Psicoterapia e saúde mental: uma relação importante 

Psicoterapia e saúde mental: uma relação importante 

Saúde mental nos dias atuais

O que pensar da saúde mental nos dias atuais? O que mudou? Como saber se preciso de ajuda? São tantos questionamentos quando se pensa no termo “Saúde Mental”, mas acredito que devemos começar de um ponto bastante significativo que é compreender o contexto no qual estamos inseridos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde Mental é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Então, quando trazemos para o contexto atual podemos pensar que a pandemia trouxe grandes mudanças sociais, não deixando de afetar valores pessoais e humanos, bem como intensificou emoções de tristeza, raiva, relacionadas com sintomas de ansiedade, fobias e depressão. Mas, como o ser humano atualmente, após vivenciar tantas mudanças sociais, culturais e também políticas pode se reequilibrar e viver com mais bem-estar?

Vamos refletir agora…

O fluir das emoções

“Quando agente é criança, é fácil vibrar de alegria, gritar de raiva ou pedir que a mãe da gente faça um bolo de chocolate bem gostoso. Mas, conforme vamos crescendo, vamos nos esquecendo dessas coisas, ficando sérios demais e criando um monte de regras sobre como devemos ser e agir”. Patrícia Gebrim, livro: Palavra de Criança.

Muito significativo este trecho do livro de Patrícia Gebrim. Lembra de que todos nós um dia fomos crianças, onde a espontaneidade e as emoções fluíam mais. Mesmo não tendo o desenvolvimento emocional de um adulto, a criança se permite sentir e expressar, aprendendo aos poucos em seu contexto e significando tudo para ela. 

Penso ser relevante uma reflexão sobre como estão as nossas emoções. O que sentimos atualmente? Tristeza, raiva, medo? Angústia? Enfim… O que cada emoção significa em nossa existência? Ao pensarmos em saúde mental não podemos nos esquecer deste desabrochar natural das emoções, do “deixar vir”, mas sem perder a consciência de quem somos e do que nos cerca. O adulto por ter mais desenvolvimento cognitivo e emocional que a criança pode se adaptar criativamente a seu meio, sem se perder do que sente e de como sente.

Relações interpessoais

Pensar o ser humano é pensar em um ser de relação. Segundo Perls, 2002, p.110: “Todo contato, seja ele hostil ou amigável, ampliará nossas esferas, integrará nossa personalidade e, por assimilação, contribuirá para nossas capacidades, desde que não esteja repleto de perigo insuperável e haja uma possibilidade de dominá-lo”. Cabe refletir sobre a importância da frustração para nosso crescimento também, tendo em vista que a partir dela podemos mobilizar recursos pessoais até então desconhecidos e nos desenvolver. Porém, contatos tóxicos não nos fazem bem e devemos estar atentos à nossa possibilidade de lidar com eles de forma que não nos prejudiquem emocionalmente.

Para Bonder, 2001, p159: “Quem dispõe muito de si, não apenas dos paladares adocicados, mas quem faz uso das fantásticas especiarias da vida, mesmo do amargo, esse desenvolve um senso de recurso e tem tudo. Apropriar-se e responsabilizar-se pela vida é o que nos disponibiliza o recurso de todos os recursos, que é a fé na existência de recursos”. Assim, um processo de autoconhecimento é de suma importância para que nos desenvolvamos e conheçamos nossas potencialidades e limitações. 

Ao cultivar também relações saudáveis e contatos de qualidade, o ser humano amplia sua rede de apoio e pode a partir daí crescer emocionalmente e lidar de maneira mais fluida com suas dificuldades. Cabe lembrar que num contexto de isolamento muita coisa mudou, inclusive a forma de se relacionar, o que pode ser positivo se pensarmos numa ampliação de nossa capacidade criativa de lidar com o novo. Todavia, é de suma importância também revisitar as emoções que mais sentimos nos momentos de pandemia, para que a partir daí possamos nos conhecer mais e aprimorar nossa capacidade de lidar com a dor, o medo e a angústia, dentre outros. A saúde mental também envolve o reconhecimento de nossas potencialidades e aceitação de nossas limitações.

Aprofundar o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, com mais profundidade, é de suma importância quando se pensa em saúde mental. Quando nos conectamos com nossa história, com nossas emoções, pensamentos, crenças e comportamentos que adotamos numa postura de compreender como tudo se desenvolveu, fica mais fácil pensar em mudanças saudáveis. Como mudar se nem ao menos me conheço com profundidade? Identificar o sentido de nossas experiências e ressignificá-las é algo que nos traz a sensação de pertencimento e da possibilidade de um novo amanhã com mais equilíbrio e consciência de quem somos.

Muitas dicas podem ser dadas para que possamos estimular hábitos saudáveis, como: a prática de exercícios, de meditação, o cultivo de relações saudáveis, fazer psicoterapia, dentre outros. Tudo isso é muito válido, mas quero lembrar de que o autoconhecimento e uma vida autêntica são muitas vezes invalidados na sociedade em que vivemos. Lembrar também do quanto é importante ser o que se é” e viver uma vida de sentido e mais realizada consigo mesmo.

Vale destacar aqui a fala de Perls (1977 a, p.52-3), onde ele diz:

“(…) todo indivíduo, toda planta, todo animal tem apenas um objetivo inato: realizar-se naquilo que é. Uma rosa é uma rosa. Uma rosa não pretende ser como canguru (…) Na natureza, com exceção do ser humano, a constituição, a sanidade, o crescimento, o potencial, são todos alguma coisa unificada”.

Benefícios da Psicoterapia na Abordagem Gestáltica

Segundo Perls (1977 a, p.50) “o objetivo da terapia é fazer com que o paciente não dependa dos outros e descubra desde o primeiro momento que ele pode fazer muito mais do que ele acha que pode”.

A psicoterapia na Abordagem Gestáltica é uma psicoterapia que trabalha com o aqui-agora, mas não deixando de olhar o passado e o futuro também com o significado que eles têm no momento presente da pessoa. Através deste processo, o indivíduo amplia o autoconhecimento, entra em contato com recursos que possui e com novos que podem surgir, através de técnicas e experimentos voltados ao sensório, cognitivo, motor ou emocional. Sua demanda é respeitada e acolhida numa relação autêntica com o terapeuta. O cliente tem a oportunidade de se experimentar em vários momentos, trabalhando suas dificuldades e ampliando sua consciência de sua história, ressignificando-a. 

O indivíduo entra em contato com suas potencialidades e limitações e pode por si mesmo adotar comportamentos mais saudáveis e atualizados no momento presente, respeitando seu ritmo e sendo ajudado pelo terapeuta que é um facilitador do seu processo de autoconhecimento e autoconsciência.

Referências

  1. Gestalt-terapia: conceitos fundamentais/organização Lilian Meyer Frazão e Karina Fukumitsu. São Paulo: Summus, 2014.  (Gestalt-terapia: fundamentos e práticas;2).
  2. Palavra de criança: coisas que você pode aprender com sua criança interior / Patrícia Gebrim – 2.ed.- São Paulo: Editora Pensamento Cultrix, 2021.
Rayssa Mazza de Castro Alencar
Últimos posts por Rayssa Mazza de Castro Alencar (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.