Como a ansiedade prejudica o rendimento profissional?

Como a ansiedade prejudica o rendimento profissional
Como a ansiedade prejudica o rendimento profissional?

A ansiedade pode influenciar de forma bastante negativa o rendimento de um profissional. Oriunda ou não do ambiente de trabalho, essa é uma condição que deve receber atenção o mais rápido possível para evitar consequências mais graves, tanto para o desenvolvimento de sua função quanto para a sua carreira em geral.

A partir disso, separamos a seguir algumas informações sobre como a ansiedade pode prejudicar o rendimento profissional, assim como algumas medidas que podem ser tomadas para tentar modificar essa realidade. Confira!

Consequências mentais e psicológicas

As consequências mentais e psicológicas da ansiedade são as que mais prejudicam o rendimento no trabalho. Esse estado pode acarretar dificuldades de interação entre os profissionais, queda de autoestima e até mesmo aumentar o índice de absenteísmo do funcionário.

Além  disso, em casos extremos de ansiedade não tratada, é possível que o indivíduo evolua para quadros mais sérios, como por exemplo a síndrome do pânico.

Dessa forma, é extremamente necessário que o grau de ansiedade seja rapidamente controlado por meio da busca por auxílio de um profissional da área de saúde, visando preservar sua produtividade e bem-estar.

Efeitos físicos da ansiedade podem prejudicar o rendimento

Um quadro agravado de ansiedade pode trazer também consequências para a saúde física do profissional e, assim, acabar prejudicando não só sua carreira profissional, mas também a sua saúde.

Um dos principais sintomas desencadeados pela ansiedade é a insônia, que compromete progressivamente o rendimento do profissional durante o período de trabalho. A falta de sono influencia diretamente no aprendizado, retenção de memória e atenção focada do indivíduo, que são características indispensáveis para o desempenho de qualquer ocupação profissional.

Há ainda os distúrbios alimentares, que podem ser acarretados pela ansiedade. Esses distúrbios podem se caracterizar pela ingestão compulsiva de alimentos, o que influi tanto na saúde orgânica do indivíduo quanto na autoestima, como em casos em que há ganho de massa corporal.

Em contrapartida, existem casos opostos, em que o indivíduo passa a ter dificuldade de se alimentar, o que resulta em graves desordens nutricionais que comprometem sua condição física de trabalhar.

Consequências para o ambiente de trabalho

Na grande maioria das vezes, o comprometimento da produtividade de um profissional possui reflexos no ambiente de trabalho como um todo.

Esses reflexos se justificam pelo fato de que, geralmente, as funções de uma equipe acabam tendo uma relação de interdependência.

Assim, a ausência dos resultados esperados por determinada pessoa acaba influenciando no rendimento da empresa como um todo.

Vale lembrar que também existem as consequências da queda de produtividade para aqueles que esperam o trabalho prestado pelo profissional. Um atraso ou mesmo entrega de um serviço de baixa qualidade não só denigre a imagem do profissional como também pode comprometer o planejamento do próprio cliente.

Soluções

A ansiedade prejudicar o rendimento profissional de diversas formas e, portanto, controlar um quadro de ansiedade se mostra extremamente necessário, uma vez que os desdobramentos desse distúrbio atingem as relações profissionais do indivíduo como um todo.

A partir da identificação de queda de produtividade em função de uma situação de estresse ou ansiedade, é recomendável que seja oferecido auxílio psicológico ao profissional, assim como orientação médica e/ou nutricional acerca das consequências físicas e mentais acarretadas pela condição.

Assim, com a orientação profissional correta, é possível preservar a produtividade e o bem-estar do profissional na realização de sua função.

Gostou do post? Compartilhe essas informações com os seus amigos nas redes sociais!


Referência:

Astrês Fernandes, Márcia, et al. “Prevalência dos transtornos de ansiedade como causa de afastamento de trabalhadores.” Revista Brasileira de Enfermagem 71 (2018)

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.