A importância da prevenção em saúde mental

A importância da prevenção em saúde mental
A importância da prevenção em saúde mental

O resumo da ópera é o famoso ditado: prevenir é melhor que remediar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu “saúde” como estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. 

Ou seja, o conceito é amplo e fala sobre diversos aspectos. Dessa forma, quando falamos de prevenção em saúde mental é preciso considerar com amplitude todas as questões presentes no nosso dia a dia.  

Como pilares da boa saúde mental temos:

Alimentação saudável

A forma como nutrimos o nosso corpo é essencial para a manutenção da saúde. 

Os alimentos naturais são fonte de energia, nutrientes e de indiscutível importância no balanço das reações do nosso organismo.

Ao mesmo tempo que podem auxiliar no funcionamento, podem atrapalhar quando há o consumo exagerado de doces, industrializados, álcool e farinha. 

Ou seja, uma alimentação balanceada, saudável em sua predominância, é um importante combustível para a saúde em sua integralidade, sendo o carro chefe no bom funcionamento do corpo.

Prática de atividade física

Não fomos feitos para ficar parados! 

A atividade física nos auxilia na liberação dos hormônios importantes no funcionamento cerebral, na regulação das nossas emoções, contribui para a manutenção dos músculos, melhora e protege nosso sistema imunológico, evita problemas articulares, melhor nossa flexibilidade bem como nossa capacidade funcional e ainda é responsável pela liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pelas sensações de bem-estar.

Além da prevenção, também é uma grande aliada no tratamento de psicopatologias como a depressão e ansiedade.

Vida social

Estar em contato com pessoas diferentes daquelas que convivemos diariamente é sempre muito rico, pois as trocas nos engrandecem enquanto pessoas.

Dessa forma, a preservação da vida social está muito atrelada tanto ao desenvolvimento pessoal como a momentos de lazer e diversão.

Reservar tempo para passeios, jantares, comemorações e festejos nos alimenta com afeto, amizade, companheirismo e parceria. Além disso, proporciona a experiências de vivências diferentes.

Esses momentos de distração colaboram para o rompimento do ritmo frenético de trabalho que vivemos atualmente, que também é grande responsável pela baixa qualidade de saúde mental.

Descanso

Tão importante quanto o trabalho é o descanso. 

Não há qualidade de trabalho sem pausas de qualidade. O nosso cérebro precisa descansar para produzir. 

Somos condicionados a entregar tudo de nós em todas as atividades que desenvolvemos, seja no trabalho, nos estudos ou nos momentos que passamos com nossos entes queridos. Entretanto, nos sentimos sobrecarregados e com baixo rendimento se não encaixamos na nossa agenda um respiro mental. 

Não é incomum hoje em dia pessoas diagnosticadas com síndrome de Burnout, psicopatologia relacionada ao esgotamento mental advindo das atividades laborais.

Separe diariamente um momento para que você possa relaxar, fazer o famoso “nada” e perceba a diferença na sua qualidade de vida.

Qualidade do sono

O sono é de fundamental importância para o bem-estar e capacidade funcional do indivíduo.

Com poucas horas dormidas, ficamos com a sensação de lentidão pois há prejuízos ao nosso funcionamento cognitivo.

Além disso, o corpo pede por descanso, gerando a sensação de que estamos pegando no sono a todo tempo.

A produtividade é seriamente afetada, assim como a atenção e a memória. O sono é a pausa necessária para o bom andamento do organismo. 

Busque ter uma rotina para se preparar para o sono, dormir e acordar no mesmo horário e se organizar antes de dormir para que esse momento seja aproveitado com qualidade, reduzindo ao máximo as preocupações.

Trabalho

O trabalho deve ser prazeroso, deve ser satisfatório financeiramente e mentalmente, deve prover a sua família e ser fonte de realização pessoal.

Dessa forma, quando sofremos com a chegada da segunda feira, é hora de reavaliar. 

A dor da mudança é grande, mas de permanecer onde está também é! Só precisamos escolher para qual lado queremos ir. 

Obviamente a troca de trabalho precisa e deve ser pensada, planejada e estudada de acordo com as condições da sua família.

Sair do emprego para diminuir seu mal-estar sem se organizar, só causará mais preocupação.

Assim sendo, se você perceber que não está mais feliz com a sua função ou o local onde labora, faça uma análise das suas finanças, da distribuição do seu tempo, das suas necessidades e da sua família, bem como de outras possibilidades de trabalho para ter o mínimo de segurança no momento da tomada de decisão.

Psicoterapia 

A psicoterapia é uma importante aliada na busca pela qualidade de saúde mental.

Reservar um momento para que você possa refletir sobre as suas questões, analisar seus comportamentos, suas dificuldades e suas habilidades, rever sua semana, pensar sobre seus sentimentos, observar como você está se saindo em suas atividades é fundamental tanto para o seu crescimento pessoal como para o desenvolvimento de inteligência emocional

Com a ajuda de um profissional qualificado podemos aprender mais sobre nós mesmos, sobre o que pensamos, gerando uma conexão interna e criando um repertório que facilitará a resolução de conflitos e situações complicadas que inevitavelmente surgem no nosso dia a dia. 

Quando nos fortalecemos enquanto pessoa, identificando e trabalhando com as nossas questões, conseguimos enfrentar os desafios da vida com mais leveza e assertividade.

Não há como pensar em saúde integral sem mencionar o autoconhecimento. Os nossos sentimentos, pensamentos e ações são peças chaves na manutenção da saúde mental e principalmente na saúde integral.

Conclusão

Percebe-se que a manutenção da qualidade da saúde mental é de extrema importância e está relacionada a vários aspectos.

Dessa forma, te convido a analisar seus hábitos atuais e responder: estou vivendo com saúde?

Se a sua resposta for não, questione-se se é assim que você quer viver, se é dessa forma que você merece viver.

Pense nos resultados positivos que você está adiando ter, pense em quanto você será produtivo, resolutivo e assertivo se ajustar seus hábitos e sua rotina. 

É importante ressaltar também que não há necessidade de gerar mudanças em todos os aspectos ao mesmo tempo. Busque ajuda profissional e trabalhe dia a dia para aprimorar uma coisa de cada vez.

Será mais saudável, mais duradouro e muito mais efetivo. 

Para finalizar, gostaria de te convidar para uma sessão de terapia, para que possamos analisar juntos como anda o seu cotidiano e sua saúde mental.

É só agendar no meu perfil, no Psicologia Viva.

Aguardo por você.

Encontre um psicólogo

Referências

  1. ALMEIDA, José Miguel Caldas de. Política de saúde mental no Brasil: o que está em jogo nas mudanças em curso. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. e00129519, 2019.
  2. BASTOS, João; AFONSO, Pedro. O Impacto do Trabalho por Turnos no Sono e Saúde Psíquica. Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, v. 6, n. 1, p. 24-30, 2020.
  3. GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. O poder da inteligência emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência. Objetiva, 2018.
  4. ONOCKO-CAMPOS, Rosana Teresa. Saúde mental no Brasil: avanços, retrocessos e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. e00156119, 2019.
Bruna Dell Olivo
Últimos posts por Bruna Dell Olivo (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.