Quais as vantagens do mapeamento do perfil profissional de funcionários?

quatro bonecos cada um com um perfil profissional
Quais as vantagens do mapeamento do perfil profissional de funcionários?

A área de recursos humanos (RH) de qualquer empresa tem um papel essencial no alcance de seu sucesso. Afinal, é ela a responsável por captar e contratar os colaboradores, que são os responsáveis pelo trabalho no dia a dia da empresa e, consequentemente, o alcance de resultados.

Para garantir que esse processo se dê de forma positiva para gestores e trabalhadores, é preciso que o RH se esforce em conhecer seus colaboradores. Dessa forma, ele poderá distribuir melhor os funcionários, fornecer feedbacks embasados e aumentar a sua satisfação.

Por isso, no post de hoje falaremos sobre o mapeamento do perfil profissional de colaboradores e como ele é importante para a empresa. Acompanhe!

O que é o mapeamento do perfil profissional de colaboradores?

É um processo de identificação de diversos aspectos do colaborador que influenciam sua atuação e seu  bem-estar dentro da empresa: competências, metas, objetivos, satisfação, experiências. O RH busca descobrir questões que vão além da análise de currículo e entrevista convencionais.

O mapeamento ajuda a empresa a conhecer melhor a sua equipe, e também ajuda o funcionário a se conhecer melhor e sua atuação no trabalho. O gestor tem a oportunidade de saber mais detalhadamente as habilidades de cada membro da equipe, além de suas tendências de comportamento e necessidades pessoais.

Como ele é realizado?

O mapeamento geralmente é realizado a partir de testes, que contêm questionários com perguntas estruturadas, que buscam identificar o perfil profissional e comportamental do funcionário. Essa avaliação deve ser iniciada já nas primeiras fases do processo seletivo, com reavaliações periódicas.

As respostas são preenchidas pelo próprio colaborador, a partir de suas percepções, valores e prioridades. Isso garante maior confiabilidade do resultado encontrado, já que a própria pessoa definiu o que responderia.

Hoje em dia são utilizados diversos softwares para a realização dos testes e análise dos resultados encontrados, fornecendo análises ágeis, seguras e imparciais. Todo o mapeamento deve ser realizado por uma equipe capacitada para interpretar e utilizar adequadamente os resultados, que conta com, pelo menos, um psicólogo.

Os principais objetivos da realização do mapeamento são:

  • identificar as principais forças e competências dos colaboradores;
  • verificar se o funcionário exerce uma função que está de acordo com seu perfil;
  • buscar descobrir a motivação da equipe; e
  • ajudar o colaborador a melhorar seu desempenho, a partir da identificação de pontos fortes e fracos.

Qual a sua importância?

O mapeamento permite que os gestores identifiquem as características e o perfil dos integrantes da equipe, incluindo questões como: níveis de satisfação e energia, poder de comunicação e persuasão, capacidade de tomada de decisões, criatividade, perfil de liderança, colaboração entre os funcionários, entre várias outras.

Essa caracterização traz benefícios, pois:

  • permite comparar o perfil de um candidato com o perfil esperado para a vaga;
  • facilita a gestão de equipes e criação de equipes com alta performance;
  • possibilita que o colaborador seja destinado a um cargo ideal para seu perfil, de forma que ele trabalhe melhor e alcance melhores resultados;
  • fornece base para a elaboração de um plano de treinamento;
  • gera relações internas mais fluidas e produtivas; e
  • ajuda na identificação das causas de conflitos e entraves no processo de trabalho.

É importante ressaltar que a aplicação dos testes de mapeamento do perfil de colaboradores é apenas o primeiro passo. O RH precisa dar continuidade ao processo, para solucionar os problemas encontrados, proporcionar melhores condições de trabalho e destinar os funcionários aos melhores cargos para eles.

Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts — Psicologia: entenda como ela ajuda a ser promovido no trabalho!

 


Referências:

de Mattos Martins, Marcos Madeira. A empresa e o valor do trabalho humano. Grupo Almedina, 2019.

de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.

De Souza, Sheila Elisabete Regiane, et al. “CAPITAL HUMANO: EVIDENCIAÇÃO DOS INTANGÍVEIS E DESAFIOS COMENSURÁVEIS.” Revista Ciência Contemporânea 1.5 (2020): 246-265.

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.