Como avaliar sua inteligência emocional? Confira

Como avaliar sua inteligência emocional? Confira

Certamente você já ouviu falar em inteligência emocional, mas o que isso significa? Indo além do intelecto e da lógica, ser uma pessoa emocionalmente inteligente é possuir a capacidade de compreender e avaliar os seus próprios sentimentos, assim como os das outras pessoas.

Tendo o controle dessas emoções, é possível controlar também suas atitudes, principalmente em momentos adversos, de decisões difíceis ou de pressão, de modo a obter benefícios tanto na vida pessoal quanto profissional, que determinam sua felicidade e sucesso.

Para conseguir gerenciar os sentimentos, existem algumas habilidades necessárias. Entretanto, elas nem sempre estão presentes em todos os indivíduos, mas podem ser construídas e aprimoradas para se atingir esse objetivo.

Detectar se você possui essas habilidades é a primeira etapa para avaliar se sua inteligência emocional está em um nível elevado. Acompanhe a seguir alguns sinais de que elas estão presentes entre as suas características. Confira!

Você é uma pessoa curiosa

Segundo Goleman, psicólogo considerado o “pai da Inteligência Emocional” são 5 os componentes desse conceito: empatia, habilidades sociais, autorregulação, autoconsciência e automotivação.

Se o desconhecido lhe desperta interesse e perguntas sobre as necessidades e sentimentos de uma pessoa surgem naturalmente após um primeiro contato, isso significa que a empatia, uma sintonia com o próximo, é uma de suas características.

A curiosidade no outro, observando-o e analisando seus modos, tiques e atitudes, faz você incorporar esses conhecimentos externos e melhorar seu modo de ser. Além disso, percebidas e internalizadas, essas informações podem ser traduzidas em atitudes que motivam também a melhoria no próximo.

Você se sente bem com pessoas

Se sentir confortável na presença de outras pessoas, independentemente se essas são conhecidas ou não, ou de opinião igual ou oposta a sua, é uma característica de seres humanos que possuem uma boa inteligência emocional.

Gostar de estar em grupo indica que você é uma pessoa segura de si, que não tem vergonha de suas ações e emoções, nem medo de ser julgado. Tendo liberdade em ser o que é, o relacionamento com outros indivíduos é mais saudável, demonstrando então que você possui habilidades sociais.

Você sabe dizer não

Saber o ponto exato para aceitar ou negar pedidos e tomar decisões adequadas é também um sinal de que você é emocionalmente inteligente.

Assim, a capacidade de ter disciplina e evitar hábitos que não são saudáveis, monitorando e se mantendo firme quanto às suas ações, é reflexo de uma boa autorregulação, mais um dos pilares da inteligência emocional.

Você conhece suas forças e fraquezas

A autoconsciência também é um dos componentes da inteligência emocional. Ter o conhecimento de si mesmo, aceitando e compreendendo seus pontos fracos e fortes, os quais devem ser identificados, melhorados e utilizados ao seu favor, é fundamental.

Essa consciência resulta na autoconfiança, pois acreditando em suas qualidades e utilizando as habilidades em que você é mais competente em momentos ideais, assim como confrontando as dificuldades quando necessário, torna você eficaz em suas atitudes, atingindo o êxito.

Além disso, faz parte da autoconsciência reconhecer os motivos que afetam suas emoções, como o que lhe deixa chateado ou para baixo. Isso é muito importante para ter controle emocional, sendo assim possível voltar rapidamente a ter tranquilidade e confiança ou apenas não se prender a sentimentos negativos.

Você é uma pessoa automotivada

Se você encontra vontade em tomar atitudes e ações por motivos internos, certamente é uma pessoa automotivada, que é mais um dos elementos da inteligência emocional. Assim, o foco em atingir seus objetivos é muito grande, buscando sempre os melhores resultados possíveis.

Além disso, você sempre corre atrás do que quer, nunca esperando as coisas acontecerem ao acaso e não precisa de recompensas para agir dessa forma. Assim, você tem tudo para se destacar em suas funções, principalmente no âmbito profissional.

Você se identificou com essas características? Se sim, você está no caminho certo. Porém, se a resposta é não, considere reservar um tempo para trabalhar sua inteligência emocional.

Procure um psicólogo, pois esse profissional possui formação adequada para lhe ajudar a solucionar questões internas que parecem sem solução. Portanto, entre em contato conosco se o seu objetivo for analisar e adquirir uma boa inteligência emocional para alavancar suas relações pessoais, familiares e profissionais!


Referência:

Goleman, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Objetiva, 2012.

Goleman, Daniel, Richard Boyatzis, and Annie McKEE. “O poder da inteligência emocional.” Rio de Janeiro: Campus (2002).

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.