A importância do marketing pessoal na sua carreira

a importância marketing pessoal
A importância do marketing pessoal na sua carreira

Profissionais acomodados dificilmente conseguem destaque no mercado de trabalho. Para conseguir se diferenciar e ter evolução na carreira, é preciso — além de atualização e qualificação constantes — saber investir em atitudes para melhorar sua imagem como profissional.

É nesse sentido que trabalhar seu marketing pessoal pode ser fundamental, pois esse conjunto de estratégias para autopromoção vai permitir que você “se venda” de forma positiva para as pessoas e, assim, construa uma marca que o diferencie.

Tudo isso envolve uma atenção para si mesmo, entendendo qual a importância do marketing pessoal e a forma com que o desenvolvimento de algumas habilidades e atitudes pode ajudar a dar visibilidade a você e aos seus pontos fortes.

Afinal, qual a importância do marketing pessoal?

A adoção dessas estratégias de promoção pessoal pode influenciar no sucesso de uma carreira, pois contribui para que o profissional conquiste seu objetivo, como uma promoção, o ganho de autonomia, a realização no trabalho, a melhora no relacionamento interpessoal, entre outros.

Além disso, a exposição de suas qualidades vai moldar a maneira como os outros o enxergam e como percebem sua capacidade. Se você usar o marketing pessoal de forma positiva, poderá perceber muitos benefícios em sua carreira.

Reconhecimento de competências e habilidades

O reconhecimento de suas habilidades e competências vai determinar sua posição na empresa e no mercado de trabalho em geral. Por meio do autoconhecimento, você será capaz de identificar seus pontos fontes e traçar seus objetivos de carreira, para, a partir disso, influenciar a forma como todos o veem.

Capacidade de comunicação e liderança

A comunicação é um elemento fundamental nas organizações e pode ser considerada a maior estratégia para alavancar seu marketing pessoal. Quando feita de forma assertiva e eficiente, ela reforça seu poder e autoridade, que são essenciais para quem quer conduzir uma equipe e exercer uma boa liderança.

O líder influencia não só por meio da comunicação, mas também por meio de exemplos comportamentais. Isso inclui a confiança com que age e se porta, o tratamento que dá aos demais e o entusiasmo em relação ao trabalho.

Posicionamento de imagem na internet

A internet se tornou uma vitrine para expor negócios, trabalhos e ideias. Essa exposição precisa ser utilizada a seu favor, de modo a valorizar sua imagem e transmitir o posicionamento correto. Quando bem utilizada, você poderá chamar a atenção de forma positiva para si e para o seu trabalho, gerando uma vantagem competitiva.

Relacionamento interpessoal

Um dos pilares do marketing pessoal consiste no estabelecimento de boas redes de relacionamento. Saber manter um bom networking é fundamental para o profissional atual, que utiliza seus contatos como forma de troca de informações, experiências e referências.

Evolução pessoal

A descoberta de suas potencialidades e a maximização de seu desempenho geram uma sensação de satisfação pessoal. Entender a si mesmo, traçar objetivos de realização e ter persistência para alcançá-los, certamente formarão um profissional mais forte e maduro, o que vai influenciar no seu posicionamento emocional perante todas as situações e pessoas.

Agora que você sabe qual a importância do marketing pessoal, já pode começar a utilizá-lo de forma a evoluir pessoal e profissionalmente, e assim conquistar melhores oportunidades em sua carreira. O profissional que se conhece e confia em seu potencial transmite isso para os outros e aumenta seu valor perante o mercado.

Ficou interessado em melhorar seu marketing pessoal? Leia mais sobre o processo de desenvolvimento humano e descubra como ele pode orientar o seu desenvolvimento em busca do sucesso na carreira.



Referência:

PEÇANHA, Victor. O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online. Rock Content. 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/marketing-digital>. Acesso em: 18/07/2020.

PATEL, Neil. Marketing Digital: O Que É, Como Fazer e Estratégias [Guia 2020]. Neil Patel. 2020. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/> . Acesso em: 18/07/2020.

 

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.