Vantagens em acordar cedo: descubra quais são elas!

Vantagens em acordar cedo: descubra quais são elas!

Vantagens em acordar cedo

Muitas pesquisas demonstram que nosso corpo reage melhor quando acordamos junto com o nascer do sol. Então, o período das 5 ou 6 da manhã é o ideal. Ainda assim, existem pessoas que aderem a uma rotina diferenciada e preferem acordar antes disto.  

É necessário salientar também que essa rotina não é para qualquer um, não é para qualquer profissão ou para qualquer tipo de sistema biológico. Cada pessoa tem seu modo de funcionar, seu pico de produtividade, e uma rotina que envolve trabalho e estudos que, dependendo, pode dificultar o processo de acordar cedo. Então,  pondere seu estilo de vida e veja se necessita realmente acordar cedo. A tentativa aqui é buscar qualidade de vida, seja ela qual for. 

Segundo o escritor Robin Sharma, autor do livro “O Clube das 5 da manhã”,  existem algumas vantagens em acordar cedo, porém ressalta que de nada adianta acordar cedo e não fazer nada produtivo nessas primeiras horas do dia. Para isso, Sharma (2019) criou um método, uma forma de guia, para auxiliar os iniciantes nesse  estilo de vida. 

O método 20/20/20 

Sharma (2019) sugere que a primeira hora do dia seja dividida em três momentos para maior ganho de produtividade ao longo de todo o dia: 

  • 20 minutos de exercícios físicos: Os primeiros minutos são dedicados a exercícios físicos para elevar a dopamina (responsável principalmente pela sensação de prazer, entre outras coisas) e acelerar os batimentos cardíacos, deixando o corpo alerta e preparado para produzir;
  • 20 minutos de meditação e planejamento: Os próximos minutos devem ser reservados para a reflexão, planejamento e contemplação, com o objetivo de limpar a mente e aproveitar o silêncio para organizar as metas;
  • 20 minutos de crescimento: Os minutos finais são dedicados a aprender algo novo, no chamado “momento de crescimento”, usado para ler livros, ouvir podcasts, assistir a vídeos ou qualquer outra forma de aprendizagem e desenvolvimento.

Caso deseje aderir a este método, Sharma (2019) aconselha a ir devagar, de pouco a pouco, acrescentando novos elementos no decorrer dos dias, obtendo dia a dia um pouco mais de disciplina sobre si mesmo. 

Cuidado com os maus hábitos

Hábitos errados de sono e alimentação podem interferir em seu funcionamento biológico. Segundo Peterson (2018) o corpo precisa funcionar como uma orquestra, cada um fazendo a sua função e em harmonia, e é por esse motivo que uma  rotina é tão necessária. As atividades que realizamos repetidamente precisam ser automatizadas: 

(…) devem se tornar hábitos estáveis e confiáveis, assim eles perdem sua complexidade e ganham previsibilidade e simplicidade. Podemos perceber isso mais claramente no caso das crianças que ficam agradáveis, divertidas e brincalhonas quando seu horário de dormir e comer está estável, e ficam irritáveis, chorosas e desagradáveis quando não está (PETERSON, 2018, P.19) 

Então, em primeiro lugar, verifique o seu sono.

Você acorda no mesmo horário todos os dias? Manter uma consistência, uma frequência estável é muito importante  para o corpo. Para se ter uma ideia da seriedade do assunto, muito casos de ansiedade e depressão não podem ser tratados sem antes estabelecer uma rotina diária previsível, pois os sistemas que fazem a mediação das emoções negativas estão conectados diretamente com os ritmos circadianos (sistema que regula o nosso “relógio biológico” do corpo). 

E em segundo lugar, avalie a qualidade do seu café da manhã. É recomendado comer logo pela manhã uma quantidade considerável de gordura e proteína (evitando bebidas com cafeína e alimentos com carboidratos simples).

Mas por quê? Muitas  pessoas que sofrem com ansiedade ou depressão (ou ambos) possuem um nível de  estresse naturalmente maior, gerando uma hipersecreção de insulina caso façam qualquer tipo de atividade complexa ou exigente, como uma atividade física, a execução de um trabalho, um planejamento de estudos, seja o que for (PETERSON,  2018).

A hipersecreção de insulina é o aumento excessivo da insulina no corpo. A  insulina é um hormônio produzido no pâncreas e é responsável por controlar o nível de glicose no sangue, assim ela é a chave para a glicose ser absorvida e usada como  fonte de energia para o corpo. Então, quanto mais insulina é produzida  (hipersecreção), mais açúcar do sangue é sugado.

Com menos açúcar no sangue (principal fonte de energia no corpo), maiores são os sintomas de confusão mental, irritabilidade, negativismo, fraqueza, ansiedade, entre tantos outros sintomas. Então imagine uma pessoa nessas condições, que passa a noite inteira em jejum e quando acorda não come nada. O seu corpo pegará o excesso de insulina que está em sua corrente sanguínea e vai sugar todo o açúcar para o sangue.

