Você já parou para pensar qual é o segredo por trás do sucesso de grandes empresas? Alguns poderiam dizer que é porque o CEO é visionário, tem influência no mercado ou que os investimentos são altos.
Isso em parte pode ser verdade, mas o que se esconde detrás da cortina da vitória são os colaboradores.
Qualquer tipo de colaborador?
Não.
Trabalhadores motivados e unidos, que vestem a camisa da empresa e que têm intenção de continuar trabalhando, evoluindo juntamente com a corporação. Mas para isso acontecer, a empresa precisa investir nesse funcionário, apostar em sua capacidade. E a melhor forma de fazer isso é com o reconhecimento e a oferta de benefícios voltados para a sua saúde mental e qualidade de vida.
Inspire-se
O que é um benefício corporativo?
Para ser visionária, uma empresa precisa ter uma visão estratégica para atrair e reter talentos dentro da instituição. Ela tem que pensar fora da caixa e usar a criatividade para pensar em alternativas atrativas que façam os funcionários brilharem, se desenvolverem e permanecerem na mesma corporação.
Mas para isso acontecer, a via tem de ser de mão dupla e a comunicação deve ser clara.
Existem alguns benefícios que devem ser ofertados obrigatoriamente por lei, sendo estes:
- FGTS;
- Vale-transporte;
- Férias;
- Décimo terceiro.
Embora esses benefícios sejam importantes, podem não ser suficientes para atrair o encanto de seus funcionários. Mas a sua empresa quer fazer diferente, quer crescer, tem uma visão estratégica e entende que para isso precisa ganhar o coração dos seus trabalhadores.
É aí que entram os benefícios corporativos, que vão além dos exigidos pela lei. Vamos conhecer alguns deles?
- Convênios de saúde: Oferecimento de uma assistência médica, odontológica e psicológica;
- Vale alimentação/refeição;
- Voucher cultural: Descontos em cinemas, livrarias e atividades culturais;
- Cursos de preparação: Cursos voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaborados, que podem ser desenvolvidos em empresas ou custeado por elas.
Guia
Como tomar o primeiro passo?
Antes de começar a pensar em quais estratégias pode adotar, é muito importante que você tenha um plano. Com uma visão clara do que está acontecendo em cada setor da empresa, você pode ter um maior conhecimento sobre as necessidades e assim será muito mais fácil pensar em soluções.
Para te ajudar, aqui vão algumas dicas:
1. Faça uma pesquisa de clima periódica
A pesquisa de clima é uma ferramenta muito importante com a qual o time de Recursos Humanos (ou Gente e Cultura) pode se informar sobre as percepções e insatisfações dos colaboradores em relação ao trabalho.
Este é um canal de comunicação que permite a exposição de ideias, o que acaba sendo um guia certeiro para você se basear na hora de pensar nos benefícios. Afinal, você estará ofertando exatamente o que o colaborador quer.
2. Considere o perfil de cada colaborador
É verdade que alguns dos benefícios como o atendimento psicológico on-line podem ser benéficos para colaboradores de todos os setores. Mas é preciso se atentar também para aqueles que são destinados a setores específicos.
Por exemplo, a área de TI será muito beneficiada com cursos voltados para tecnologia e inteligência artificial, enquanto a de vendas poderia fazer um curso de relação com o cliente. Pense em cada área e veja o melhor benefício!
3. Entre em contato com fornecedores de qualidade
No mundo dos negócios, antes que uma decisão seja tomada, é feito todo um estudo entre prós e contras e nesta situação não deve ser diferente.
Com certeza você encontrará mais de uma empresa oferecendo os mesmos benefícios, por isso é importante se informar e pesquisar a que melhor se adequa ao seu negócio.
Por isso, se você receber uma proposta de conversa de alguma empresa, considere e pense que por mais que em um primeiro momento esta reunião pareça uma “perda de tempo”, a médio e longo prazo pode ser uma excelente solução econômica.
