Aprenda a lidar com a ejaculação precoce e livre-se desse problema

Aprenda a lidar com a ejaculação precoce e livre-se desse problema

A ejaculação precoce é um tema que preocupa muitos homens. Ela acontece durante a relação sexual, quando o orgasmo ocorre antes do tempo desejado, em poucos minutos ou até mesmo em segundos.

Quando se dá com mais frequência — duas ou três vezes —, é recomendável procurar um médico. Dependendo da situação, pode ser necessário o uso de medicamentos como parte de um tratamento adequado.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 40% dos homens possuem esse problema que, na maioria das vezes, é psicológico. Além da utilização de remédios, em muitos casos é recomendado o acompanhamento com profissionais da psicologia, pois essa disfunção sexual pode estar relacionada a estresse, ansiedade, traumas etc.

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, listamos 4 dicas para lidar com a ejaculação precoce e livrar-se desse problema. Veja abaixo.

Dê importância às preliminares

Muitos homens planejam chegar ao orgasmo mais rápido, supondo ser a forma mais adequada de obter prazer. Infelizmente, esse hábito pode acabar frustrando e desapontando a(o) companheira(o).

Profissionais que estudam o comportamento sexual afirmam que criar um clima de desejo e excitação antes da relação — a prática das preliminares — melhora o desenvolvimento do homem durante o sexo. Portanto, invista em massagens com carícias, beijos e provocações: essas ações resultam no aumento e acúmulo da libido masculina, o que torna o momento mais intenso e prolongado.

Invista em autoconhecimento

Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para o tratamento da ejaculação precoce. Apesar de ser um tabu social, a masturbação é um dos métodos mais eficazes para treinar a resistência até chegar ao orgasmo. Isso quer dizer que quanto menor a velocidade do ato, maior será o tempo percorrido para chegar ao ápice do momento.

A consequência desse exercício de autoconhecimento é o aumento da duração da prática sexual, pois a ejaculação passa a acontecer naturalmente, de acordo com o envolvimento com a(o) parceira(o) durante a performance.

Evite situações estressantes

O estresse é um dos principais causadores da ejaculação precoce. Isso acontece porque a ansiedade surge quando a pessoa está exausta física e mentalmente, o que limita o prazer e o interesse em prolongar a transa.

Para evitar que esses problemas interfiram na sua vida sexual, procure evitar conflitos no trabalho, preocupações familiares, desentendimentos amorosos etc. Caso não seja possível, busque estar em locais onde você se sente bem ou dedique-se a uma ocupação que lhe traga satisfação para reduzir o esgotamento emocional, como a prática de atividades físicas.

Faça terapia sexual

A terapia sexual é uma técnica que envolve métodos da área da medicina e da psicologia, agindo especificamente sobre a causa do problema. Ela busca auxiliar na solução de possíveis conflitos sexuais entre o paciente e a(o) companheira(o), oferecendo mais qualidade de vida para os dois.

O tratamento é indicado para o casal: com os dois juntos na terapia, a interação será maior, aumentando as chances de uma melhora no relacionamento e da cumplicidade entre os parceiros.

Para aprimorar o tratamento dessa disfunção, é essencial buscar também um psicólogo especializado em sexualidade. Caso não tenha tempo de ir pessoalmente a uma clínica, experimente utilizar o atendimento psicológico online para esclarecer suas dúvidas e solucionar problemas. Você nem precisa sair de casa e pode ser atendido inclusive durante o período noturno e nos finais de semana.

Identificou-se com nosso conteúdo e gostou de entender mais sobre ejaculação precoce? Então aproveite para entender também a importância do psicólogo no tratamento da ansiedade.


Referência

de OLIVEIRA, Aryadne Rayala Barbosa, et al. “TRATAMENTO DOS FATORES PSICOLÓGICOS CAUSADORES DA EJACULAÇÃO PRECOCE.” ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC 7.7 (2016).

Hekma, Gert. “Uma história da sexologia: Aspectos sociais e históricos da sexualidade.” De Safo a Sade: Momentos da história da sexualidade (1995): 237-264.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.