Os 14 melhores livros para quem almeja um crescimento profissional

crescimento-profissional
Os 14 melhores livros para quem almeja um crescimento profissional

Não existe uma regra, exatamente igual para todos, para alavancar uma carreira profissional. Mas uma coisa é certa: se você quer subir degraus no mercado de trabalho, tem que se mexer. Para brilhar, você precisa correr atrás de algumas habilidades imprescindíveis.

A primeira condição é o conhecimento técnico. Você precisa dominar o que faz. Mas isso está longe de ser suficiente para garantir o seu crescimento profissional.

O seu sucesso requer foco, meta e um planejamento, este com follow up constante. Acredite, isso não é tarefa fácil.

É imprescindível, também, pensar em marketing pessoal, presença online, networking…

Existem ainda alguns comportamentos que somam muitos, mas muitos pontos a favor do seu crescimento profissional. Entre eles estão a habilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe, resiliência, capacidade de colocar-se no lugar do outro, proatividade, espírito inovador e de liderança e organização… A lista é enorme.

Como aprender sobre tudo isso? Você pode recorrer aos estudos e treinamentos, observar e se inspirar nas pessoas de sucesso, buscar por novidades sempre.

Um incontestável aliado seu nessa busca pelo crescimento profissional é o livro. As prateleiras, inclusive online, estão abarrotadas de excelentes opções, nas mais diversas categorias e com autores de primeira.

Nós selecionamos alguns títulos para você começar a se preparar. Vamos lá!

14 livros para alavancar o seu crescimento profissional

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Simplesmente, uma obra espetacular e obrigatória para todas as pessoas que almejam o crescimento profissional. O autor dá conselhos e ideias para você desenvolver as habilidades de relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. O livro é tão interessante e atual que, para muitos empreendedores, ele vale mais que um curso de MBA.

2. Foco – Daniel Goleman

Você não vai chegar a lugar algum, se não souber o que quer. Isso vale, inclusive, quando o assunto é crescimento profissional. Assim, esse livro toca em um ponto crucial para ser bem-sucedido, produtivo e ter relacionamentos pessoais e profissionais duradouros. Mas, nos dias atuais, com o excesso de informações, ter foco não é tarefa fácil.

3. O Poder do Hábito Charles Duhhigg

Entender os nossos hábitos é um passo fundamental para sermos capazes de transformar nossas vidas, ampliar a produtividade e os resultados nos negócios. Os hábitos fazem parte da fundação das nossas vidas, nossas empresas, e são responsáveis por uma grande parcela dos resultados que obtemos.

4. Nunca Almoce Sozinho Keith Ferrazzi

Um dos segredos do crescimento profissional e pessoal está no contato com as pessoas, no networking, na forma como criamos relacionamentos duradouros. Esse livro é recheado de dicas práticas e legais, entre elas, como se manter conectado com a sua rede o tempo todo e não apenas quando precisar das pessoas.

5. Steve Jobs – Walter Isaacson

Tem história mais fascinante e inspiradora para quem almeja o crescimento profissional? Steve Jobs foi um empreendedor genial. Enfrentou altos e baixos, nunca desistiu e chegou ao topo, revolucionando indústrias e colocando o mundo ao alcance da ponta dos dedos. Sua história é uma lição de inovação, caráter, liderança e valores.

6. A Arte de Fazer Acontecer David Allen

Pare de executar um monte de coisas ao mesmo tempo e ponha o seu foco e energia no que está fazendo no momento. Remova tudo o que pode distraí-lo. Essa é a ideia central do método GTD, para controle de nossos circuitos abertos, que são “qualquer coisa atraindo a nossa atenção que não está no seu devido lugar”.

7. Nada Easy – Tallis Gomes

Esse é um guia prático para quem está pensando em abrir uma startup no país da burocracia e das taxas de juros avassaladoras. O autor é um empreendedor que alcançou fama pelo talento. Sem medo de errar, transformou seus projetos em negócios de sucesso, entre eles a Easy Taxi, que recebeu um aporte de mais de U$ 85 milhões.

8. Originais – Como os Inconformistas Mudam o Mundo – Adam Grant

Qualquer pessoa pode elevar seu nível de criatividade e, quando isso ocorre, elas são capazes de identificar e defender ideias originais. O livro revela histórias de pessoas que aplicaram técnicas bem-sucedidas e venceram o conformismo. Uma delas envolve a ex-funcionária da Apple que confrontou nada menos que o poderoso Steve Jobs.

9. As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Esse é um livro perfeito para o pessoal de vendas. Ensina não apenas persuadir uma pessoa mas, principalmente, como evitar que você seja transformado em uma vítima da persuasão. Entender e aplicar esses ensinamentos no seu dia a dia pode livrá-lo de ciladas mentais do seu cérebro e contribuir para o seu crescimento profissional.

10. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O QI de uma pessoa não garante sucesso e nem felicidade. Pelo contrário, tem gente com QI elevadíssimo, fracassando. E tem aqueles, cujo quociente é mais baixo, mas vêm fazendo fama e fortuna. O livro desmistifica o mito de que a inteligência seria determinada pela genética, mas sim pela forma como negociamos as nossas emoções.

11. Sonho Grande – Cristiane Correa

Nada como uma boa história de sucesso para nos inspirar na busca do crescimento profissional. O livro conta como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo, aplicando uma forma de gestão baseada na meritocracia, simplicidade e redução de custos constante.

12. Elon Musk Ashlee Vance

Da Zip2 à Tesla Motors, as explorações espaciais, os carros elétricos… Esse livro mostra como o CEO bilionário da Spacex e da Tesla está moldando o nosso futuro. É uma viagem pela genialidade e coragem de Elon Musk, que certamente ajudará você a avançar ainda mais no seu crescimento profissional.

13. Desperte o seu Gigante InteriorAnthony Robbins

Você já sentiu não estar no controle de tudo? O livro ensina como assumir as rédeas da nossa vida. Você vai entender porque determinados comportamentos atrapalham o seu crescimento profissional, como encontrar meios de superar as dificuldades e adotar hábitos vencedores, além de muitos outros ensinamentos valiosos.

14. Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século – Augusto Cury

Adultos e crianças não estão tendo energia suficiente para acompanhar o ritmo de vida acelerada dos tempos atuais. Todos vivemos sob intenso estresse, competitividade acirrada e excesso de informações… Uma verdadeira loucura, responsável pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Como sobreviver a tudo isso? Cury responde.

Esses livros que selecionamos para você darão uma oxigenada no seu crescimento profissional. Mas tem muito mais obras de qualidade, tanto impressas, quanto online, que são verdadeiras aulas.

O app 12min disponibiliza resumos dos melhores livros do mundo dos negócios, em forma de microbooks e audio books. Cada um deles para ser assimilado em apenas 12 minutos.

Pegue essa oportunidade! Estamos na torcida pelo seu sucesso.

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.