Você arranca os cabelos? Entenda essa compulsão

Você arranca os cabelos? Entenda essa compulsão

O que é a tricotilomania?

A tricotilomania (TTM) é um transtorno relacionado ao controle dos impulsos que consiste no ato de arrancar os próprios fios de cabelo ou pêlos de outras partes do corpo, como por exemplo sobrancelhas, cílios, púbis e barba, no caso dos homens.

É comum que pessoas com tricotilomania realizem “rituais” como procurar um tipo de fio/pelo específico para arrancar baseados na textura, cor, tamanho, assim como arrancar de uma certa forma (puxar com a raiz, quebrar).

Outros sintomas comuns são a presença de falhas ou cabelos ralos que não são causados por outros problemas, como é o caso da alopecia (queda repentina de cabelos e pelos que podem gerar calvície), tentar parar de arrancar e não conseguir e a presença de estados emocionais durante ou antes de arrancar, como sentimentos de ansiedade, tédio e prazer ao arrancar com sensação imediata de alívio e relaxamento. 

Apesar de ser um transtorno presente em média de 0,6% a 3,6% da população mundial, muitas pessoas convivem com o problema durante anos por pensarem que se trata apenas de uma “mania” antes de descobrirem que o problema tem nome.

Além disso, outros fatores como a vergonha e medo de julgamento em revelar esse comportamento a outras pessoas dificulta a procura por ajuda. 

O dilema entre prazer e sofrimento

Apesar de parecer um ato doloroso para quem não tem o transtorno, o ato de arrancar os fios é sentido como prazeroso e até mesmo relaxante por quem sofre com a questão. Com isso, os episódios compulsivos estão muitas vezes associados a momentos de tensão ou ansiedade e acabam funcionando como válvulas de escape.

Os problemas relacionados à tricotilomania não costumam ser imediatos, mas sim de médio e longo prazo. 

A sensação de prazer imediata é substituída rapidamente por sentimentos de culpa e vergonha que vêm ao olhar os tufos de pelos e cabelos espalhados pelo ambiente, ao notar que o cabelo está ficando mais ralo ou está passando a apresentar falhas visíveis aos outros.

A pessoa acaba se colocando em um dilema de prazer e sofrimento pois ao mesmo tempo que o ato é prazeroso de imediato, assim como um vício, traz consequências negativas com o passar do tempo. 

Impactos na autoestima causados pela tricotilomania 

É impossível pensar em tricotilomania e não pensar nos impactos negativos na autoestima. Muitas pessoas passam um grande tempo do seu dia a dia tentando esconder ou mascarar os danos causados pelo ato de arrancar.

Como podemos perceber por meio das mídias sociais, a aparência e o padrão estético têm um peso muito grande na forma como as pessoas se sentem ou enxergam a si mesmas.

No caso das mulheres, a tricotilomania pode piorar por conta das alterações hormonais causadas pelo ciclo menstrual e pela menopausa. Apesar de todos sofrerem devido aos padrões de beleza, as mulheres são ainda mais cobradas e o cabelo é alvo de constantes cuidados e ponto importante da vaidade.

Não é incomum ouvir relatos de mulheres que por conta da tricotilomania passaram a se sentir inseguras com seus parceiros amorosos ou passaram a evitar os salões de beleza por receio dos questionamentos e julgamentos. 

Por que é tão difícil parar de arrancar?

É esperado que os seres humanos busquem o prazer e se afastem daquilo que causa desprazer. Como já apontado, a tricotilomania traz um prazer imediato e acaba funcionando em momentos de tensão e ansiedade, aliviando as sensações desagradáveis, mesmo que momentaneamente. 

Esses efeitos acabam “viciando” a pessoa e se torna uma compulsão. Além disso, é um ato que não exige muito esforço, o que acaba sendo prático. Outro ponto é o de que por ser um ato realizado no próprio corpo e que não exige nada além das mãos, está sempre “disponível” para ser realizado, tornando o parar ainda mais difícil. 

Como a psicoterapia pode ajudar você?

A psicoterapia pode ser entendida como um processo que tem como principal objetivo analisar a relaçãos que o comportamento do paciente tem com seu ambiente, ou seja, com toda a sua vida externa e interna.

Compreendendo essa relação, é possível modificar o comportamento que traz sofrimento melhorando a qualidade de vida, além de desenvolver novos comportamentos e habilidades que tornarão a pessoa mais satisfeita consigo mesma e com os outros a sua volta.

Dentro da psicologia existem diversas formas de lidar com um mesmo problema. Nos casos de tricotilomania, a psicoterapia mais indicada são as comportamentais, tendo resultados comprovados em diversos estudos.

A Terapia de Reversão de Hábitos é carro chefe no tratamento desse transtorno e tem como principal objetivo tornar a pessoa mais consciente do comportamento e problema e substituir o ato de arrancar por um outro que não seja prejudicial, bem como construir comportamentos que impossibilitem o arrancar. 

Caso outros transtornos ou problemas estejam presentes, também serão trabalhados em sessão, uma vez que o foco sempre será a qualidade de vida do paciente como um todo e não apenas a tricotilomania. 

Algumas dicas para ajudar você no controle da tricotilomania

  • Uso de esparadrapos nas pontas dos dedos: Usar esparadrapo nas pontas dos dedos que são usados para arrancar os cabelos diminui drasticamente a sensibilidade dos dedos o que dificulta o ato de arrancar.
  • Manter o cabelo preso: é uma atitude simples e que pode ajudar na diminuição do número de fios arrancados.
  • Uso de vaselina nos cílios e sobrancelhas: A vaselina torna os pelos extremamente escorregadios e com isso dificulta de ocorrer a compulsão.
  • Uso de brinquedos sensoriais: No mercado existem diversos produtos que têm como objetivo usar as mãos para ajudar a relaxar em momentos estressantes. Além de ajudar a acalmar, mantém as mãos ocupadas o impossibilita arrancar os pelos.
  • Anotar os dias que está sem arrancar: Essa é uma prática que ajuda no autocontrole além de ajudar no  reconhecimento de que você está dando duro, mantendo a motivação. Existem aplicativos  de celular que tem exclusivamente essa função, o que facilita bastante o processo.
  • Uso de lenços e turbantes: além de formar uma barreira física, pode ajudar na autoestima, uma vez que pode ser incluído como acessório no dia a dia.

Referências bibliográficas:

  1. Toledo, E. L., Taragano, R. O., & Cordás, T. A. (2010). Tricotilomania. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 37(6), 261-269.
  2. Goulart-Junior, R. M., & de Souza Britto, I. A. G. (2010). Intervenção Analítico-Comportamental em Tricotilomania. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 12(1/2), 224-237.
  3. Fischer, A. R., Regino, C. M., Grzybowski, L. M. C., Roste, R. R. L., & Carvalho, M. F. C. M. (2018). Tricotilomania: uma Visão Geral de Aspectos Neurobiológicos e Comportamentais. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, 22(1), 27-32.
Vanessa Martins da Silva
Últimos posts por Vanessa Martins da Silva (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.