E a saúde emocional, como vai?

E a saúde emocional, como vai?

Mês de Janeiro: mês de resoluções, de “ano novo, vida nova”, e também mês da campanha Janeiro Branco. Mas o que é isso?

Janeiro Branco

Assim como as mais conhecidas campanhas “Outubro Rosa“, “Novembro Azul” ou “Dezembro Vermelho“, que propõem a prevenção de doenças como câncer e AIDS; a campanha “Janeiro Branco” vem para nos lembrar da importância de cuidarmos, também, da nossa saúde emocional.

Esse ano está acontecendo sua terceira edição, o que nos mostra como ainda engatinhamos quando o assunto é o cuidado com nossas emoções. Mas será que cuidar do que sentimos é realmente importante? Em pleno século XXI, ainda vemos nossas questões emocionais sendo negligenciadas.

Existe uma preocupação muito maior em se cuidar do corpo hoje do que há cerca de cinquenta anos. O número de pessoas realizando atividades físicas e procurando manter uma alimentação mais saudável aumentou muito – o que é excelente.

Atenção à saúde emocional

No entanto, as questões relativas às nossas emoções e sentimentos ainda são vistas como “frescura”, “falta do que fazer”, ou (pior ainda) “falta de terapia: ter-a-pia-cheia-de-louça-pra-lavar”. Quem nunca se deparou com alguma fala nesse sentido? E quantas vezes nós próprios pensamos sobre isso, deixando o cuidado com as emoções e sentimentos para depois?

Aos poucos, essa visão tem se amenizado e, para muitas pessoas, procurar apoio psicológico já não é mais considerado “coisa de louco”. Muitos definem a procura por auxílio psicológico até mesmo como um “ato de coragem”, o que nos mostra que aceitarmos e cuidarmos das nossas emoções ainda não é algo natural.

Às exigências de nossas vidas – cada vez mais corridas – volta e meia nos deixam “sem tempo para pensar nos problemas”. E é nesse sem tempo que vamos deixando a nós mesmos para trás. Então aquele problema que poderia ter uma solução com baixo gasto de tempo e/ou energia acaba se tornando fonte inesgotável de problemas muito maiores, que travam nossa qualidade de vida.

Saúde física e mental

A Organização  Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades“. Ou seja, apenas o fato de não termos nenhuma doença não é sinônimo de que somos saudáveis. Também precisamos nos relacionar bem com o mundo e conosco.

O mote da campanha Janeiro Branco desse ano: Quem cuida da mente, cuida da vida!, nos faz olhar para dentro na busca de cuidar daquilo que, no fim das contas, pode ser a diferença para nossa qualidade de vida. Ou, como já nos dizia aquela famosa expressão latina: mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”).

E você, tem cuidado das suas emoções?

Se você quer entender mais sobre inteligência emocional leia nosso post sobre o tema!

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

Bruna Paschoalini
Últimos posts por Bruna Paschoalini (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.