Como acordar cedo sem sofrimento? Confira essas 7 dicas

como acordar cedo
Como acordar cedo sem sofrimento? Confira essas 7 dicas

Dormir bem e começar o dia com disposição é importante para qualquer pessoa. Porém, antes de começar o dia precisamos aprender como acordar cedo sem sofrimento, o que representa um enorme desafio para a maioria das pessoas.

Inúmeras são as explicações, preguiça, tentativa de fuga do trabalho, da escola, ou simplesmente porque não dormiu bem. Enfim, a verdade é que muitos não reagem bem após esse impasse, acordam mal-humorados e acabam comprometendo todo o dia.

Então, gostaria de saber como acordar cedo com tranquilidade e começar o dia com boa disposição para as adversidades cotidianas? Leia este post e confira 7 dicas bem interessantes.

Como acordar cedo, o que fazer?

Acordar cedo faz parte da rotina de muita gente e nem sempre é uma escolha. Talvez por isso seja algo tão difícil e que provoca tanto estresse. Entretanto, algumas pessoas encaram isso com leveza e inclusive valorizam bastante esse momento, acreditando que levantar cedo exerce influência positiva em seus comportamentos ao longo do dia.

Gostando ou não, um dia todo mundo vai precisar levantar cedo, sendo assim é interessante conhecer algumas estratégias que possam minimizar este sofrimento. Confira:

 1. Crie uma rotina

O corpo tem um relógio interno. Portanto, tente agir com equilíbrio e estabeleça uma rotina nos horários de dormir e de acordar. É interessante entender algo muito simples: para acordar cedo, necessariamente deverá dormir mais cedo.

2. Não seja dependente da soneca

Não se torne refém da função soneca do celular. Ela pode ser prejudicial, pois ao acordar com aquele barulho indesejável, amanhece fisicamente estressado e muitas vezes atrasa, por causa daqueles minutos a mais de sono superficial.

3. Deixe a luz entrar

Ao acordar, abra a janela e deixe a luz natural auxiliar a mente e o corpo a se despertarem de forma gradativa, sem estresse. Assim, terá a possibilidade de manter o autocontrole de suas emoções e consequentemente a oportunidade de ter um dia mais tranquilo, independentemente das atividades que deverá exercer.

4. Faça exercícios pela manhã

A prática de atividade física é sempre bem recomendada em diversas situações no cuidado com a saúde. No entanto, não é uma boa estratégia praticar essa atividade antes de dormir, já que produção da adrenalina deixa o corpo agitado. Porém, a atividade física é muito bem-vinda no período da manhã, pois ajuda o corpo despertar e ter mais disposição ao longo do dia.

5. Desconecte

Aposte em atividades relaxantes antes de dormir: ouça músicas calmas, leia um bom livro, revistas interessantes e se desconecte de aparelhos eletrônicos, computadores, celulares ou qualquer outro que produza uma luz prejudicial ao sono.

6. Planeje-se para o dia seguinte

Evite dormir preocupado com as coisas que tem que fazer, organize na noite anterior o uniforme se for o caso, café da manhã, etc.  Assim, ao acordar terá mais tempo para se preparar e evitará o estresse. O planejamento propicia a você mais tranquilidade.

7. Acorde de bem

Seja otimista e mantenha o autocontrole! Não tem como fugir, sendo assim faça das suas manhãs momentos agradáveis, garantindo um dia feliz e produtivo.

Bem, o texto de hoje mostrou como acordar cedo sem sofrimento nos proporciona um dia leve e consequentemente um sono de maior qualidade, ou seja, tudo o que precisamos para manter as funções biológicas e o equilíbrio geral do nosso organismo. As dicas apresentadas são válidas para garantir mais saúde e bem-estar.

Espero que tenha gostado do post! Ele foi preparado pensando em trazer dicas importantes para você possa dormir bem e acordar melhor ainda. Se gostou, que tal deixar um comentário logo abaixo?


Referência

Wallau, Viviane Flores, et al. “O DESPERTAR COM QUALIDADE: IMPORTÂNCIA DO SONO.” Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 8.1 (2017).

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.