O que é codependência emocional?
A codependência é um transtorno emocional que caracteriza-se por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação a outro. Pode-se dizer também que é uma prisão, onde o individuo suporta qualquer tipo de comportamento e suas consequências, sem perceber que está abrindo mão de sua própria vida e de seus sonhos.
O codependente emocional não consegue estabelece um vínculo saudável com o outro, e por essa razão ele se aproveita das situações onde o outro precisa de algum tipo de ajuda, para colocar-se no papel de quem vai resolver todos os seus problemas, de quem vai está sempre ao seu lado.
Portanto, tanto ele recebe o sofrimento quanto ele também promove o sofrimento, justamente por não deixar o relacionamento mais leve e ter sempre dificuldade em deixar o outro livre.
É muito comum que o codependente emocional se perceba somente através da opinião do outro, isso acontece porque ele é incapaz de perceber seus sentimentos, não tem autoconfiança, quando estes se referem a sua própria pessoa, e também não são capazes de atribuir a ele características positivas.
Alguns sintomas de uma codependência emocional
- Autoestima baixa. É um indivíduo que não consegue se colocar em primeiro lugar, tem dificuldade de tomar suas próprias decisões ou de se posicionar em algo bom para ele, não se acha merecedor.
- Negação: Busca sempre negar a realidade que lhe é apresentada de modo ruim, para não ter que lidar com o problema. Por exemplo, se o marido está traindo a esposa, ela pensa algo do tipo: “não é nada sério, é só uma aventura passageira, logo logo ele para com isso”.
- Expectativa: Cria muita expectativa com poucas ações recebidas do outro. Nesse caso existe grandes chances de frustrações depois.
- Medo enorme de perder: esse é o x da questão, é o fantasma da dependência e a codependência emocional, o medo de ficar sozinho(a).
Alguns exemplos de codependentes emocional
- A mãe que faz o impossível para o filho não sair de casa.
- O marido que cerceia o crescimento profissional da mulher.
- A namorada que exige do parceiro 24 horas de dedicação incontestável e absoluta.
- A esposa que prefere sofrer em um relacionamento abusivo que tomar um posicionamento e ir embora.
- O avô que paga ao traficante as dívidas do neto.
Quais os tratamentos indicados?
Alguns tratamentos indicados são:
- Psicoterapia: trabalha a autoestima para mostrar para esse paciente suas capacidades e seus potencias, entre outras coisas.
- Livros de autoajuda: eles podem ajudar o paciente a entender o que está passando, obtendo cada vez mais conhecimento.
- Atividade física: melhora o corpo e tranquiliza sintomas como ansiedade.
- Entre outros.
Queira mais para sua vida
Se você se identificou com o texto ou conhece alguém que esta passando por uma situação assim, procure orientá-la dos possíveis tratamentos que devem ser feito, é muito importante que essa pessoa procure querer mais para sua vida, buscar melhorar suas capacidades, procurar mudar a maneira como ela se enxerga.
O tratamento, nesse caso, fará muita diferença para que essa pessoa consiga ter mais qualidade de vida no futuro e possa ter um relacionamento saudável primeiramente com ela mesma.
- Você sabe o que é codependência emocional? - 27 de fevereiro de 2020