Qual a importância do Plano de Cargos e Salários para as organizações?

importância do Plano de Cargos e Salários
Qual a importância do Plano de Cargos e Salários para as organizações?

O plano de cargos e salários é um dos principais elementos do RH. Ele corresponde à estruturação hierárquica das posições, bem como às suas responsabilidades. Também é esse documento o responsável por definir os pagamentos para cada atividade, de acordo com as suas características.

O seu desenvolvimento é essencial para melhorar a relação com os colaboradores e com a gestão. Por causa de sua atuação, pode ser considerado uma ferramenta estratégica.

A seguir, entenda como definir o plano de cargos e salários e por que ele é tão importante.

Tenha um cadastro dos cargos, salários e colaboradores

Cada empresa tem exigências específicas sobre funções que devem ser executadas e sobre os valores praticados. Para construir essa estruturação, o melhor é ter um cadastro com todas as posições, níveis hierárquicos e os salários.

Estabeleça os cargos que são ocupados atualmente, a importância relativa de cada um internamente e os montantes pagos. Isso ajuda a identificar se é preciso agrupar funções ou se existe alguma disparidade nos valores que são oferecidos.

Crie uma boa política salarial

Por falar nisso, é muito importante ser consistente na hora de determinar os vencimentos. O recomendado é elaborar uma política salarial, que deve ser justa e alinhada com o mercado.

Verifique, por exemplo, qual é a média salarial das empresas do seu porte e ramo. Também defina uma progressão de rendimentos de acordo com o nível de responsabilidade. O ideal é que pessoas em níveis elevados recebam mais. Ao mesmo tempo, funcionários que exercem funções equivalentes não devem ter salários diferentes.

Construa o plano de carreiras

Em seguida, é preciso criar o planejamento referente aos cargos. Estabeleça a hierarquia e a estruturação, pois isso ajuda a criar um “caminho” até novas posições.

O plano de carreira deve funcionar como um mapa, de forma que os colaboradores saibam quais são as fases para encarar profissionalmente. Também é uma forma de motivar e engajar os profissionais.

Defina critérios de crescimento e valorização

Para completar, o plano de cargos e salários deve ter critérios claros, conhecidos como “milestones”. É recomendado estabelecer quais são as exigências para alguém ter a chance de subir de cargo, por exemplo.

Também é indispensável determinar os aspectos de valorização, como o aumento de nível com o ganho de experiência. É essencial ser muito transparente para definir a sucessão, pois isso faz com que as pessoas sintam que podem se desenvolver e que as promoções são justas.

E qual é a importância do plano de cargos e salários?

Depois de estruturar esse planejamento, é preciso investir em comunicação para que todos conheçam os aspectos relevantes. Ao desenvolver tal ferramenta, o negócio obtém muitos benefícios. Na sequência, veja quais são os principais.

Orienta e motiva os funcionários

Quando os colaboradores sabem que seus esforços serão reconhecidos, tendem a se dedicar muito mais. Com um bom plano de cargos e salários, é exatamente essa a mensagem.

Há um grande direcionamento rumo à evolução, o que amplia o engajamento. Isso melhora o rendimento das equipes e eleva a produtividade geral.

Favorece o clima organizacional

Promoções concedidas de forma pouco justa ou clara geram atritos no relacionamento. Se os funcionários sentem que alguém não foi merecedor e foi favorecido, a sinergia de equipe é afetada.

Com a estruturação, por outro lado, todos têm as mesmas chances de crescer. Isso cria um ambiente com um nível saudável de competição e fortalece o clima organizacional.

Auxilia no equilíbrio interno e externo

No final, ter um bom planejamento permite que a empresa tome decisões melhores. O RH estratégico, por exemplo, sabe como proceder para manter a alinhar as expectativas entre os colaboradores e a organização. As lideranças também têm um suporte importante, o que amplia o equilíbrio interno.

De forma externa, a empresa demonstra mais profissionalismo e consolida sua imagem. Isso ajuda a manter um bom equilíbrio e ainda favorece a atração de talentos.

O plano de cargos e salários é fundamental para otimizar a atuação do negócio, pois motiva e aumenta a produtividade. Com essas dicas, será mais fácil obter os bons resultados.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Comente e participe!


REFERÊNCIAS:

de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.

de Souza, Rosane Farias. “GESTÃO DO PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO.” REVISTA IGAPÓ-Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM 13.2 (2019).

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.