Como aumentar a produtividade na empresa e ter sucesso: Um guia completo!

Como aumentar a produtividade na empresa e ter sucesso: Um guia completo!

Quando perguntamos sobre o que é ter sucesso para uma empresa, com certeza ela dirá que uma das coisas mais importantes é ter uma grande produtividade, ou seja, ser capaz de produzir muitos produtos que sejam de qualidade e que deixem seus clientes satisfeitos.

Pensando nisso, nós preparamos um guia prático para você usar na sua empresa!

Mas antes de apresentar este material, sugerimos que você faça um exercício: na sua vida, o que está por trás da produtividade? 

Assim, o que nos leva a produzir é entender o sentido do trabalho, ou melhor, é ter uma motivação. Mas o que isso significa?

Motivação e produtividade

Se analisarmos bem a palavra, percebemos que o seu significado é simples: um motivo que nos direciona para uma ação. Sem uma definição clara e significativa, dificilmente teremos a força de vontade para levantar da cama ou trabalhar em um novo projeto. 

Angela Duckworth demonstra em seu livro Garra: o poder da paixão e da perseverança, como a motivação pode nos ajudar a não nos incomodarmos por obstáculos ou dificuldades e trabalhar para atingir o sucesso. 

Dessa forma, ela ainda apresenta formas de como podemos alimentar essa força de vontade tão importante para a nossa evolução: 

  • Ter interesse: Quando definimos um objetivo, nos comprometemos a ele e temos disciplina e força de vontade. É como uma curiosidade infantil que nos faz descobrir e redescobrir tudo, constantemente;
  • Colocar em prática: Com a motivação, progredimos para uma contínua e crescente melhora de habilidades e ações, fortalecendo habilidades e corrigindo as deficiências. Isso deve ser feito diariamente para que o potencial seja totalmente explorado. 
  • Ter um propósito: É o entendimento racional sobre o trabalho. É mais do que saber a intenção, mas sim o seu sentido e importância para todos. Esta é a melhor maneira de se evitar a procrastinação e garantir progressos.
  • Ser perseverante: esta é a determinação e dedicação que nos mantêm firmes em nossas metas para atingir o nosso objetivo, independente das adversidades enfrentadas e dos resultados obtidos. 

São essas ações que estão por trás do esforço árduo e contínuo, que nos faz produzir e transformar talento em êxito. 

Produtividade na Empresa

Agora que você já sabe sobre como a motivação afeta nossa produtividade em geral, está na hora de aplicarmos este conceito dentro de uma empresa.

1. Reflexão 

O primeiro passo que você deve fazer é pensar sobre como a sua empresa está agora. Se for preciso, separe um tempo para conversar com os colaboradores e identificar pontos relevantes que são bons e que devem ser continuados ou aqueles que podem ser melhorados.

Para isso, você pode usar várias ferramentas como:

  • Entrevistas;
  • Questionários;
  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Indicadores de desempenho.

Seja aberto para ouvir, mesmo que sejam reclamações, pense que você está fazendo isso para melhorar a sua empresa. 

2. Fatores de produtividade

Depois de coletar essas informações, você já sabe qual é o momento da sua organização, e agora chegou a hora de verificar em cada área como você está administrando os fatores que influenciam na produtividade. 

Vamos te mostrar alguns deles para te orientar na sua análise. 

Relação com funcionários 

  • Como está a relação com os seus colaboradores?
  • Você conhece as necessidades de cada um deles?
  • Sabe quais são as áreas que cada um se destaca?

Comunicação

  • Como está a sua comunicação com a equipe?
  • Você é aberto para ouvir opiniões?
  • Quais ferramentas você usa para comunicação?

Metas

  • Você define prazos realistas para o cumprimento das tarefas?
  • Todos têm ciência de cada um deles?
  • Como está a organização?

Feedbacks

  • Você reconhece seus funcionários quando eles se sobressaem?
  • Tem alguma prática de elogios constantes?
  • Você dá feedbacks aos seus subordinados apontando pontos de destaques e de melhora?

3. Faça um planejamento 

Agora que você analisou como está a dinâmica de cada um dos fatores na sua empresa, foque naqueles que precisam ser melhorados. Para te ajudar, faça um planejamento estratégico, pensando nos passos que você deve tomar para que a produtividade aumente.

Por isso, aqui estão algumas sugestões para o sucesso:

  • Faça reuniões com as equipes para desenvolver objetivos;
  • Pense sobre quais recursos podem ser utilizados;
  • Defina etapas e o que será feito em cada uma delas;
  • Estabeleça um prazo para implementar todas as medidas.

4. Coloque a produtividade em prática

Agora é só colocar cada passo em prática nas áreas que você identificou como necessárias.

Aqui estão algumas dicas: mão na massa!

  • Defina uma rotina para as tarefas: Sempre explicando sobre a necessidade de cada prazo, pois isso se liga ao propósito do trabalho. Caso alguém tenha dificuldade em cumpri-lo, motive a persistência e recompense por isso;
  • Deixe claro: Fale com os líderes de equipe sobre as metas e objetivos e se certifique de que os funcionários também têm conhecimento sobre isso;
  • Invista em novas ferramentas: A cada dia surgem novas ferramentas que podem agilizar a comunicação e a produção. Atualize-se sobre as novidades;
  • Dissemine a cultura da empresa: Falar sobre a missão e os valores da organização e incentivar as ações que tornam a empresa única também está relacionado com o propósito;
  • Cuide dos colaboradores: Valorize suas ações, reconheça suas práticas, invista em seu crescimento e ofereça um plano de carreira. Fique de olho também nos interesses, afinal, como vimos, quem trabalha com o que gosta acaba fazendo mais e melhor.
  • Incentive a descontração: Em alguns momentos, para produzir mais, é preciso um respiro. Por isso, não sobrecarregue e dê momentos de liberdade para os funcionários. Isso diminui o estresse, melhora o clima e  favorece o surgimento de novas ideias. 

5. Revisando e reavaliando

Sua missão ainda não terminou.

Para se assegurar de que a produtividade sempre estará em seu melhor nível, é sempre importante revisar as práticas e aplicar todas as nossas dicas quantas vezes forem necessárias. 

Lembre-se: Se você quer ter produtividade e sucesso, motive as pessoas. Quando motivados, trabalhamos para a evolução e crescimento nosso e da empresa!

E para saber mais sobre como fazer isso e aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores ao mesmo tempo em que melhora a produtividade da empresa, confira também nosso e-book sobre o assunto!

Referências:

Artigos:

  1. https://procenge.com.br/guia-pratico-para-entender-e-otimizar-a-produtividade-na-empresa/
  2. https://mereo.com/blog/fatores-que-influenciam-na-produtividade/
  3. https://www.setting.com.br/blog/processos/como-aumentar-produtividade-empresa/
  4. https://blog.solides.com.br/dicas-para-otimizar-a-produtividade/
  5. https://blog.runrun.it/indicadores-de-desempenho/

Livro:

  1. https://www.amazon.com.br/Garra-Paix%C3%A3o-Perseveran%C3%A7a-Angela-Duckworth/dp/8551000020
Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.