A depressão na adolescência

A depressão na adolescência

A depressão na adolescência

A adolescência é uma fase importante do ciclo vital humano, considerada um período de crise, pois ocorrem diversas mudanças físicas e psicológicas que geram diversos conflitos para o jovem e sua família.

Em relação às mudanças físicas, estas são ocasionadas pela ação dos hormônios que o preparam para a vida adulta e início da sexualidade. Já em relação às mudanças psicológicas, ocorrem por ser uma fase de transição, ou seja, o jovem não se sente mais criança e aos poucos vai se tornando mais independente dos pais, porém ainda não se sente adulto e completamente independe.

Sob um enfoque psicanalítico, a adolescência é entendida como uma fase de crise em que o jovem deve elaborar diversos lutos, luto pela perda do corpo infantil, que se modifica, e luto pela perda da dependência dos pais, que existe na infância. 

Diante de tais características, desta fase do desenvolvimento, a adolescência é uma fase em que o jovem está vulnerável para a ocorrência de depressão.

O que é depressão? 

A depressão é um grave problema de saúde mundial, é classificada na psiquiatria como um transtorno de humor e afeta pessoas de diversas idades. 

Os principais sintomas são: 

  • Apatia;
  • Tristeza;
  • Agitação;
  • Ideias agressivas;
  • Queixas somáticas;
  • Alterações de apetite;
  • Alterações de sono.

Como a depressão se manifesta na adolescência? 

Diante das grandes mudanças que ocorrem com o jovem na adolescência, identificar os sintomas depressivos é um desafio, pois diversos comportamentos como irritação, brigas com os país, isolamento, são comportamentos típicos dessa fase e até mesmo esperado por quem convive com adolescentes, sendo importante saber distingui-los de sintomas que podem estar associado com a depressão. 

Portanto, é importante que familiares, professores e pessoas que convivem com adolescentes, estejam atentos a alguns comportamentos que podem estar associados com a depressão:

  • Isolamento excessivo: O jovem se fecha no quarto, se isola da família e amigos e evita qualquer tipo de contato social.
  • Falta de vontade de realizar atividades que antes eram consideradas prazerosas: O adolescente para de realizar atividades que fazia com frequência, e que lhe proporcionava prazer, como sair com amigos, praticar esportes, etc.
  • Sentimentos e falas negativas: É preciso conversar  com o adolescente, e ouvi-lo, pois, através disso é possível identificar pedidos de ajuda.
  • Queda repentina no rendimento escolar: Mudanças no rendimento escolar, podem estar associadas com dificuldade de estudar e falta de concentração.
  • Perda ou aumento repentino no apetite: Mudanças no padrão alimentar podem ser indicativos de pressão.
  • Agressividade: Briga com amigos, familiares e comportamento agressivo são sinais de alerta.
  • Alterações no sono: Insônia ou excesso de sono podem identificar que algo não vai bem.
  • Ideação suicida: Ameaças de suicídio, ou falas que demonstram desesperança.

Depressão e suicido na adolescência

O suicídio pode ser definido como o ato do sujeito de tirar a própria vida, sendo considerado um problema de saúde pública a nível mundial, segundo a Organização Pan Americana de saúde (OPAS) e a Organização Mundial da saúde (OMS) em dados coletados em 2018, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. 

A existência da depressão é fator agravante para a ocorrência de suicídio. Falar de suicídio ainda é um tabu na nossa sociedade, porém, falar sobre o assunto também é uma forma de prevenção. Nesse sentido é importante estar atento para os sinais de que os jovens dão, e os possíveis pedidos de ajuda, converse e procure sempre uma ajuda profissional.

Como ajudar o jovem ao identificar os sinais de depressão?

Tais sinais podem ser observados por pais, educadores e pessoas que convivem com adolescentes. 

É importante que os pais tenham uma relação de confiança com o filho e escutem suas dificuldades, procurar ajuda pode ser difícil, pois os jovens normalmente têm dificuldades de conversar com os pais e depressão ainda é uma doença cercada de muitos preconceitos.

Educadores também podem perceber tais sinais do aluno em ambiente escolar, e devem procurar e orientar os pais. 

O tratamento

O tratamento padrão é o uso de uso de medicamentos associados à psicoterapia, dependendo das particularidades de cada caso. 

Para o tratamento medicamentoso, o especialista a ser procurado é o psiquiatra, que é o profissional adequado para medicar e tratar transtornos mentais. 

A importância da psicoterapia 

A psicoterapia realizada por um psicólogo também é extremamente indicada, em alguns casos é possível tratar a depressão somente com psicoterapia, sem o uso de medicamentos, porém, somente um profissional pode avaliar qual a melhor forma de tratamento.

Algumas informações sobre a psicoterapia

  • O adolescente não deve ser obrigado a fazer psicoterapia: É importante que o psicólogo esclareça para os pais que o jovem não deve ser obrigado a iniciar a psicoterapia sob ameaça ou pressão dos pais. É necessário que o psicólogo converse com o adolescente e explique a importância do tratamento e os benefícios deste para a saúde mental do adolescente. Somente quando o adolescente compreende a importância da psicoterapia ele de fato entra em processo terapêutico.
  • Parceria entre adolescente, psicólogo e família: Para que o tratamento seja eficaz, é importante que seja feita uma aliança entre paciente, família e psicólogo, em que haja respeito e conversa entre todos.
  • Clareza no processo terapêutico e sigilo: É importante que o psicólogo mantenha um diálogo aberto com paciente e pais, por exemplo, antes do tratamento é feita uma entrevista com pais e paciente, e se durante o processo terapêutico em algum momento o psicólogo precisar falar com os pais ou os pais quiserem  conversar com o psicólogo, o adolescente deve ser comunicado. Ou seja, nada deve ser feito “escondido” do adolescente. Tudo o que é conversado entre adolescente e psicólogo é mantido em sigilo.
  • Atendimento presencial ou online: Além do atendimento tradicional presencial, já é possível que o jovem seja atendido online, nesses casos é importante que haja privacidade em casa para que o jovem converse com o psicólogo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OPAS BRASIL. Suicídio é grave problema de saúde pública e sua prevenção deve ser prioridade. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5674:suicidio-e-grave-problema-de-saude-publica-e-sua-prevencao-deve-ser-prioridade-afirma-opas-oms&Itemid=839>Acesso em: 28 DE Março de 2020.

Últimos posts por Brunna Hernandes (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.