Ferramenta
Endomarketing e comunicação clara
Pronto, você fechou parceria com empresas selecionadas e está pronto para que seus colaboradores tenham acesso a todos os benefícios. Mas isso de nada adianta se você não tiver um bom sistema de comunicação com os seus funcionários.
O que estamos querendo dizer com isso?
Você já ouviu falar em endomarketing? Esta é uma área do marketing que cuida da comunicação interna das empresas e informa comunicados e dados importantes para todos.
Além disso, é muito importante alinhar lembretes sobre os benefícios. Muitas vezes ficamos tão focados em nossas atividades diárias que esquecemos das outras coisas. Por isso é sempre importante reforçar e lembrar regularmente sobre um desconto no cinema que foi liberado, um voucher de curso ou até mesmo a sessão de terapia.
Aliado
Saúde mental e o Bem-estar
A qualidade de vida de um trabalhador pode afetar (e muito) a sua produtividade no trabalho. Investir nesta área é ter a garantia que os dois lados sairão ganhando: a empresa terá as demandas cumpridas e o colaborar terá mais foco para se dedicar a elas e tempo para descansar e aproveitar outras partes da vida.
Para saber mais sobre a qualidade de vida dos trabalhadores, clique no banner abaixo:
Neste quesito, o cuidado com a saúde mental é um dos mais destacados benefícios. Segundo uma pesquisa publicada pela Forbes, 61% das pessoas mudam de emprego tendo como fator motivador acesso ao seguro de saúde.
Isso mostra que a saúde em geral é muito considerada pelas pessoas.
Mas e a saúde mental?
Bom, estamos ainda passando por altos e baixos com a pandemia e por isso o momento ainda é muito incerto. Por isso, te mostramos algumas estatísticas para que você conheça numericamente a realidade enfrentada pelas empresas.
Será que a sua se enquadra nessa realidade?
- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ansiedade e depressão provocam uma perda de cerca de U$ 1 trilhão para a economia mundial.
- A Capita levantou que 79% dos funcionários sofreram estresse no último ano e que 45% consideraram deixar um emprego por conta do estresse.
- Mas a Wellable traz um dado que contrasta com os outros: 29% das empresas contratam ferramentas digitais de saúde mental.
Você não acha que está na hora de mudar esta realidade e revolucionar o mundo dos negócios?
Nós te mostramos todas as vantagens dos benefícios corporativos e te entregamos um guia de passo a passo para seguir. Agora é com você!
Coloque em prática o que você leu, acolha e encante os seus funcionários. Invista em saúde mental, ela faz parte dos negócios!
E lembre-se que o primeiro passo para fazer diferença e se destacar no mundo corporativo é começar desde casa: Com o mundo de cada colaborador.
Referências
- https://xerpay.com.br/blog/beneficios-corporativos/#:~:text=Benef%C3%ADcios%20corporativos%20s%C3%A3o%20vantagens%20que,academias%2C%20farm%C3%A1cias%20e%20muitos%20outros.
- https://vexpenses.com.br/blog/beneficios-corporativos/
- https://sociisrh.com.br/beneficios-corporativos/
- https://forbes.com.br/carreira/2017/03/11-beneficios-mais-desejados-por-funcionarios/#foto1 (está como seguro saúde, mas podemos falar da questão da saúde integral)
- https://blog.convenia.com.br/beneficios-corporativos/
- https://www.infojobs.com.br/blog/lista_completa_dos_beneficios_mais_queridinhos_dos_funcionarios__14668.aspx?t=2
- https://www.who.int/health-topics/mental-health#tab=tab_1
- Psicologia do esporte: Tudo o que você precisa saber sobre a área! - 14 de julho de 2022
- Psicólogo, como desconstruir e reconstruir a masculinidade no consultório? - 7 de julho de 2022
- Terapia para LGBTQIA+: Como acolher a diversidade? - 29 de junho de 2022