Assim, a pessoa fica hipoglicêmica e psicologicamente instável durante o dia inteiro, até que durma novamente e seu sistema biológico seja reiniciado. Por isso é aconselhado a ingestão de gorduras e proteínas, que demoram mais para ser transformadas em energia, logo, tem-se uma duração maior de energia durante o dia (SALZER, 1966).

Vamos agora as vantagens em acordar cedo! 

Paz e silêncio

Nesse horário provavelmente seus vizinhos estarão dormindo, terá menos movimento na rua, sua casa estará em silêncio, enfim, você terá um momento só seu. Longe de toda a correria do dia a dia. 

Este é um momento ideal para:

  • Estudar,
  • Planejar,
  • Meditar,
  • Iniciar um projeto,
  • Trabalhar (não apenas pelo silêncio, mas pelo fato de que ninguém irá te interromper). 

No controle do seu dia

Por estar com as primeiras tarefas do dia prontas antes mesmos dos compromissos iniciarem, você sentirá uma sensação muito agradável de “controle”. Apenas faça a seguinte comparação: como você se sente quando acorda atrasado(a), precisa se vestir rapidamente, comer algo bem rápido e sair?

Certamente, não é algo agradável. Agora compare com uma rotina em que as primeiras tarefas da manhã já estão prontas antes mesmo do seu trabalho/estudo começar. Você sentirá uma sensação de realização pessoal, de tarefa cumprida, uma sensação como foi dita: de controle. 

Isso acontece pois o nosso cérebro se adapta muito melhor com estímulos previsíveis no ambiente, ou seja, saber o que vai acontecer logo em seguida, estar preparado, evita que utilizemos um mecanismo natural do ser humano (de luta ou  fuga) em situações de estresse, geralmente, em situações imprevisíveis. 

Basicamente, a vantagem é que você “age” no ambiente e não “reage” a ele.

Exercícios feitos pela manhã aceleram o metabolismo e a queima de gordura

O que difere em fazer exercícios pela manhã, do que pela tarde ou noite? Fazer os exercícios nas primeiras horas do dia aceleram o metabolismo e a queima de gordura, além de estimularem a liberação de endorfina (hormônio responsável pela potente  ação analgésica que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora no estado de humor e alegria). 

Outro ponto é que realizar exercícios durante a noite prejudicam a qualidade do sono, pois deixa o corpo muito mais agitado, afetando assim a qualidade do sono. Quer fazer algum exercício durante a noite? Opte pelos alongamentos, pois além de trabalharem a elasticidade das fibras musculares, usadas pelos exercícios feitos pela  manhã, ocasionam ainda uma sensação de relaxamento e bem estar ao corpo. 

Utilizando o ciclo circadiano a seu favor

Nosso corpo tem um relógio biológico desenvolvido no decorrer dos séculos que chamamos de ciclo ou ritmo circadiano. Este é responsável pelo controle de luz percebida pelo corpo, regulando a produção de melatonina (responsável pela  regulação do metabolismo ao longo do dia e também no auxílio na indução do sono) e do cortisol (auxilia o organismo no controle do estresse e da pressão arterial, reduz inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune e mantem os níveis de açúcar no sangue constantes) (HOCKENBURY e HOCKENBURY, 2003). 

Conclusão 

Portanto, levantar e dormir cedo faz com que seu corpo funcione de acordo com o ciclo circadiano. Nosso corpo é adaptativo, então cabe a você encontrar o equilíbrio entre sono e produtividade. Adaptação é um processo natural e necessário de todo ser humano.

Segundo Bennett (2019), o tempo é democrático, todos têm as mesmas 24 horas do dia, o que difere é como você usa seu dia. Quando alguém diz: “não tenho tempo para isso”, isso não passa de uma falácia, pois tempo segundo Bennett (2019) é questão de prioridade e não de quantidade

Acordar cedo é uma das formas para adquirir disciplina física e mental, é planejar e tirar proveito o máximo possível das 24 horas do seu dia, é um autoconhecimento e também conhecimento do ambiente ao seu redor.

 

Referências Bibliográficas:

BENNETT, Arnold. Como viver com 24 horas por dia; tradução de Ana Júlia Galvan  — Campinas, SP: Editora Auster, 2019. 

HOCKENBURY, Don H.; HOCKENBURY, Sandra E. Descobrindo a Psicologia. São  Paulo: Manole, 2003. 

PETERSON, Jordan B.12 regras para a vida: um antídoto para o caos. Rio de Janeiro:  Alta Books, 2018. 

SALZER, Harry.M. Relative hypoglycemia as a cause of neuropsychiatric illness.  Journal of the National Medical Association, 1966. 

SHARMA, Robin. O clube das 5 da manhã. 2º Ed. Estados Unidos: BestSeller, 2019.

Últimos posts por Paulo Henrique Tvuarde Boldrini (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.