5 dicas essenciais para ter mais qualidade de vida no trabalho

5 dicas essenciais para ter mais qualidade de vida no trabalho

Não há dúvidas que, no início do século XX, o taylorismo e o fordismo revolucionaram a produção fabril. No entanto, a forma mecanizada de exercer uma única função alienava funcionários e, em muito pouco (ou em nada), auxiliava na qualidade de vida no trabalho. Com o passar dos anos, novas técnicas laborais foram desenvolvidas e a necessidade de mudanças na relação entre empresa e empregado se colocou diante dos líderes — percebeu-se que o foco não deveria ser apenas no lucro.

Dessa maneira, o colaborador teve seu valor reconhecido e seu bem-estar passou a ser uma preocupação nas organizações, pois é por meio dele que o indivíduo se sente mais motivado e melhora sua produtividade.

Continue a leitura e saiba mais sobre a promoção da qualidade de vida no trabalho e sua importância!

Como promover mais qualidade de vida no trabalho

Sentir-se bem física e mentalmente é a premissa para desenvolver um bom trabalho. Saber que a corporação que o empregou se preocupa com a felicidade e o progresso de seus funcionários torna o profissional muito mais engajado.

E é por esse motivo que as empresas vêm investindo cada vez mais em seus colaboradores. Os resultados são rapidamente percebidos e, entre eles, estão a diminuição da rotatividade e a melhoria nos processos de produção.

Listamos algumas ações que podem ajudar a promover mais qualidade de vida dentro das corporações. Veja:

1. Determinar objetivos

A maioria das pessoas têm objetivos, sejam pessoais e/ou profissionais. Quando se trata de uma empresa, isso não é diferente. E demonstrar aos colaboradores que eles são parte essencial para atingir uma meta, transmite a eles a sensação de pertencimento.

Trabalhar em conjunto para determinar e alcançar os objetivos, além de transformar um empregado em parceiro, contribui para que ele tenha uma vida mais saudável. Assim, fortalece-se tanto a interação da equipe quanto o relacionamento com a organização.

2. Evitar sobrecarregar os colaboradores

Cumprir prazos e atender às demandas de forma satisfatória são fatores cruciais para evitar o estresse dos indivíduos e garantir um bom funcionamento da empresa. Afinal, ninguém gosta de ser repreendido. Contudo, para que isso seja alcançado com sucesso, é necessário que cada profissional receba uma quantidade viável de tarefas a serem realizadas.

Levar trabalho para casa, ficar até mais tarde na organização ou trabalhar nos finais de semana e feriados gera uma sobrecarga que impede a qualidade de vida, e, portanto, deve ser evitado. Para isso, é possível criar novas áreas ou redistribuir funções.

3. Construir espaços de relaxamento

Ter um espaço confortável no qual se possa passar alguns minutos relaxando, ainda que dentro da empresa, pode ser bem produtivo. Ao contrário do que muitos pensam, as pausas durante o trabalho estimulam a criatividade e auxiliam na concentração. Assim, construir (ou transformar) um local para esse fim, proporciona o descanso dos colaboradores, pode trazer novas ideias e mais vigor para a continuação do expediente.

4. Elaborar programas de recompensas

O cérebro humano é dotado de um sistema de recompensa. Por causa dele, nos alimentamos, trabalhamos etc., isso gera prazer e satisfação. A possibilidade de alcançar uma meta estimula a movimentação do indivíduo em todas as áreas de sua existência.

Por isso, empresas que utilizam programas de recompensa atingem os melhores resultados. Oferecer promoções de cargo, planos de carreira, melhorias salariais e nos planos de benefícios incentiva o funcionário a se dedicar e a crescer pessoal e profissionalmente.

5. Aplicar a psicologia organizacional

psicologia organizacional é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Responsável pela gestão de pessoas, ela busca o equilíbrio entre os interesses da corporação e a qualidade de vida no trabalho de seus funcionários.

Quando bem aplicada, a psicologia atua positivamente em todos os âmbitos da empresa. Ela fornece treinamentos, auxilia na formação de líderes, resolve conflitos, oferece aconselhamentos psicológicos quando necessário, entre outras soluções.

Investir em qualidade de vida no trabalho exige ações que são benéficas para todos os envolvidos no processo. Cuidar do ser humano que trabalha para que a empresa cresça é zelar pelo maior capital que ela possui.

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Referências:

Fiorese, Lucimara, and Mariangela Martinez. “Influência da cultura e clima organizacional na qualidade de vida no trabalho: revisão da literatura.” Revista Destaques Acadêmicos 8.1 (2016).

Friedman, Ron. Como ser feliz no meu trabalho: A neurociência explica o que fazer para transformar o seu ambiente de trabalho rumo à autorrealização. nVersos, 2019.

Silva, Tayne Gonçalves, et al. “Qualidade de vida no trabalho: uma análise empírica sob o modelo de Walton.” Revista Inteligência Competitiva. São Paulo 6.4 (2016): 20-54.

 

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
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