Orientação Psicológica: Você sabe o que ela pode fazer por você?

Orientação Psicológica: Você sabe o que ela pode fazer por você?

A psicologia é uma área de conhecimento muito ampla. Muitas pessoas pensam que ela é usada apenas em casos isolados ou graves, mas isso não é verdade. A psicologia pode ser útil para todas as situações e para todas as pessoas, indicando quais os melhores caminhos a serem tomados e ajudando na busca por uma boa qualidade de vida.

Mas em que, afinal, a orientação psicológica pode ajudar na vida de uma pessoa? Saiba agora como a psicologia pode te auxiliar nas coisas mais variadas do cotidiano e enxergue a vida com outros olhos!

Será que eu preciso de orientação psicológica?

A psicologia não serve só para situações complexas, mas para as simples também. O problema é que muitas pessoas ficam retraídas quando o assunto é buscar aconselhamento psicológico, achando que não precisam disso ou adiando para outro momento.

No entanto, não há necessidade de procrastinação. A partir do momento que uma pessoa tem dificuldades para resolver um contratempo, seja em quesitos profissionais, amorosos, familiares ou até mesmo financeiros, ela pode buscar a ajuda de um profissional da área. Ele indicará qual o melhor caminho a ser tomado, respeitando os problemas e os limites da pessoa.

Como a orientação psicológica pode ajudar?

O objetivo do aconselhamento psicológico é fazer com que a própria pessoa faça reflexões sobre si e uma avaliação sobre sua situação atual. Com isso, o psicólogo fornecerá conselhos e informações apropriadas à necessidade presente, criando condições para que o paciente resolva o problema de forma rápida e sadia. Uma orientação psicológica breve também é importante para tirar dúvidas frequentes em relação a educação de filhos, relacionamento amoroso, conflitos de trabalho e manejos de situações diversas que podem estar causando desconforto emocional.

Confira abaixo alguns casos em que a orientação psicológica se faz de grande valia.

Ajuda a lidar com a ansiedade

A ansiedade pode aparecer por diversos motivos, seja pela espera do resultado do vestibular, por um momento inédito que está para ocorrer ou por fatores emocionais. A orientação psicológica pode auxiliar no controle desse mal e indicar qual a melhor atitude a ser tomada.

Contribui para a tomada de decisões no campo profissional e financeiro

Todo mundo passa por um aperto profissional ou financeiro durante a vida. No entanto, essas situações costumam ser de bastante estresse e podem promover angústia e raiva. Nesses casos, o acompanhamento psicológico auxilia tanto no controle emocional como nos desafios da vida.

Auxilia no controle à compulsões

Caminhando junto à ansiedade estão as atitudes compulsórias. Muitas pessoas, quando estão ansiosas ou sobre pressão, costumam agir sem pensar nas consequências. A conversa com um psicólogo pode ajudar nesse mal também.

Promove a autoconfiança e restabelece o equilíbrio pessoal

Muitas pessoas, ao passarem por um momento de aperto, acabam se fechando, como se estivessem dentro de uma concha. Esse momento de angústia gera complicações em todos os sentidos, o que pode ser revertido com a ajuda do psicólogo, recuperando a autoconfiança, a boa autoestima e o equilíbrio mental e emocional.

Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

O momento certo a se procurar um psicólogo é quando a própria pessoa aceita que precisa de ajuda. Ir contra a vontade pode ser uma péssima atitude, pois quem necessita de ajuda deve estar aberto à novas opiniões, possibilidades e soluções, mudando, muitas vezes, alguns hábitos que estão fazendo mal ao seu modo de viver.

Com o consenso do paciente e a dedicação do profissional, a orientação psicológica pode ser uma ajuda e tanto, servindo de incentivo ao ultrapassar os mais diversos obstáculos e desafios que a vida propõe.

O equilíbrio emocional é a base de tudo. Com confiança e segurança em si próprio, tudo está ao alcance. Por isso a orientação psicológica é tão importante. É essencial que a pessoa se sinta bem consigo mesma, de forma que ela conquiste tudo o que almeja no campo profissional, familiar, nos relacionamentos e nos estudos.

Você fazia ideia de que a orientação psicológica fazia tão bem assim para nós? Se você tem dúvidas sobre o papel do psicólogo aproveite para ler mais aqui.

consultar um psicólogo


Referência:

Baptista, Américo, Marina Carvalho, and Fátima Lory. “O medo, a ansiedade e as suas perturbações.” Psicologia 19.1-2 (2005): 267-277.

de Almeida Souza, Adriana Leite. “Life coaching: elementos da psicologia positiva na construção de uma vida plena e feliz.” Revista Processando o Saber 12 (2020): 37-50.

Schestatsky, Sidnei, and Marcelo Fleck. “Psicoterapia das depressões.” Brazilian Journal of Psychiatry 21 (1999): 41-47.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.