Entenda a paralisia do sono! Já aconteceu com você?

Paralisia do sono
Entenda a paralisia do sono! Já aconteceu com você?

Você já sentiu a estranha sensação de acordar e não conseguir se mexer? A paralisia do sono, na verdade, é um transtorno que consiste na impossibilidade da pessoa se mover ou falar no momento em que passa do sono para a vigília.

Trata-se de um fato bastante comum que gera uma sensação angustiante para quem a possui. Às vezes, pode ser acompanhada de alucinações. Mas o que parece se tratar de um grande pesadelo, na verdade pode estar ocultando sintomas de outros problemas mais profundos.

O que é a paralisia do sono e quais são as suas causas e consequências? Entenda sobre esse problema no nosso artigo do dia!

O que é a paralisia do sono?

Paralisia do sonoA paralisia do sono acontece quando a atividade cerebral e corporal se descoordenam e é então que a consciência é recuperada antes da mobilidade corporal. Isso é a paralisia do sono: quando o cérebro acorda antes do corpo.

Como a paralisia do sono é um fenômeno do despertar incompleto da pessoa, que surge das transições entre o chamado “estado de sono” e de “vigília”, ela faz parte do grupo das parasomnias, de acordo com a Classificação Internacional de Transtornos do Sono, que afeta um a cada 1.000 habitantes. Parasomnias é o grupo de desordens do sono que são caracterizadas pelo movimento incomum e sonhos no momento em que uma pessoa se encontra entre as fases diferentes de sono ou acordar de um sono.

A pessoa que se encontra sob a paralisia do sono está cognitivamente acordada, porém, ela experimenta sensações e emoções de paralisação de grande parte da musculatura voluntária, menos dos olhos e do diafragma. Também pode ocorrer a paralisia da laringe, na qual a pessoa se vê impossibilitada no momento da fala, enquanto se produz este transtorno do sono.

Quanto tempo dura a paralisia do sono?

O tempo que dura a paralisia do sono tende a ser variável. Em geral, possui duração não prolongada, que pode ocorrer entre 20 segundos até dois minutos.

Mas existe algo por trás da paralisia do sono? Sim, a paralisia do sono pode ser tanto um sintoma isolado quanto fruto de um contexto acompanhado de outros sintomas.

Um desses outros sintomas que pode acompanhar a paralisia do sono é a alucinação, que pode ser auditiva, visual ou até tátil, sendo as mais comuns as de tipo sensitivo e visual. Muitas dessas alucinações são consideradas popularmente como “experiências paranormais”, mas são desacreditadas pelos cientistas neurólogos e psicólogos.

Quais as causas da paralisia do sono?

Por que a paralisia do sono ocorre? As causas podem variar como:

Associação com outra patologia

Entre as mais comuns está a narcolepsia, doença em que a pessoa tem dificuldade para se manter acordada durante o dia. Entre outros sintomas da narcolepsia, com muita frequência podem ser verificados ataques de catalepsia e paralisação muscular.

Privação de sono aguda

Causa isolada que pode afetar pessoas sem histórico de paralisias.

Genética

É a causa de tipo hereditário, mas sendo uma das menos frequentes, que surgem quando membros da família já padeceram ou padecem de algum tipo de paralisia do sono.

Estilo de vida

O estresse e a ansiedade crônica podem desencadear também o problema da paralisia do sono.

Hormonal

Há estudiosos que podem indicar a falta de hormônios (como a melatonina e o triptofano) como causas possíveis para a paralisia do sono também.

Como tratar a paralisia do sono?

Para dar continuidade no diagnóstico da paralisia do sono, em primeiro lugar, o médico deverá descartar que o paciente tenha algum tipo de narcolepsia. Após esta análise, é realizada uma investigação sobre a qualidade do sono para identificar se há um déficit de sono, bem como o tipo específico de paralisia.

Caso a paralisia do sono se manifeste como um sintoma isolado, não haverá maiores problemas e até se pode descartar a possibilidade de tratamento. Mas caso a paralisia do sono persista durante mais de três ou quatro semanas contínuas ou se estiver atrapalhando a qualidade de vida da pessoa, ela terá de procurar ajuda profissional para iniciar um tratamento.

Uma das formas que podem ajudar durante o tratamento da paralisia do sono é a manutenção de horários para dormir, respeitando os turnos. Dormir pelo menos 7 horas, evitando exercer atividades noturnas estimulantes, como trabalho, jantar, uso de aparelhos eletrônicos e exercícios físicos. No momento da paralisia, a pessoa deverá manter a calma, já que não ocorrerá nenhum outro tipo de perigo e a sensação angustiante passará sem maiores consequências.

Quais os medicamentos usados para tratar a paralisia do sono?

Em relação aos fármacos, como os antidepressivos e calmantes, existem medicamentos que são usados para tratar a paralisia do sono. No entanto, devem ser tomados somente sob prescrição médica, até por que, a própria utilização desses remédios podem dar lugar à paralisia do sono, em casos de interrupção.

Não existem danos físicos conhecidos que a paralisia do sono possa causar. Como a duração deste fenômeno costuma ser breve, não implica no prejuízo de nenhum tecido muscular nem problemas nas funções vitais, como a respiração e o sistema cardiovascular, por exemplo.

Mas, para quem está sob o efeito angustiante, não exclui as sensações extremamente desagradáveis que podem influenciar negativamente o seu dia a dia. Apesar dessas sensações desagradáveis, de asfixia e paralisação momentânea do corpo, bem como de estados alucinatórios, deve-se compreender que se trata de uma fase de transição entre o sono e a vigília, mas sem muitos perigos.

Quais os efeitos da paralisia do sono na vida da pessoa?

Os únicos efeitos negativos da paralisia do sono seriam o medo de ir dormir novamente (pelas sensações experimentadas negativamente). Para os casos de persistência destes sintomas, é importante realizar uma visita ao médico, que indicará o melhor tratamento para o seu caso e a forma de preveni-lo.

Já sofreu ou tem alguém conhecido que está passando por este problema desagradável? Não hesite em buscar ajuda profissional, deixe um comentário e ajude a compartilhar a importância deste fenômeno!


Referências

Neves, G. S. M. L., P. J. O. M. Macêdo, and Marleide da Mota Gomes. “Transtornos do sono: atualização (1/2).” Bras Neurol 53.3 (2017): 19-30.

Ramos, Daniela Figueiredo, et al. “PARALISIA DO SONO RECORRENTE-MEDO DE DORMIR.” Revista Paulista de Pediatria 38 (2020).

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.