Como contratar melhor com a ajuda de indicações?

Contratação por indicação
Como contratar melhor com a ajuda de indicações?

Encontrar e contratar gente qualificada é um desafio. Globalmente, 38% dos empregadores afirmam ter dificuldades em encontrar talentos, um resultado que pode ser mitigado com um bom processo de contratação por indicação.

É possível obter indicações de funcionários, parceiros estratégicos, fornecedores e assim por diante. Contudo, deve-se estruturar adequadamente esse processo, garantindo que contribua positivamente para o sucesso da empresa e do RH.

Pensando nisso, criamos este artigo. Hoje, você vai conhecer algumas das melhores práticas para contratar com a ajuda de indicações, de forma segura e vantajosa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!

Estabeleça um programa de indicação

O primeiro passo é ter um programa claro e conhecido de indicação. O próprio funcionário deve entender que essa é uma prática valorizada na empresa, além de sentir-se motivado a colaborar com a entrada de novos talentos.

Um exemplo é estabelecer um programa de bonificação para o colaborador que indicar o candidato contratado. Essa bonificação pode ser financeira ou não, como um dia de folga remunerado. Aqui, é importante usar a criatividade.

Tenha políticas claras

O programa de indicação deve ter políticas claras, evitando-se que surjam conflitos e problemas internos. Devem ser discutidas questões como quantos candidatos podem ser indicados, o que fazer se dois funcionários indicarem a mesma pessoa e quando a bonificação será paga (antes ou depois da contratação).

Realize parcerias estratégicas

As indicações podem vir de outros segmentos de público. Logo, também é necessário considerá-los. É possível destacar consultores, fornecedores e alguns parceiros estratégicos. Assim, é possível ter acesso a mais talentos.

De igual modo, você precisa de um programa claro. A diferença está no fato de que o canal de comunicação (e-mail, página de carreira, aplicativo mobile) utilizado deve ser mais pensado, pois nem sempre esses parceiros estão dentro da empresa.

Faça o primeiro contato com o candidato

O primeiro contato com o candidato indicado é muito importante para despertar seu interesse em atuar na empresa. Nesse momento, você deve explicar sobre a organização, a vaga e os benefícios para seu ocupante. Também é preciso pedir uma cópia do currículo, avaliando se ele é adequado ao cargo.

Contrate com base no fit cultural

Por fim, é preciso entender que não basta uma boa indicação e um currículo bem elaborado para contratar alguém. Hoje, mais do que nunca, é necessário avaliar o fit cultural, ou seja, a convergência entre os valores da empresa e do candidato.

Contratar alguém que não possua valores e ideais próximos do que é disseminado pela empresa, por mais talentoso que seja, não é um bom negócio. Esse profissional não terá aderência e, em breve, será demitido da organização ou procurará a concorrência para trabalhar — aumentando, assim, o turnover.

Como você pode observar, é possível formular um bom processo de contratação por indicação, bastando observar as dicas aqui citadas. Dessa forma, será factível encontrar mais talentos, fomentar a seleção e otimizar os resultados do RH.

Gostou deste conteúdo? Agora, aproveite para curtir nossa página no Facebook. Assim, poderá acompanhar nossas publicações!

Qualidade de vida dos colaboradores


Referência:

Caxito, Fabiano De Andrade. Recrutamento e seleção de pessoas. IESDE BRASIL SA, 2016.

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.