Autoconhecimento: Será que você se conhece mesmo?

Autoconhecimento: Será que você se conhece mesmo?

O grande conhecimento da vida do outro

Nos dias de hoje, com toda a tecnologia e a informação que temos à nossa disposição, fica muito fácil saber de tudo que vem se passando no mundo, as coisas boas, as coisas ruins. Temos fácil acesso às noticias do mundo todo, inclusive muitas pessoas adoram ficar sabendo sobre as noticias de celebridades, pessoas famosas, etc.

Mas ao mesmo tempo que isso pode ser uma coisa boa, também acaba sendo uma coisa ruim, porque ao mesmo tempo que se tem esse foco nos outros, acabamos nos deixando de lado, existem pessoas que já nem sabem mais do que gostam de fazer, não sabem o que as faz se sentir bem, acabam se perdendo totalmente em si mesmas.

A falta de conhecimento sobre si mesmo

Já atendi pacientes que me falaram: “eu não sei mais quem sou eu, do que eu gosto de fazer”. Quando eu pergunto sobre os hobbies, sobre o que a pessoa gosta de fazer para se divertir, ela me responde que não sabe, que esta perdida consigo mesma.

Outro problema que enfrentamos nos dias de hoje é o de viver no automático, geralmente criamos uma rotina fixa. Tem pessoas que vão apenas para o trabalho, para a casa, trabalho e casa todos os dias, algumas outras vão para o trabalho, casa, estudos. Ou seja a pessoa não faz nada além disso, fica vivendo naquela mesmice todos os dias, e isso acaba gerando diversos sentimentos negativos, como:

  • Insatisfação, 
  • Angustia,
  • Estresse,
  • Depressão,
  • Ansiedade.

Às vezes acabam deixando de lado os familiares, relacionamentos, lazer, atividades físicas e atividades prazerosas, o que acaba fazendo muito mal para essas pessoas.

O autoconhecimento é importante também para que seja possível enxergar quais são seus conflitos internos, seus anseios, suas dores, muitas pessoas vivem a vida de uma forma tão automática que nem conseguem identificar aquilo que as incomoda, o que faz se sentirem mal, e acham que esta tudo bem, que a vida é assim mesmo, que não tem o que fazer, mas quando começam a buscar entender melhor a si mesmo, conhecer-se mai é possível que possam buscar formas de sentirem-se melhor, de viver a vida de uma forma mais leve e saudável.

Autoconhecimento no campo profissional

Lembrando que o autoconhecimento é importante para todas as áreas da vida, tanto a pessoal quanto a profissional. Muitas pessoas se queixam também de não saber qual caminho profissional querem trilhar, tanto pessoas novas que têm pouca experiência, quanto pessoas mais experientes que têm anos de mercado de trabalho.

O campo da vida profissional é muito importante para se focar quando se trata de autoconhecimento. Existem pessoas que estão há anos no mesmo trabalho que não traz satisfação, só gera dor de cabeça, estresse, mas ao mesmo tempo que não estão satisfeitas com a situação, não sabem como podem melhorar.

Sabe aquela pergunta que normalmente é feita em entrevistas: quais são seus pontos fortes e pontos a melhorar? Uma pessoa que não passou pelo processo de autoconhecimento não vai saber responder essa pergunta, vai se enrolar, e essa é uma pergunta muito importante, não só nas entrevistas, não só para você conseguir aquele cargo sonhado naquela empresa que você quer trabalhar, mas também é importante para você mesmo se conhecer melhor, isso pode influenciar em seus relacionamentos, na sua vida pessoal, com o autoconhecimento você consegue se tornar cada vez uma pessoa melhor, mais produtiva.

Como trabalhar o autoconhecimento?

Pode ser que ao falar de autoconhecimento você pense naquelas pessoas que ficam fazendo meditação, que vão a templos ou ficam horas desconectadas do mundo externo refletindo sobre suas vidas.

Mas na verdade o autoconhecimento nem é algo tão demorado e nem trabalhoso, existem técnicas diferentes para se trabalhar o autoconhecimento de forma rápida e simples, que só vai requerer alguns minutos do seu dia. 

Existem diversas técnicas que ajudam a nos conhecermos melhor, mas vou dar algumas orientações para vocês. Vocês podem usar o exemplo que dei sobre a meditação, sentar em algum lugar confortável, algum lugar relaxante e começar a refletir sobre sua vida, não precisa ser algo demorado, pode ser uns dez minutos por dia.

Caso prefira, você pode fazer anotações sobre o que estiver pensando, lembre-se da sua rotina, pense no que você vem fazendo no dia a dia, pegue um papel, caneta, ou bloco de notas do computador, celular. 

Anote sua rotina, pense, será que eu sempre fui assim? Será que eu sempre vivi no automático dessa forma? Quando foi a última vez que fiz algo diferente, algo pra mim? Depois disso anote como estão as áreas da sua vida, como está seu relacionamento familiar, social, você tem hobbies?

Você tem praticado atividades físicas? Como está sua saúde mental? Reflita sobre suas áreas da vida, pense como você está e o que pode fazer para melhorar, estabeleça metas sobre cada uma delas.

Caso você ainda tenha dificuldade, não esteja conseguindo sair dessa bolha de rotina que você vem criando, busque orientação da terapia, ao contrário do que as pessoas pensam, passar por um psicólogo não é para quem esta doido ou para quem tem graves problemas.

A psicologia pode te ajudar com desenvolvimento pessoal, autoconhecimento entre outras questões.

Conclusão

São poucas as pessoas nos dias de hoje que realmente se conhecem, ou que buscam se conhecer, devido a correria do dia a dia, as tarefas, o trabalho, os estudos. Mas desde que você tenha interesse e empenho, é possível que você consiga buscar se conhecer mais, entender mais o que você gosta, o que não gosta, e através disso você poderá levar uma vida melhor, mais equilibrada.

Psicólogo Victor Luiz Konecsni Gonçalves

CRP: 06/163802

Entre em contato e agende uma sessão pelo link: https://perfil.psicologiaviva.com.br/victorluizkonecsni

Referências:

  1.  Autoconhecimento: tudo que você precisa saber para se entender e tomar melhores decisões. Redação, do Na Prática, 2021. Disponível em: https://www.napratica.org.br/tudo-sobre-autoconhecimento/. Acesso em 22 jun. 2021.
  2. Autoconhecimento: o que é, importância e como alcançar o seu. Sbcoaching, 2021. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/autoconhecimento/. Acesso em 22 jun. 2021.
VICTOR LUIZ KONECSNI GONCALVES
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.