Saúde

Ansiedade: por que este tipo de medo nos paralisa?

A ansiedade é o grande mal da vida moderna. Pesquisas realizadas pela OMS apresentam o Brasil como o país com maior número de casos de transtorno de ansiedade do mundo! 

Mas afinal, que fenômeno é esse? 

A ansiedade é uma resposta normal do organismo frente a uma situação desconhecida ou de ameaça. Afinal de contas, o que seria de nós e dos outros seres viventes ao redor do planeta, se não tivéssemos um “gatilho” de fuga disparado frente a uma situação de perigo eminente?  

A ansiedade é este gatilho, onde por um instinto de sobrevivência o organismo reage, causando grande descarga de adrenalina colocando todo o corpo em alerta, e é isso é o que nos move à ação. Se não fosse por este mecanismo, não reagiríamos aos estímulos de perigo, de alerta, enfim não nos mobilizaríamos. Talvez estivéssemos condenados à inércia até sermos consumidos. 

Onde mora o perigo?

Mas sendo assim, então “onde mora o perigo”? Neste caso o perigo está nos nossos medos infundados ou ainda nas situações em que passamos a viver em estado de constante alerta como se esperássemos que algo ruim fosse acontecer a qualquer momento. 

O perigo pode estar ainda nas más condições de vida que adquirimos ao longo dos anos, quando estamos constantemente correndo atrás de coisas que muitas vezes nem precisamos. Ele, o perigo, pode estar também nas más qualidades de relações que estabelecemos ao longo do tempo. 

Enfim, o perigo é quando somos paralisados por um medo infundado.  Estamos vivendo um transtorno de ansiedade, por pura tensão, apreensão, “pré-ocupação” (preocupação), por medo de algo que pode não acontecer e que na maioria das vezes não acontece mesmo. 

Infelizmente estamos com medo do amanhã, e com isso estamos deixando de viver plenamente o hoje. Pense nisto…

Katia Laino – Psicóloga

CRP 08-26672

 

Katia Laino

Olá! Meu nome é Katia Laino, sou Psicóloga. É um prazer ter você aqui comigo conhecendo meu perfil profissional para o "PSICOLOGIA VIVA". Vou te falar um pouquinho sobre meu trabalho dentro da Psicoterapia ok. Atendendo na Psicologia Clínica utilizando técnicas e recursos previamente aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, para poder acolher e auxiliar o bom andamento do processo terapêutico dos pacientes, a fim de auxiliá-los para uma boa recuperação. Fico à disposição para contato, caso você queira conhecer meu trabalho. Deixo aqui uma frase de Carl Jung, na qual procuro me inspirar diariamente nesse processo de atendimento a pessoas que me procuram. "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
Katia Laino

Últimos posts por Katia Laino (exibir todos)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar