A insônia tem sido uma doença preocupante e séria em todo o mundo, pois tem afetado 80% da população, tornando-se um problema de saúde pública. A vida agitada e estressante tem sido um dos fatores que acometem as pessoas a não terem um bom sono durante a noite.
A perda e ou falta de sono tem prejudicado muitos devido a estes e outros fatores que veremos no texto. Vamos entender o que é e que fazer; as causas e o tratamento para vencermos esse mal chamado de: transtorno ou distúrbio do sono.
O que é insônia?
A insônia é um transtorno que dificulta o início e/ou a manutenção do sono. O sono deve ser reparador, isto é, que lhe ajuda a repor as suas energias para recomeçar um outro dia. Quando isso não acontece esse sono é chamado de não reparador trazendo sérios prejuízos como emocional, social e profissional.
Há um aumento de tempo que a pessoa leva para iniciar um sono e podemos dizer também sobre muitos despertares durante a noite que impedem um sono saudável. Existem vários tipos de insônias, que geralmente ocorrem pela predisposição genética , fatores físicos, biológicos, psicológicos e sociais.
Quais as causas da insônia?
Há muitos fatores e causas que são as mais frequentes da insônia tais como: síndrome das pernas inquietas, apnéia do sono, depressão, transtorno de ansiedade, fibromialgia, problemas de tireóide, algumas medicações e estimulantes como bebidas alcoólicas. Também podemos enfatizar perdas de entes queridos, conflitos conjugais, familiares, no trabalho e muitas vezes ficar assistindo TV e ficar no celular até mais tarde.
Podemos ver que várias questões influenciam na perda de sono. As questões emocionais e psicológicas estão nesse processo. O estresse, por exemplo deixa a pessoa muito irritada, de mau humor. Situações conflituosas do quotidiano que muitas vezes tentamos resolver na hora de descansar a mente e que perturbam o sono. Os conflitos pessoais, familiares e de trabalho que levamos para a hora de dormir, ficando então em alerta pelas preocupações, não resolvemos nada neste momento e ficamos mais ansiosos, frustrados acarretando no dia seguinte sérias consequências em seu desempenho no trabalho, um risco maior de acidentes, uma péssima qualidade de vida e outros problemas psicológicos.
O importante é você perceber que tudo isso está ocupando muito a sua mente, trazendo pensamentos negativos e inquietações na hora do sono. Então começar a decidir se cuidar e tratar desses sintomas imediatamente.
Quais os tratamentos para a insônia?
Para se tratar desses sintomas, muitos tem procurado médicos especializados , incluindo exames que são feitos para um melhor diagnóstico, no caso a polissonografia. Tratamentos podem ser farmacológicos e não farmacológicos que trazem medidas essenciais visando a melhoria da higiene do sono e com técnicas terapêuticas que propiciam bons resultados na terapêutica da insônia. Lembrando que em caso de tomar medicação é fundamental o acompanhamento médico, já que estes causam dependência.
Dicas para melhorar a qualidade do seu sono
Algumas dicas importantes que podem também ajudar são: dormir em ambiente mais tranquilo e sem luz, evitar dormir com o celular, computador ou televisão ligados, já que a luz e o barulho podem reduzir a melatonina no cérebro, impedir de dormir. Busque ouvir músicas relaxantes, tome um chá com leite e evite tomar café antes de dormir .
Enfim, se você tem problemas para dormir, se fica apenas adormecido acordando a todo momento, se você fica cansado(a) depois de uma noite de sono, você dever sofrer de insônia, então procure imediatamente um médico, terapia e como se tratar. Um boa noite de sono, lhe dará um dia mais agradável, produtivo e cheio de vitalidade.
Experiências em transtornos de ansiedade, estresse, fobia social, depressão , transtornos alimentares , transtorno de estresse pós traumaticos, transtorno bipolar e outros. Atualizações em cursos , seminários e congressospara resultados eficazes na clínica.
- Como cuidar de sua saúde mental em tempos de Covid-19 - 6 de abril de 2020
- Transtornos de ansiedade generalizada: entenda mais sobre isso - 20 de julho de 2019
- Como lidar com o medo: sintomas, causas e dicas de como controlá-lo - 21 de maio de 2019