Câncer de mama: Impactos psicossociais sobre o feminino

Câncer de mama: Impactos psicossociais sobre o feminino

Campanha de prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro é considerado o mês de prevenção ao câncer de mama. É conhecido mundialmente como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, e no Brasil teve início no ano de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.

Processo de negação

A campanha de prevenção ao câncer de mama é conhecida internacionalmente, no entanto, ainda há muitas mulheres que adiam a decisão de fazer o exame.

Ao realizar uma breve análise é possível perceber que esse comportamento corresponde ao mecanismo de defesa do ego (a negação), pois com a intenção de evitar a situação perigosa, deixa de reconhecer sua existência. Isso pode dar-se dessa maneira por conta do significado que o câncer tem em nossa cultura. 

O estigma do câncer

Antigamente o câncer carregava o estigma de castigo, depois ele foi relacionado à contenção do desejo ou não-expressividade das emoções. Este estigma pode ser claramente observado no dia a dia, quando vemos pessoas que nem sequer mencionam a palavra câncer por achar que podem atrair a doença para si, passam a chamá-la de “aquela doença” ou de “aquilo”, por exemplo.  

É válido ressaltar que o câncer de mama é considerado de bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente, sendo o principal fator que dificulta o tratamento o estágio avançado em que a doença é descoberta, nesse sentido, devemos conscientizar as mulheres ao nosso redor sobre a importância da prevenção. 

Aspectos psicossociais sobre o feminino

Não há dúvida que o câncer de mama é uma experiência amedrontadora para as mulheres. Para muitas delas, a confirmação do diagnóstico evoca sentimentos de pesar, raiva e intenso medo. O desenvolvimento da doença pode levá-las a situações de ameaça à sua integridade psicossocial.

Estudos na área mostraram que as mulheres sofrem alguns desconfortos psicológicos, como por exemplo a Ansiedade, a Depressão e a raiva; mudanças no padrão de vida relacionados ao casamento, vida sexual e atividades no trabalho, além de medos e preocupações concernentes à mastectomia — procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas — recorrência da doença e morte.

Por suas características, o tratamento traz repercussões importantes no que se refere à identidade feminina. Além da perda da mama ou de parte dela, os tratamentos complementares podem impor a perda dos cabelos, a parada ou irregularidade da menstruação e a infertilidade, fragilizando ainda mais o sentimento de identidade da mulher.

Além disso, devem ser levados em consideração os significados da mama na vida da mulher. A mama ou o seio é visto como lugar privilegiado das representações culturais de feminilidade, sexualidade e maternidade. Por isso podemos dizer que o câncer de mama é uma ameaça que pode abalar a identidade feminina, sentimento que fundamenta a existência da mulher.  

Estratégias de enfrentamento

Estratégias de enfrentamento ou coping refere-se ao conjunto de esforços e estratégias despendidas para lidar e adaptar-se às situações estressantes. Frente ao câncer de mama, a literatura na área demonstra que as estratégias mais frequentes são:

  • Aceitação,
  • Suporte social,
  • Estratégias de confronto,
  • Reavaliação positiva e planejamento. 

Aceitação

Diz respeito à aceitação da mulher à sua nova condição, e adaptar-se à nova imagem de seu corpo, através do ajustamento de valores no seu dia a dia, como a diminuição da preocupação com a aparência em razão da saúde.

Suporte social

A mulher acometida pelo câncer de mama necessita de apoio de amigos, família, equipe médica e psicológica. Pois, a partir do diagnóstico até o tratamento, a mulher com câncer de mama pode passar por desequilíbrios emocionais, como por exemplo: sentimentos de raiva, tristeza, inquietação, ansiedade, angústia, medo e luto

Segundo Straub (2005), o paciente com câncer se beneficia do fato de sentir-se amparado por outras pessoas, podendo desenvolver hábitos de vida mais saudáveis assim como manter sua defesa imunológica mais forte durante situações de estresse. O apoio de pessoas queridas fortalece a autoconfiança, a qual possibilita condições de enfrentamento da doença mais adaptativas.

Estratégias de confronto

Conhecidas também como “espírito de luta”, correspondem a respostas ativas de enfrentamento, em que o indivíduo aceita completamente a situação ou o diagnóstico recebido, e adota atitudes otimistas. Ele determina-se a lutar contra a doença, participando das decisões que envolvem o tratamento.

Reavaliação positiva

Atitudes e pensamentos positivos e a fé são fortes aliados no enfrentamento de patologias crônicas. Sendo que a espiritualidade ou a religiosidade podem ser um poderoso recurso para a promoção de saúde e redução de angústia.

Planejamento 

Estratégias focalizadas na resolução do problema, como planejamento, postura ativa, busca por informações e autocuidado, combinadas com pensamentos positivos e religiosos foram evidenciados como formas de manter o autocontrole diante da situação.

Prognóstico

O prognóstico da paciente com câncer de mama é favorável quando a paciente busca ajuda médica, visto que as chances de cura estão intimamente relacionadas ao diagnóstico precoce.

Além das intervenções psicossociais que auxiliam as pacientes a enfrentar o câncer, em um ambiente social acolhedor as pacientes podem compartilhar seus medos e inseguranças.

Por fim, termino este artigo com um trecho de uma música da banda “O Teatro Mágico”, a qual remete a força e coragem necessárias para enfrentamento das adversidades presentes na vida.

 “… Metade de mim agora é assim, de um lado a poesia, o verbo, a saudade; do outro a luta, a força e a coragem pra chegar ao fim. E o fim é belo, incerto… depende de como você vê…”.

 

Referências Bibliográficas:

ALEGRANCE, Fábia Cristina. Qualidade de vida e estratégias de enfrentamento de mulheres com linfedema após câncer de mama. São Bernardo do Campo, 2006.

MALUF, M.F.M; MORI, J. L; BARROS, A.C. O impacto psicológico do câncer de mama. Revista Brasileira de Cancerologia. 2005.

RAMOS, Bianca Figueiredo; LUSTOSA, Maria Alice. Câncer de mama feminino e psicologia. Rev. SBPH,  Rio de Janeiro,  2009.   

SILVA, Lucia Cecilia da. Câncer de mama e sofrimento psicológico: aspectos relacionados ao feminino. Maringá: Psicologia em estudo, 2008.

STRAUB, R.O. Psicologia da Saúde. São Paulo: Artmed, 2005.

Últimos posts por Janayna Longhi (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.