A tecnologia nas relações familiares

A tecnologia nas relações familiares

A contemporaneidade vive a virtualidade das relações

Cada vez mais solicita-se a exigência de estar permanentemente on-line, iniciando uma maneira de contato onde os sujeitos podem estar de corpo presente, mas, psiquicamente ausentes, assistindo cada um uma janela virtual.

A tecnologia vem então satisfazer os prazeres do indivíduo, mas deixa uma lacuna na comunidade e mais especificamente na família, já que esta fica fragilizada com as ações egoístas dos indivíduos para alcançarem seus prazeres e felicidade que se encontram de forma acessível e rápida nos ciberespaços.

Ademais, a internet e as redes sociais formam uma massa, essa massa traz uma sensação de poder e irresponsabilidade para o indivíduo, sensação essa que não se encontra dentro dos lares, pois nesta instituição é cobrado uma grande responsabilidade e uma renúncia de instintos, não deixando que o sujeito satisfaça do seu individualismo-narcísico, ocasionando assim mais uma vez o enfraquecimento na questão dos laços familiares

Desta maneira, o computador e o celular passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade moderna, mudando a comunicação e criando formas de se relacionar, possibilitando diferentes vínculos sociais e alterando não só a cultura da ciência, mas da humanidade. 

Esta ferramenta que trouxe um progresso tecnológico muito grande para o mundo, também traz mudanças na forma de interagir uns com os outros, modificando o homem, suas relações familiares, desconectando de olhares, toques e convívios sociais. A conexão agora é feita por meio de “cliques”, e os toques físicos, muitas vezes são trocados pelos toques no “touch”.

Transformações familiares e a inserção da tecnologia

A família é uma instituição que segundo a autora Birou (2014,p.7) possui “um conjunto de normas, práticas e valores que tem seu lugar, seu tempo e uma história, ou seja ela se modifica de acordo com seu contexto social e cultural, trazendo novas problemáticas e mudando a sua estrutura com o passar dos anos.”.

Makilim, Maycoln (2012, p.27) ainda acrescenta que “a família pode ser vista como um sistema ativo em permanente transformação, como um organismo complexo que se modifica com o decorrer do tempo para garantir a continuidade e o crescimento psicossocial de seus componentes”

Conforme diz o autor Lion (1997 p.24) “Cada sociedade cria, recria, pensa, repensa, deseja e age sobre o mundo através da tecnologia e de outros sistemas simbólicos. A tecnologia é impensável sem admitir a relação entre o homem e a sociedade”.

Essa tecnologia então passa a fazer parte do dia a dia das famílias contemporâneas, interferindo nas suas relações, na comunicação e sociabilidade que agora é menos coletiva, e cada vez mais singularizada, mascarando suas dificuldades de relacionamento e inibindo hábitos que cedem lugar às relações virtualizadas, como podemos observar durante o momento das refeições, onde cada integrante da família opta por sentar diante de telas (de celulares ou de tvs) fazendo com que sejam raros os diálogos e olhares que permeavam a mesa durante os cafés, almoços e jantares.

Ou quando tais refeições em família ocorrem, elas acontecem de forma rápida e aborrecida, para que os olhares e atenção se voltem rapidamente às telas e assim não se perca tempo vivendo suas vidas reais, em vez de abrir mão da virtual, já que agora ela é quem passa a ser dignificada.

Desta forma, a tecnologia transformou não só a qualidade das relações e suas presenças, mas também todo o contexto social e cultural que o ser humano está inserido, já que esta envolve todas as tradições, crenças e costumes

Os prazeres do ciberespaço

O ciberespaço se tornou muito mais que uma presença e imposição cultural da modernidade, como ditado no capítulo acima, já que agora ele se torna fonte de prazer e atributo do cotidiano.

Essa incorporação de aparelhos nos cotidianos vem de uma busca incansável pela felicidade. Tem-se procurado nas redes a satisfação por meio da busca pelos prazeres, e o distanciamento da dor e do desprazer, causados pelo mal-estar na civilização, como traz o psicanalista Freud (1930 p.22-23) “Eles buscam a felicidade, querem se tornar e permanecer felizes. Essa busca tem dois lados, uma meta positiva e uma negativa; quer a ausência de dor e desprazer e, por outro lado, a vivência de fortes prazeres”.

Além de um lugar de busca por prazeres, o ciberespaço também cria uma realidade virtual que afasta todo o sofrimento e angústia que vem do mundo real, desta forma a sociedade se isola neste recinto e fica longe de  tudo aquilo que lhe traz algum tipo de aflição, como a dor, medo e as frustrações que existem nos vínculos das relações, dentre elas as familiares.

A tecnologia pode até satisfazer os prazeres do indivíduo, mas deixa uma lacuna na comunidade e mais especificamente na família, já que esta fica fragilizada com as ações egoístas dos indivíduos para alcançarem seus prazeres e felicidades que se encontram de forma acessível e imediatista nos ciberespaços.

Considerações finais

A internet e as redes sociais criam um espaço de refúgio diante desse mal-estar instalado pela família, já que esse espaço é fonte de prazer e de satisfação de desejos, onde cria-se um eu ideal que é imerso a curtidas e que conecta e aproxima de outras pessoas sem a necessidade de estar perto, suprindo assim a ânsia de ser amado sem o desprazer de ter de lidar com a frustração, já que quando algo no ciberespaço não agrada consegue-se excluir ou bloquear facilmente, trazendo ainda uma sensação de poder ao internauta.

Diante disso, a família se modifica e deixa de trazer um desenvolvimento psicossocial aos seus integrantes, que agora preferem a presença de seus smartfones, notebooks e tabletes, mudando assim não só a instituição familiar, mas a cultura de toda a humanidade que agora põe em cheque todos os vínculos sociais.

Referências:

  1. BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Tradução de José Gradel. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
  2. BAPTISTA.M,TEODORO,M.Psicologia de família teoria,avaliação e intervenção. Artmed editora ltda,São Paulo,2012.
  3. BRANDÃO,M.,O sujeito contemporâneo, o mundo virtual, e a psicanalise,2016.Disponivel<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952016000100006>
  4. BIROLI,F.. Família: novos conceitos,São Paulo,:editora fundação Perseu Abrano,2014
  5. FREUD,S. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos Compamnhia das letras, 1920-1923.
  6. FREUD,S.O mal estar na civilização novas conferencias introdutória a psicanalise e outros textos, Companhia das letras,1930-1936
  7. IANNI, O. Sociedade global. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997
  8. LION,C. G.  Mitos e Realidades na Tecnologia Educacional.. Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. (Trad.: ROSA, E.). Artes Médicas, Porto Alegre. 1997
  9. OLIVEIRA.F.,PIMENTA.T., A influência da tecnologias nas  relações familiares. Revista Uninga Maringá v.55n.4p.138-147,out./dez2018 Disponível:<http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2411/1798>
  10. RAMOS, C., RIVERO , C.., Intervenções positivas com família ,Torres vedras, Acção de Formação realizada no âmbito do Projecto Educação Valor+2010
  11. Saramago,J. Ensaio  sobre  a  cegueira.  São  Paulo: Companhia das Letras,1995
  12. SPIER,J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 
Jessica Rezende Fernandes
Últimos posts por Jessica Rezende Fernandes (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.