Confira 5 dicas para combater a insônia

Casal na cama com o homem tentando combater insônia
Confira 5 dicas para combater a insônia

A insônia é um distúrbio que impede uma pessoa de adormecer ou mesmo de permanecer dormindo, podendo ter um efeito devastador no corpo. Com frequência, causa excesso de cansaço, irrealidade, dificuldade de concentração e memorização, ansiedade e até mesmo depressão.

E, se você nunca passou por esse desconfortável distúrbio em algum momento, a probabilidade de conhecer alguém que já o tenha passado é grande. Segundo a revista especializada em sono “Sleep Council”, metade da população mundial sofre desse mal. A boa notícia é que é possível superá-lo.

Mas, então o que é possível fazer para combater a insônia? Há diversas maneiras para evitar tal distúrbio e as separamos neste post para você. Confira abaixo e garanta uma boa noite de sono!

Pratique ioga e meditação

Embora sejam práticas diferentes, a ioga e a meditação apresentam diversas interseções. Uma delas é o fato de contribuem para melhorar consideravelmente a qualidade do sono de seus praticantes. Ambas as atividades aumentam a capacidade de concentração e diminuem a ansiedade.

Dessa forma, a facilidade para dormir aumenta, como foi comprovado por pesquisadores do Northwestern Memorial Hospital. Segundo a pesquisa realizada pelo hospital, adultos que sofriam de insônia primária conseguiram um sono saudável depois de apenas alguns dias meditando.

Faça exercícios físicos

Uma excelente maneira de diminuir insônia é praticando regularmente exercícios físicos, sejam eles aeróbicos, como correr, caminhar e nadar, ou anaeróbios, como a musculação. Ambos promovem o aumento serotonina, uma substância que ajuda a combater a insônia.

Mas, atenção! Não pratique nenhum exercício durante a noite, pois, nesse caso, o estímulo pode interferir negativamente no processo de adormecimento.

Tenha um sono regular

É importante acostumar o corpo e a mente a ter um horário regular de dormir e acordar. Esse ciclo, quando bem definido, condiciona a pessoa a descansar sempre em um determinado horário do dia. Se, por exemplo, você se habituar a ir dormir sempre às 22 h e acordar às 7 h, seu corpo e mente tenderão a entrar “automaticamente” em estado de repouso sempre entre esses horários. É o que algumas pessoas chamam de “relógio natural” do corpo.

Prepare-se adequadamente para dormir

Para combater a insônia de forma eficaz é preciso se precaver de “ameaças”, que sempre aparecem durante à noite. Por isso, confira abaixo alguns comportamentos que devem ser evitados antes da hora de dormir:

  • Ingerir alimentos de difícil digestão duas horas antes de dormir. Nesse caso, evite proteínas e carboidratos;
  • Olhar para fontes luminosas, como celular, tablet, televisor e notebooks, 40 minutos antes de dormir.
  • Consumir álcool;
  • Tomar bebidas estimulantes, como café ou chá preto.

Procure um acompanhamento psicológico

Um dos motivos que podem causar distúrbio de sono são os problemas psíquicos não tratados. Hoje em dia, é comum as pessoas lidarem com diversos problemas tanto na área profissional quanto pessoal, e isso pode causar aumento do estresse, angústia e depressão.

Com o acompanhamento de um profissional qualificado, lidar com emoções potentes e gerenciar os sentimentos, de modo a não deixá-los afetar o sono, é possível. Inclusive, existem técnicas de relaxamento em alguns segmentos da psicologia voltadas para combater a insônia. Por isso, em muitos casos a melhor maneira de se livrar desse distúrbio é procurando um psicólogo.

Esperamos que esse artigo possa ajudá-lo a entender e combater a insônia. Leia também nosso texto sobre as 5 doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo.

REFERÊNCIAS:

Souza, J. C., & Guimarães, L. A. M. (1999). Insônia e qualidade de vida. Campo Grande: Editora UCDB.

Martinez, D. (1999). Prática da medicina do sono. São Paulo: BYK.

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.