É possível controlar a sensação de ansiedade? Veja como

Entenda como controlar a sensação de ansiedade de uma vez por todas
É possível controlar a sensação de ansiedade? Veja como

Você é capaz de controlar a sensação de ansiedade para ler este artigo até o fim? Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas que costumam sofrer com ansiedade apresentam maior impaciência, dificuldade de concentração e desorientação, priorizando resultados imediatos em vez da qualidade das decisões baseadas no planejamento.

Este post vai apontar os principais sintomas da ansiedade desmedida na atualidade, mostrar como ela pode afetar drasticamente a sua vida e dar algumas dicas para o alívio dos sintomas. Conclua a sua leitura e considere os benefícios que um aconselhamento psicológico pode oferecer para frear os transtornos causados pela ansiedade.

Sensação de ansiedade em excesso

Ter uma dose saudável de ansiedade funciona como um meio de avaliar e até priorizar algumas tarefas no decorrer do dia. O problema se torna patológico quando a ansiedade e as preocupações intensas se manifestam fisicamente e começam a afetar a qualidade de vida.

O momento atual do país, a crise e os noticiários alarmantes só contribuem para deixar os ansiosos de plantão ainda mais agitados e preocupados. E de mãos dadas com a ansiedade estão doenças graves, como os distúrbios cardiovasculares, a depressão, o pânico, o estresse, a insônia, os transtornos alimentares, os desconfortos intestinais e a enxaqueca.

Outro fator, conhecido como dependência digital, também aflora a ansiedade pelo vício das redes sociais e da obrigação de estar o tempo todo ligado no que está acontecendo ao redor. Esquecer o celular em casa e passar o dia todo off-line pode ser um sofrimento para muitos!

A evolução da sociedade como um todo, o avanço da internet e o imediatismo contemporâneo estão diretamente ligados à apreensão que, infelizmente, a maioria das pessoas começa a enfrentar ainda na infância.

Equilíbrio emocional

Ficar sem dormir ou com os músculos tensos por conta de um evento que se aproxima, uma prova ou uma entrevista não é uma sensação nem um pouco confortável. Mas a boa notícia é que a ansiedade pode – e deve – ser controlada.

Quando o emocional está tão imerso nas aflições, chegando a causar dores físicas, significa que você precisa buscar tratamento para melhorar sua percepção e equilibrar o cotidiano, vivendo um dia de cada vez. Além de procurar um psicólogo, é importante considerar também outras alternativas que, atuando em conjunto, costumam promover o alívio mais rápido. Veja algumas dicas a seguir:

Pratique meditação

A melhor forma de vencer obstáculos emocionais é justamente olhar para dentro e procurar as causas deles. Inicialmente, talvez a meditação não traga todas as respostas que seu interior possa revelar, mas, na medida em que você for praticando, sua mente será treinada para focar em ideias otimistas e pensamentos positivos e serenos para recorrer em situações que deixam os nervos à flor da pele.

Diminua o perfeccionismo

Normalmente, as pessoas que procuram fazer as coisas com maior perfeição sofrem de ansiedade. A aflição diante de um resultado aquém de suas expectativas desorienta o indivíduo de modo inquietante.

Então, organize-se para cumprir suas tarefas em dia, e desenvolva a tranquilidade, executando aquilo que você dá conta de fazer no período estipulado. Nem mais, nem menos.

Faça exercícios físicos

Este é um tópico indicado não só para o controle da ansiedade, mas também para a melhoria da saúde em geral. Concentre-se no momento presente e delicie-se observando os detalhes do ambiente ou da paisagem enquanto pratica exercícios ao ar livre ou corre na esteira da academia.

Programe momentos de relaxamento

Tire um tempo para você, nem que seja apenas uma breve pausa diária. Tome um banho relaxante ou prepare uma refeição, por exemplo, de preferência em silêncio e sem conversar com ninguém.

Pode parecer pouco, mas alguns minutos de relaxamento servem para limpar a mente e enfrentar o restante do tempo com mais disposição.

Você acabou de descobrir algumas dicas básicas para aprender a controlar a ansiedade, mas, se ela for muito intensa, busque aconselhamento psicológico profissional.

Atualmente, existem até mesmo opções de atendimento on-line, que ajudam pacientes em situações emergenciais. Assim, você não precisa esperar a ida até um consultório para receber uma orientação.


Referências

CURY, AUGUSTO JORGE. Ansiedade: como enfrentar o mal do século. Saraiva Educação SA, 2017.

Nardi, Antonio Egidio, João Quevedo, and Antônio Geraldo da Silva. Transtorno de ansiedade social: teoria e clínica. Artmed Editora, 2014.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.