Como ter uma boa noite de sono?

Como ter uma boa noite de sono?

A insônia tem sido uma doença preocupante e séria  em todo o mundo, pois tem afetado 80% da população, tornando-se   um problema de saúde pública. A vida agitada e estressante tem sido um dos fatores que acometem as pessoas a não terem um bom sono durante a noite.

A perda e ou falta de sono tem prejudicado muitos devido a  estes e outros  fatores que veremos no texto. Vamos entender o que é e que fazer; as causas e o tratamento para vencermos esse mal chamado de: transtorno ou distúrbio do sono.

O que é insônia?

A insônia é  um transtorno que dificulta o início e/ou  a manutenção do sono. O sono deve ser reparador, isto é, que lhe ajuda a repor as suas energias para recomeçar um outro dia. Quando isso não acontece esse sono é chamado de não reparador trazendo sérios prejuízos como emocional, social e profissional.

Há um aumento de tempo que a pessoa leva para iniciar um sono e podemos dizer também sobre muitos despertares durante a noite que impedem um sono saudável. Existem vários tipos de insônias, que geralmente ocorrem pela predisposição genética , fatores físicos, biológicos, psicológicos e sociais.

Quais as causas da insônia?

Há muitos  fatores  e   causas que são as mais  frequentes da insônia tais como: síndrome das pernas inquietas, apnéia do sono, depressão, transtorno de ansiedade, fibromialgia, problemas de tireóide, algumas medicações e estimulantes como bebidas alcoólicas. Também podemos enfatizar perdas de entes queridos, conflitos conjugais, familiares, no trabalho e muitas vezes ficar assistindo TV e ficar  no celular  até mais tarde.

Podemos ver que várias questões influenciam na perda de sono. As questões emocionais e psicológicas estão nesse processo. O estresse, por exemplo deixa a pessoa muito irritada, de mau humor. Situações conflituosas do quotidiano  que muitas vezes tentamos resolver na hora de descansar a mente e que perturbam o sono.  Os conflitos  pessoais, familiares  e de trabalho que levamos para a hora de dormir, ficando  então  em alerta pelas preocupações, não resolvemos nada neste momento e ficamos mais ansiosos, frustrados acarretando no dia seguinte sérias consequências em seu desempenho no trabalho, um risco maior de acidentes, uma péssima qualidade de vida e  outros problemas psicológicos.

O importante é você   perceber que  tudo isso está  ocupando muito a sua  mente, trazendo pensamentos negativos e inquietações na hora do sono. Então começar a decidir  se cuidar e tratar desses sintomas imediatamente.

Quais os tratamentos para a insônia?

Para se tratar desses sintomas, muitos tem procurado médicos especializados , incluindo exames  que são feitos para um melhor diagnóstico, no caso a polissonografia. Tratamentos podem ser farmacológicos e não farmacológicos que  trazem medidas essenciais visando a melhoria da higiene do sono e  com técnicas terapêuticas que propiciam bons  resultados na terapêutica da insônia. Lembrando que em caso de tomar medicação é  fundamental o acompanhamento médico, já que estes causam dependência.

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Algumas dicas importantes  que podem também  ajudar são: dormir em ambiente mais tranquilo e sem luz, evitar dormir com o celular, computador ou televisão ligados, já que a luz e o barulho podem reduzir a melatonina no cérebro, impedir de  dormir. Busque ouvir músicas relaxantes, tome um chá com leite e evite tomar café antes de dormir .

Enfim, se você tem problemas para dormir, se fica apenas adormecido acordando a todo momento, se você fica cansado(a) depois de uma noite de sono, você dever sofrer de insônia, então procure imediatamente um médico, terapia e como  se tratar. Um boa noite de sono, lhe dará um dia mais  agradável, produtivo e cheio de vitalidade.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

 

REJANE AMARAL DE SOUSA
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.