A rotina de checar as redes sociais: o que isso pode significar?

A rotina de checar as redes sociais: o que isso pode significar?

Pela manhã

Você acorda e dá uma olhada no whatsapp para ver se tem algo novo. Uma mensagem inesperada. Algo que te alegre, te conforte, ou que te surpreenda! Rola a barra de rolagem e nada demais, apenas inúmeros “bons dias”, pensamos: “que chato! Tudo igual, sem graça.”.

Hora do almoço.

Você começa a checar as redes. Começa pelas notícias e encontra tragédias. Um caos político que parece não ter fim. Desce a barra de rolagem. Encontra no seu feed de notícias famosos que triplicam a fortuna e que vivem a vida de um jeito que muitos não conseguem imaginar. Você vê pessoas magras, belos corpos, pessoas que venceram ou se superaram. Por sorte, encontra também boas notícias como iniciativas inovadoras ou inclusivas.

Como você é afetado pelas redes sociais

Você pode sentir-se tão comum, e até pensar que ser comum é sem graça. Nem rico, nem magro, roupa comum, nenhuma viagem programada, nada de muita novidade. Diante disso você pode perguntar-se:

-O que esse pessoal tem, que torna a vida tão fascinante e a minha é tão comum?

Você já se pegou pensando isto? São tantas informações que se consome em minutos, segundos! Sem se dar conta, tantos sentimentos são despertados, e ficam apenas aquelas sensações, aqueles incômodos. Então você segue “empurrando a tela”. Vê algumas coisas fofas, coisas engraçadas que compartilha e, sem perceber, essas alegrias comuns, te salvam, te curam um pouco desse incômodo que sente.

As redes sociais podem fazer com que você se esqueça de suas conquistas mais importantes

Olhe pra você! Não esqueça das suas conquistas, o quanto lutou para conseguir seu carro, o quanto trabalhou para fazer aquela viagem legal há um ano e o quão lindo era aquele lugar! Não se esqueça o quanto sua família pode ser bacana, divertida e parceira.

Acredita-se que belo é aquilo que estampam na rede social, o melhor ângulo, a melhor foto. Engano. Você é extraordinário. O seu comum, o seu cotidiano, é extraordinário e é igual ao de milhões de pessoas comuns! É que você precisa dar valor ao cotidiano pelo simples fato dele pertencer à sua preciosa vida.

Um convite ao autoconhecimento

Arrisque-se! Poste o comum e verás quantos se identificarão com a sua “simples vida”. Quantos acharão como é belo ser normal. “Gente da gente”. Gente feliz que está triste achando que a vida é uma foto ou um lugar bonito. No fim das contas todos são iguais sim, ou muito parecidos, sobretudo nas dores. Diferencie-se buscando autoconhecimento. Aí sim verás onde serás capaz de chegar, e como seu olhar diante das redes sociais se transformará.

Buscar compreender-se, ou compreender o que se passa dentro de você te empodera, te liberta! Já experimentou a terapia ou a consulta psicológica?

 

Autora:

Gabriela Alvarenga

Psicóloga Clínica

www.psicologiaviva.com.br/gabriela

 

Últimos posts por Gabriela Alvarenga Costa (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.