O que é motivação e qual sua importância em nossa vida profissional?

O que é motivação e qual sua importância em nossa vida profissional?

Motivação é um conjunto de forças internas e externas (emoções) que levam à ação por meio de comportamentos.

Para a psicologia cognitiva comportamental, uma situação dispara pensamentos, que desencadeiam as emoções que nos leva ou não a agir, como no esquema abaixo.

Desenvolvendo a auto responsabilidade

A melhor maneira de se manter motivado é desenvolvendo a auto responsabilidade, pois é assumindo a responsabilidade pela própria vida e pelas próprias atitudes, que percebemos o quanto as ações e as mudanças dependem apenas de nós mesmos e não do outro ou do ambiente em que convivemos.

Note que existem diferenças entre os seres humanos e que não é necessário agradarmos e sermos agradado por todos, quando mudamos nosso próprio comportamento negativo, mudamos também todo o ambiente e até mesmo a maneira como vemos as pessoas ao redor, possibilitando então, que as conquistas venham de maneira natural, trazendo a realização e a felicidade.

Portanto, entre o motivo e a ação, existem desafios, é preciso ter METAS e OBJETIVOS, para que seus motivos superem qualquer obstáculo.

A verdadeira motivação não está fora de nós

Normalmente o que ocorre é que nos motivamos com fatores externos, ou seja, com promessas que ouvimos, expectativas que criamos, amor platônico que alimentamos e até mesmo na preocupação que mantemos de como o outro nos vai ver, ou o que vai pensar a nosso respeito.

Percebe como tudo isso será temporário? Dependerá da aprovação de terceiros, a qualquer momento poderá haver decepção e consequentemente a desmotivação. Acreditar que o que nos motiva está fora de nós mesmos causa ilusão, o que pode justificar a desmotivação após determinado tempo de trabalho por exemplo.

Você já ouviu alguém dizendo a frase abaixo? Ou mesmo você, já a disse em algum momento de sua vida?

“Não entendo por quê? Eu estava tão animado com essa oportunidade de trabalho e agora estou desmotivado, chego atrasado e às vezes acabo faltando sem motivos aparentes!

Pode ser que ao ter encontrado tal oportunidade, você a enxergou como solução dos problemas pontuais e com o passar dos dias, meses ou anos, as principais necessidades foram sendo supridas e então ao buscar por novas necessidades, novos consumos, novas oportunidades, você percebeu que aquilo que o motivou no início, não agrada ou não necessita mais.

A importância da automotivação

Então a verdadeira motivação, é a automotivação, ela vem de dentro para fora, está no propósito de vida, está naquilo que depende apenas de nós mesmos para alcançar.

Assim nos tornamos capazes de ROMPER QUALQUER BARREIRA, pois não dependerá de reconhecimento ou que tenha alguém sempre incentivando; compreendemos então que existem sim altos e baixos e que é nas dificuldades que se encontra a superação, e isso é o que nos IMPULSIONA PARA FRENTE, PARA O SUCESSO.

Sucesso e fracasso

Pessoas bem-sucedidas têm dentro de si a preocupação de se realizar e não a de ser reconhecida. Estas pessoas querem aprender cada vez mais, e repassar o que aprende, para motivar outras pessoas e fortalecer vínculos, em tudo vê uma nova oportunidade.

Já as pessoas que fracassam alimentam expectativas, procuram fatos e terceiros para justificar sua insegurança, seu medo e sua falta de atitude. Agora te pergunto, qual sua meta de vida: ser bem-sucedido ou ser fracassado?

Deixo abaixo algumas dicas para sua reflexão, para auxiliar a encontrar algumas respostas para as dúvidas que você enfrenta nesse momento, se ainda assim, acreditar que precisa de um suporte para compreender e organizar sua vida, me permita ajudá-lo, entre em contato.

Autorreflexão sobre motivação para sua vida profissional, mas serve para qualquer área da sua vida

Por que você trabalha?

O que te fez aceitar o seu trabalho?

O que te impede de enxergar seu trabalho como uma oportunidade para seu sucesso?

Se esta empresa não lhe agrada hoje, o que nela lhe agradou um dia?

Quem mudou de fato, o trabalho ou você?

Ao sair deste, qual será seu próximo emprego e por quanto tempo acredita que irá durar a sua motivação?

Autorreflexão sobre motivação para líderes:

Existem elogios e recompensas pelo bom desempenho?

Fornecem e propiciam um ambiente equilibrado para execução das tarefas?

São objetivos com o que esperam de cada um dentro da empresa?

Permitem a autonomia?

Pedem, aceitam e experimentam sugestões e críticas?

Reconhecem habilidades e diferenciais?

Estimulam o aumento de conhecimento, autoconhecimento e lazer: leituras, cursos, treinamentos, viagens, presentes?

E você? Quanto está satisfeito com seu trabalho e sua vida profissional?

Referências:

BERGAMINI, Cecília Whitaker: Psicologia aplicada à administração de empresas, psicologia do comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 2008.

Lieury, A. & Fenouillet, F. (2000). Motivação e aproveitamento escolar. Tradução de Y. M. C. T. Silva. São Paulo: Loyola.

Valkiria Lima
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.