Distimia: O que é? sintomas? tem cura? Veja o tratamento!

distimia
Distimia: O que é? sintomas? tem cura? Veja o tratamento!

“DISTIMIA” é uma palavra grega que significa “mau humor”. Ela foi usada durante séculos para se referir às pessoas mau humoradas e irritadiças. Estas que dizemos que têm uma personalidade difícil de conviver.

No entanto, é um termo utilizado atualmente para designar uma doença: o Transtorno Depressivo Persistente (TDP), conhecido também como Doença do Mau Humor.

O QUE É DISTIMIA?

A Distimia é um tipo de Depressão. Ou seja, é um transtorno que afeta o nosso humor e a nossa vitalidade. A diferença entre ela e a Depressão é que os sintomas são menos intensos, mas duram muito mais tempo.

Enquanto um quadro de Depressão Maior pode durar de 6 meses a 2 anos, o Transtorno Depressivo Persistente dura no mínimo 2 anos e pode se estender por toda a vida da pessoa, se não for tratado. Ou seja, é uma doença crônica.

E é istso o que acontece na maioria dos casos. A pessoa com Distimia passa anos doente antes de perceber que precisa de ajuda. E quando percebe, já desenvolveu um quadro grave de Depressão.

Grande parte dos pacientes que procuram ajuda para Depressão já têm uma história de Distimia que não foi tratada.

Portanto, é um transtorno mais difícil de identificar se você não é um profissional de Saúde Mental.

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA COM DISTIMIA

Você provavelmente conhece alguém com Distimia. São aquelas pessoas que estão sempre se queixando: aquela tia vive mau humorada, aquele amigo que só pensa em desastres ou aquela conhecida que sempre fica em casa e não gosta das pessoas.

Também a sua mãe ou pai que nunca tem ânimo para fazer nada ou aquele amigo que não tem interesse nenhum.  

Como os sintomas duram por muito tempo, as pessoas ao redor do doente tendem a achar que aquilo faz parte da personalidade dele. Ou seja, é só mais uma pessoa mau humorada ou muito introvertida.

Então, vamos deixar uma coisa muito clara desde agora! Ficar mau humorado durante muito tempo não é normal.

O nosso humor pode variar normalmente ao longo dos dias. Todos nós temos momentos de tristeza, irritação e frustração. Mas o ser humano não consegue lidar com tantos sentimentos ruins durante tanto tempo. E é aí que a doença chega.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DISTIMIA

São quase os mesmos sintomas da Depressão comum, porém em menor intensidade:

  • Alteração de apetite (para mais ou menos).
  • Alterações no sono (para mais ou menos).
  • Cansaço em excesso.
  • Baixa auto estima constante.
  • Pessimismo permanente.
  • Dificuldade de se concentrar.
  • Irritabilidade.
  • Falta de esperança.
  • Sentimento de culpa.

Além destes sintomas, é muito comum que as pessoas com Distimia desenvolvam algum outro problema. Os que mais ocorrem são abuso de substâncias, Depressão Maior e Transtorno de Pânico.

TRATAMENTO

A Distimia é uma doença que pode ser tratada e superada, mas é necessário acompanhamento profissional.

Apesar de não parecer doente, a pessoa distímica precisa procurar um médico Psiquiatra para ser diagnosticada corretamente. Pode ser necessário também tomar medicação antidepressiva.

As medicações ajudam, mas o tratamento só funciona se o paciente fizer Psicoterapia. É na terapia que esta pessoa aprende a mudar sua forma de pensar e de ver o mundo. Ela substitui as crenças pessimistas e negativas por uma forma mais leve de pensar a vida.

A duração do tratamento depende do ritmo do paciente e de como se dedica a ele. É feito apenas até a pessoa melhorar os sintomas, mas costuma ser mais longo que o tratamento da Depressão simples.

Últimos posts por Cybelle Olivier de Araújo (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.