Guia da carreira: profissional de RH – Tudo que você precisa saber sobre a profissão

Guia de carreira: profissional de RH
Guia da carreira: profissional de RH – Tudo que você precisa saber sobre a profissão

Responsável por gerenciar as relações das pessoas com a empresa, o especialista em recursos humanos (RH) é um componente fundamental para as organizações. Quer saber mais sobre o mercado de trabalho dessa profissão? Então, continue lendo!

Nesse post, montamos um guia completo da carreira do profissional de RH. Ao fim do texto, você vai entender sobre as atividades envolvidas nos recursos humanos, compreender como é o curso de gestão de pessoas, perceber o panorama atual do mercado de trabalho e conhecer as áreas de atuação do RH. Confira!

O que faz um gestor de recursos humanos?

As atividades desse especialista se concentram, sobretudo, no departamento pessoal de uma empresa. Além de coordenar o recrutamento e a seleção de novos funcionários, o gestor de RH pode ajudar os colaboradores a se desenvolverem na companhia, assim como trabalhar com estratégias de motivação de equipes.

Dessa forma, esse profissional está preparado para lidar com qualquer questão que envolva a gestão de pessoas, desde a seleção e o treinamento de empregados até as iniciativas com foco em melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

A área de RH também é responsável por desenvolver planos de carreira e executar a política salarial de uma empresa. Além disso, deve mensurar os resultados das ações do setor.

Como o gestor de recursos humanos se ocupa diretamente das relações humanas, é essencial que o profissional de RH tenha alguns atributos, como carisma, paciência, organização, sensibilidade, responsabilidade e raciocínio rápido.

Conheça algumas atividades desse profissional:

  • recrutamento de funcionários;
  • seleção de pessoal;
  • acompanhamento de dinâmicas de grupo;
  • aplicação de testes vocacionais e psicológicos;
  • treinamento de recém-contratados;
  • elaboração de atividades de integração;
  • capacitação de equipes;
  • formação de programas de retenção de talentos;
  • implantação de planos de cargos e salários;
  • criação de pesquisas de clima e satisfação;
  • avaliação de desempenho;
  • administração de conflitos;
  • demissão de funcionários.

Como é o curso de gestão de pessoas?

A formação em Gestão de Recursos Humanos tem duração de dois anos. É um curso superior, que forma tecnólogos. Nesses quatro semestres, o aluno aprende noções de administração, direito e psicologia. Alguns conceitos estudados incluem contabilidade, matemática financeira, informática, legislação, relações trabalhistas, ética, saúde e segurança no trabalho, gestão de pessoas, comunicação empresarial, negociação e liderança.

Após o término das disciplinas e da entrega do trabalho de conclusão de curso, o estudante recebe um certificado e está apto a atuar no âmbito corporativo. Para alcançar cargos mais altos, é indicado que o profissional continue os estudos e, por exemplo, faça uma pós-graduação na área de seu interesse.

Qual o panorama do mercado de trabalho?

O campo dos recursos humanos está em alta no mercado de trabalho. Há uma demanda por profissionais especializados que tenham conhecimento sobre o setor de remuneração e benefícios.

De acordo com o seu cargo, o gestor de pessoas pode ganhar de R$ 1 mil a R$ 28 mil. Sua experiência na área é que determinará sua posição na corporação. Algumas funções pertinentes são: assistente, técnico, analista, supervisor, consultor, coordenador, gerente e diretor de recursos humanos.

Há oportunidades em micro, pequenas, médias e grandes empresas nos mais diversos setores, bem como em escritórios de consultoria. As áreas mais procuradas são seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento. No mercado de trabalho, há uma tendência em focar no bem-estar do funcionário a fim de elevar sua produtividade e também na análise de grande volume de dados para identificar falhas no quadro de pessoal.

Existem vagas por todo o país, mas ainda uma grande concentração de atividades nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Contudo, observa-se um crescimento do setor na Região Nordeste.

Quais são as áreas de atuação do profissional de RH?

Dependendo do tipo de carreira desejada, o gestor de recursos humanos pode atuar nos mais diversos campos. Normalmente, as empresas possuem uma área dedicada à administração de processos envolvendo seus funcionários. Além de trabalhar em organizações, o profissional de RH pode atuar como consultor ou ainda para uma empresa terceirizada, realizando seleções e procedimentos para mais de uma companhia.

A seguir, mostramos algumas áreas de atuação para esse especialista:

Contratação de funcionários

O gestor de RH pode realizar consultorias para contratação de novos profissionais, assim como trabalhar em uma área da empresa voltada especialmente para seleção — já que, dependendo do tamanho do empreendimento, algumas organizações decidem ter sua própria área de recrutamento.

Entre as atividades envolvidas nesse processo estão a realização de entrevistas, aplicação de provas e elaboração de dinâmicas de grupo. Esse profissional pode aplicar ainda testes vocacionais e psicológicos.

Também tem se tornado comum a prática de investigação das redes sociais do candidato para verificar informações fornecidas durante o processo de seleção. Todas essas práticas têm como objetivo encontrar o funcionário mais adequado aos valores e objetivos da organização.

Treinamento e desenvolvimento de pessoal

Além de operar em seleções de candidatos, o profissional de RH pode trabalhar no treinamento do novo funcionário, sendo responsável por recebê-lo na empresa e por realizar ambientações, bem como capacitações para explicar ao colaborador a estrutura, a história e os setores do seu novo local de trabalho.

Contudo, o trabalho do RH não acaba aí. O gestor de pessoas deve ainda acompanhar o desempenho dos funcionários na empresa e continuar apoiando e treinando os colaboradores, quando necessário. Essas ações têm em vista o aumento da produtividade e o alcance máximo do potencial dos profissionais dentro da organização.

Remuneração e benefícios

Já alguns gestores de RH trabalham mais especificamente com os salários, incluindo benefícios e gratificações. Eles são responsáveis pela folha de pagamento e pela administração do pessoal.

O profissional de RH interessado em se especializar nessa área deve ter facilidade com números, já que serão exigidas habilidades matemáticas do mesmo, assim como compreender as legislações trabalhistas a fim de evitar erros legais e desacordos com os sindicatos.

Gerenciamento e análise de estratégias

Outra função do profissional formado em recursos humanos é cuidar do bem-estar da equipe. Além de analisar a motivação dos grupos, o gestor deve ter realizar pesquisas de satisfação e buscar formas de melhorar o processo produtivo ao implantar estratégias que ampliem a eficiência da empresa.

Você já trabalha na área ou está em busca de novas oportunidades? Tem mais alguma dúvida sobre a carreira do profissional de RH ou uma experiência que gostaria de partilhar sobre as práticas do dia a dia da profissão? Então, comente aqui no post!

Soluções Inovadoras para o RH


REFERÊNCIAS:

das Chagas, Francisca Nayara Maia, Giuliana Andreza Figueiredo Gil Gomes, and Joísa Quixadá. “A GESTÃO DE PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DAS MODERNAS FERRAMENTAS DE RH.” Organização: CAAD/UFERSA (2016): 5.

Halpern, Clarisse, and Elizabeth Espindola Halpern. “Quem quer ser um Gestor de Recursos Humanos? Reflexões Sobre a Formação e o Perfil dos Alunos de Gestão de RH.” Revista Administração em Diálogo-RAD 18.3 (2016): 46-75.

PEREIRA, MARIA CELIA BASTOS. RH essencial. Saraiva Educação SA, 2017.

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.