Atendimento Psicológico Online – como esta modalidade de atendimento pode te ajudar?

Atendimento Psicológico Online – como esta modalidade de atendimento pode te ajudar?

O Atendimento Psicológico Online é uma modalidade de atendimento permitida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) através da Resolução nº 011/2012 e regida pelo Código de Ética do Psicólogo, sendo realizado através de uma plataforma confiável, com total sigilo e segurança, citando como exemplo o Psicologia Viva, que atende à todos os requisitos e exigências do CFP.

Não se trata de uma nova profissão que surge com o avanço da tecnologia, mas sim, uma nova modalidade de atuação do Psicólogo que acompanha a realidade atual em que vivemos e todos os desafios deste contexto.

Esta modalidade de atendimento online amplia as possibilidades para as pessoas que preferem ser atendidas à distância, para as que estão em outras localidades ou que por algum motivo não podem comparecer presencialmente no consultório.

Também poderá beneficiar os Brasileiros que estão fora do país e que precisam de apoio e atendimento psicológico. As pessoas podem ser atendidas independente da sua localidade, preferencialmente em um local privado, sendo necessário computador e conexão de internet banda larga, em sessões agendadas.

Qual a diferença entre o Atendimento Psicológico Online e o Presencial?

As duas modalidades de atendimento são realizadas por Psicólogos e regulamentadas pelo código de ética da categoria.

O Atendimento Presencial não possui uma duração definida e geralmente acontece através de sessões semanais, tratando questões de saúde mental e emocional, e muitas vezes aprofunda nas questões apresentadas, o que demanda um tempo maior de tratamento.

O Atendimento psicológico online tem um foco em questões pontuais, visando orientar demandas específicas e mais breves, e este atendimento geralmente ocorre com a duração máxima de 20 sessões.

Porém, as duas modalidades de atendimento tem o objetivo de oferecer suporte psicológico, cuidando de questões pessoais e emocionais, para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida. Diante de casos mais graves ou situações que demandem um maior tempo de tratamento, o profissional poderá encaminhar o paciente para o atendimento presencial.

Como o Atendimento Psicológico pode me ajudar?

É comum as pessoas terem dúvidas sobre o trabalho do Psicólogo e a falta de informação pode impedir a busca de ajuda deste serviço especializado.

Também é comum que as pessoas tenham expectativas fora da realidade, quando pensam que o papel do Psicólogo é dizer a elas o que elas devem fazer ou qual é o caminho para a resolução dos seus problemas. O papel do Psicólogo no tratamento psicoterapêutico é auxiliar seu paciente na busca da solução de suas questões e problemas, atuando como facilitador deste processo.

A Psicologia é uma ciência e cada profissional possui uma teoria de base que irá auxiliar na condução do tratamento psicoterapêutico.

Utilizando seus conhecimentos, teorias e técnicas, o profissional buscará conduzir o tratamento da forma mais eficiente possível, com base no conteúdo que o paciente trouxer nas sessões.

O espaço da psicoterapia é do paciente, então é fundamental que este traga para as sessões todas as questões e problemas que mais incomodam e atrapalham sua vida.

Os Atendimentos Psicológicos podem te ajudar a refletir sobre suas decisões de vida, sobre seu crescimento e desenvolvimento como ser humano, bem como as mudanças que se fazem necessárias.

Neste processo, Psicólogo e paciente trabalharão juntos para alcançarem as metas terapêuticas e para que o paciente obtenha maior autonomia e satisfação com sua própria vida.

Para encontrar psicólogos com disponibilidade para consultas online, conheça o nosso catálogo com profissionais altamente qualificados.

 

 

 

Viviane Vieira de Souza
Últimos posts por Viviane Vieira de Souza (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.