5 passos que você deve seguir para impor limites aos filhos

mãe conversando com filha adolescente
5 passos que você deve seguir para impor limites aos filhos

A imposição de limites aos filhos nem sempre é uma tarefa fácil. Embora a noção de respeito seja muito importante para o desenvolvimento da criança, é fundamental que os pais saibam dosar rigidez e carinho na relação com os filhos. Ou seja, fazer-se respeitar não deve ser confundido com autoritarismo, de modo que a relação entre pais e filhos seja a mais saudável possível.

Pensando nesse grande desafio, separamos 5 passos que você deve seguir para impor limites aos filhos. Confira!

1. Evite punições

Embora punições tenham efeitos positivos em muitas crianças para a imposição de limites, em muitos casos essa conduta pode trazer ressentimento e revolta para com a atitude dos pais. Dessa forma, a criança não amadurece a ideia de que deve agir de certa maneira por ser o certo, e sim para evitar determinadas ações punitivas.

Assim, o ideal é procurar demonstrar por meio da fala o descontentamento para com a atitude do filho, de forma que a criança realmente compreenda que não se deve ultrapassar aquele limite.

2. Imponha-se na fala

Durante uma discussão, é muito importante saber o tom de voz a ser usado com a criança. Ao contrário do que muitos pais pensam, uma fala carregada de agressividade e exaltação não é o melhor caminho. Embora esse tipo de conduta faça com que a criança adote o comportamento desejado, cria-se um reflexo referente ao medo da reação parental, ao invés do real amadurecimento frente à situação.

Assim, o ideal é que a abordagem dos pais seja sempre clara e firme, de modo que a criança compreenda a situação e a real necessidade de mudança de seu próprio comportamento. A partir da reincidência de situações semelhantes, a criança desenvolverá naturalmente um entendimento daquele limite.

3. Não suborne

Para conseguir algo da criança, é muito comum que os pais ofereçam recompensas caso ocorra a mudança de um comportamento indesejado. Esse tipo de conduta pode até mostrar resultados momentaneamente, mas isso acaba condicionando na criança à ideia de que o bom comportamento implica diretamente em ser recompensada.

Em vez disso, deve-se fomentar a noção de certo e errado da criança demonstrando, sempre que possível, aprovação perante o bom comportamento ou à mudança de outro indesejável. Um simples sorriso de aprovação ou uma fala que incentive a manutenção daquela atitude já são suficientes para consolidar o aprendizado de um determinado limite.

4. Evite ameaças

Assim como a fala agressiva, a imposição de ameaças à criança pode ser extremamente negativa para o seu desenvolvimento. A presença do medo na criação dos filhos cria traumas e ressentimentos, o que pode prejudicar drasticamente a boa relação entre pais e filhos.

Há ainda o fato de que não cumprir uma ameaça no caso de mau comportamento pode ser prejudicial para a manutenção da autoridade paternal, o que induz à ideia de que a transgressão de limites não terá consequências reais. Na situação contrária, cumprir a ameaça pode ser desgastante para as duas partes, além de não ser a solução ideal para a mudança de comportamento da criança.

5. Nunca questione a autoridade do parceiro

A autoridade de ambos os pais deve coexistir de maneira harmônica no imaginário do filho. Problemas familiares ou conflitos entre falas diferentes pode gerar confusão na criança, principalmente quando há o questionamento ou a diminuição da autoridade de um dos pais.

Esse tipo de situação é extremamente negativo, uma vez que a criança passa gradativamente a desconsiderar aquela autoridade. O ideal é que sempre haja uma discussão prévia dos pais em relação à atitude a ser tomada frente ao conflito com o filho, de modo que a abordagem tenha o maior sucesso possível.

Gostou do post? Curta nossa página do Facebook para acompanhar mais dicas como estas! Aproveite para ler também o nosso texto sobre carência afetiva.

 

desenho de uma família e um convite para download de ebook


Referência:

Pereira, Sueli Raizi, and S. Q. Maria das Graças. “UMA REFLEXÃO SOBRE A FALTA DE LIMITES DOS FILHOS NO AMBIENTE FAMILIAR.” REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR UNIMEO: 221.

 

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.