A importância do autoconhecimento no desenvolvimento pessoal

A importância do autoconhecimento no desenvolvimento pessoal
A importância do autoconhecimento no desenvolvimento pessoal

O que é autoconhecimento

Você se conhece profundamente? Você sabe quais são seus medos, seus sonhos e objetivos? Você sabe o que te deixa feliz e o que te entristece? Você de fato se conhece? E o que é autoconhecimento?

Autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo(a). É uma investigação a respeito de você, buscando conhecer quais são suas características marcantes, quais são seus gostos e inclinações, quais sentimentos você vivencia.

Eu diria que autoconhecimento é um conhecimento íntimo de você mesmo. Conhecer-se é mergulhar num universo único e cheio de possibilidades e aprendizados. É um processo que só você pode fazer em benefício de si mesmo(a), pois depende de sua vontade e disposição em conhecer-se melhor.

Um profissional de Psicologia pode te auxiliar neste processo, mas você será sempre o autor de sua história e de suas descobertas.

Saia do “piloto automático”

Para que não permaneçamos no piloto automático o processo de autoconhecimento é fundamental. A partir do momento em que você começa a refletir sobre suas ações e sentimentos você poderá descobrir o que te levou a agir de tal maneira, sendo possível, assim, modificar padrões de comportamento.

Muitas de nossas ações cotidianas estão automatizadas como o ato de dirigir, por exemplo, não precisamos parar para pensar qual será o próximo movimento, simplesmente o executamos.

Da mesma forma também acontece com nossas reações emocionais, geralmente não buscamos refletir para dar o próximo passo, para nos comportarmos como nos comportamos, isso está automatizado. Portanto, o conhecimento de si mesmo é fundamental para entender quais pensamentos movem seus sentimentos e suas ações, é, com efeito, o primeiro passo para sair do “piloto automático”.

O desenvolvimento pessoal e sua relação com o autoconhecimento

O desenvolvimento pessoal é uma maneira de explorar seu potencial, é um processo de melhora em todas as áreas de sua vida, como por exemplo: na carreira, na vida pessoal, etc.  Chegar ao desenvolvimento pessoal significa chegar a autorrealização.

Mas para que isso seja possível é preciso que o indivíduo possua o conhecimento profundo de si mesmo, daí a importância do autoconhecimento.  Você precisa saber de você, quem você é, onde quer chegar, o que você objetiva em sua vida, o que fazer para chegar onde deseja. Tudo isso está interligado. Seu desenvolvimento depende antes de tudo de seu interesse em dedicar tempo a você, a sair dos comportamentos automatizados e ir em busca de ser uma pessoa melhor.

Quais passos devo dar a caminho do meu desenvolvimento pessoal?

Para começar então, o primeiro passo é conhecer-se intimamente, retomar sua história, desvendar os traços de sua personalidade que contribuem para você ser como é. São dicas importantes no caminho do seu desenvolvimento enquanto pessoa. Você também precisa investir tempo em você mesmo, para realizar suas reflexões, para questionar seus pensamentos e até substituí-los por outros mais adequados.

E mais, você precisa ter foco, ou seja, saber o que quer para sua vida em todos os aspectos da mesma. Você precisa ainda reconhecer e agradecer seus avanços e conquistas diárias, pois assim reforçará sua autoestima e ganhará confiança necessária para acreditar que coisas boas estão por vir.

Mas caso você tenha dificuldades nesse processo procure um(a) psicólogo(a). Este profissional poderá te auxiliar em seu processo de autoconhecimento, poderá utilizar ferramentas e recursos para tal e assim te orientará na busca de suas aspirações, sonhos e metas.

Últimos posts por Giuslene Cristina Fernandes Franco (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.