De que modo a competição excessiva é prejudicial aos colaboradores?

Competição excessiva entre colaboradores
De que modo a competição excessiva é prejudicial aos colaboradores?

Ser competitivo é uma característica almejada pelo mercado de trabalho atual. Para se manter estável o profissional precisa estar sempre se qualificando e mostrando o seu melhor. Por um lado isso é positivo, pois gera bons resultados e aprimora o capital intelectual da empresa.

Todavia, quando acontece, a competição excessiva entre colaboradores pode ser muito prejudicial para a inteligência emocional dos envolvidos. Os funcionários começam a se considerar rivais, criam conflitos e passam a ter sentimentos de fracasso e impotência. Além disso, tornam-se instáveis e, muitas vezes, desenvolvem problemas psicológicos, tais como a depressãosíndrome do pânico, entre outros.

Pensando nisso, vamos mostrar formas de tornar a competição saudável em sua organização. E se a sua equipe já se encontra no estágio citado acima, não se desespere! Temos dicas para ajudar você também. Ficou curioso? Então confira!

Como tornar a competição saudável?

A competição só se torna saudável quando o colaborador busca se superar e não prejudicar os colegas de trabalho. Para isso é importante criar estratégias sempre pautadas na ética e no respeito.
Primeiro você deve criar regras claras e bem definidas, colocar os colaboradores com as mesmas condições, fazer com que eles participem dos critérios de premiação e vejam que tudo está pautado na justiça. Dessa forma, é minimizada a possibilidade de ocorrerem disputas pessoais.

É importante também que você ofereça prêmios individuais e coletivos, porque gera maior união. Quando os benefícios são apenas individuais, há o risco da rivalidade. E para diminuir o desgaste gerado, ofereça viagens de incentivo.

Como lidar com profissionais desmotivados pela competição excessiva?

Se em sua empresa já acontece uma competição excessiva entre colaboradores. É provável que os sintomas citados na introdução estejam presentes. Quando os trabalhadores criam uma atmosfera desarmônica em decorrência da competitividade acabam apresentando irritabilidade, baixa motivação, crises de ansiedade e desenvolvimento de problemas psicológicos.

Nesses casos é de extrema importância que um profissional seja consultado. Com a tecnologia é possível conseguir tempo para cuidar da saúde mental sem ter que sair de casa, buscando a ajuda de psicólogos on-line, por exemplo.

Além disso, é importante que você comece a aplicar as técnicas ensinadas no tópico anterior para tornar a competição saudável. Logo, você poderá notar uma melhoria no clima organizacional e na produtividade dos funcionários que estarão mais engajados.

Por que você deve se preocupar competição excessiva entre colaboradores?

Ao se preocupar com a saúde mental do seu colaborador, você minimiza a rotatividade, o afastamento do trabalho relacionado a questões psiquiátricas, a tensão no clima organizacional e a falta de motivação da equipe.

Quando o profissional se sente importante e entende que não é necessário atrapalhar o colega de trabalho para ser reconhecido, ele passa a se mostrar mais estimulado. Esse talento vai ajudar os outros, porque o crescimento coletivo representa também o crescimento individual.

Como vimos, combater a competição excessiva entre colaboradores gera harmonia e ganhos mútuos. Tornar a competitividade justa e saudável é ponte para o sucesso de qualquer organização.

E então? Preparado para criar uma competição saudável em sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo como este!


Referência

Araújo, Maria Cristina Silveira, Roberta Monique da Silva Santos, and Álefe Lopes Viana. “GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES: MECANISMO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COMPETITIVO.” Revista Conbrad [ISSN 2525-6815] Qualis B5 4.1 (2019): 23-37.

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.