansiedade mas podem até mesmo piorá-la com o passar do tempo.

Filtrar informações e notícias

Cuidado com as informações que recebe e não fique o tempo todo buscando notícias a respeito da pandemia. Há uma constante exposição na mídia e é importante escolher as fontes seguras para se manter informado, sim, só que a exposição excessiva a este tipo de conteúdo pode exacerbar a ansiedade mais do que ameniza-la. Desconecte-se sempre que puder e escolha um horário especifico para se atualizar sobre o assunto.

Usar tecnologia a favor

Não se isole das pessoas queridas, mantenha contato mesmo que virtualmente, através de chamadas de vídeos, mensagens e áudios.

Organizar a rotina do seu dia a dia

Para quem segue uma restrição e permanece em casa, é importante estabelecer uma rotina próxima da que tem no dia a dia, priorizando o que estiver a seu alcance, com horários pré-estabelecidos para: acordar, tirar o pijama, trabalhar, fazer atividade física, realizar as refeições, interagir com outras pessoas, descontrair e dormir.

Sem autocobrança excessiva, pois nem sempre é possível manter a casa organizada tendo que atender as crianças. Mesmo para quem não trabalha, é importante organizar as atividades que irá realizar no dia a dia. Alguns dias você estará mais produtivo, em outros, menos, e tudo bem.

Cuide-se

Durante este período ansiogênico, adote hábitos saudáveis para melhorar a saúde mental:
cuide da sua alimentação, crie uma rotina de sono, desfrute de atividades prazerosas, tenha relacionamentos saudáveis criando momentos, seja cozinhando, vendo filme ou qualquer atividade que aproxime e possibilite a interação.

Mantenha-se bem consigo mesmo. Nem sempre você se sentirá otimista, mas monitorar os pensamentos negativos e deslocar a atenção daquilo que é o foco da ansiedade para atividades que despertam prazer e bem-estar, além das atividades físicas (com segurança) e meditação (melhora o sono e humor), ajudam a lidar melhor com toda esta situação. 

Praticar a respiração diafragmática

Esta técnica expande o diafragma, leva o oxigênio até o abdômen, o corpo e o cérebro. O ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, os músculos relaxam e, este conjunto de ações promove uma sensação de tranquilidade, de bem-estar, melhorando o estresse e aliviando assim a crise de ansiedade.

Como praticar?

Respire lentamente contando até 5 e inflando a barriga, encha os pulmões com o ar expire lentamente contando até 3. Repita 3 vezes.

A ansiedade se agravou? Então, mais do que nunca, é preciso cuidar da saúde mental.
Nos casos mais graves é muito importante ter ajuda profissional.
Não fique sozinho em suas angústias, procurar um psicólogo é recomendável e o ideal nesse momento é a psicoterapia on-line.

Eu realmente espero que este conteúdo seja útil.
E eu estou à disposição.

Referências

  1. Leahy, R.L. (2011). Livre de ansiedade.
    Porto Alegre: Artmed
  2. Ministério da saúde – Secretaria de Atenção Primária à Saúde
    https:aps.saude.gov.br>noticia;
    https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude
  3. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Andreza Scatena Dan Scatena Dan
Últimos posts por Andreza Scatena Dan Scatena Dan (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.