Como funciona a psicoterapia de grupo familiar

Como funciona a psicoterapia de grupo familiar

“Na minha casa todo mundo deveria ir ao psicólogo” – A psicoterapia de grupo familiar

A psicoterapia de grupo familiar foi uma modalidade que tardou a ser desenvolvida, principalmente porque a terapia sempre foi associada a um espaço de absoluta privacidade onde o indivíduo falaria de seus conteúdos inconscientes e de suas dores a um psicólogo.

A possibilidade de estar junto à família ficava relacionada, então, ao desconforto de desabafar frente aos familiares. É claro que essa visão da família enquanto um dano ao processo psicoterapêutico é errônea, no entanto mantém-se resquícios até os dias de hoje. 

A partir de muitos estudos e práticas sobre o tema, a psicoterapia de grupo familiar foi se constituindo como uma importante opção nas modalidades de atendimento, principalmente frente a um grupo familiar bastante adoecido e desgastado. Apesar de menos comum, a psicoterapia de grupo familiar tem se mostrado efetiva e produtiva. O grupo familiar pode se sentir receoso no início, mas ao longo da psicoterapia irá desenvolvendo e reconhecendo também a capacidade de estar confortável dentro do grupo.

Como funciona a psicoterapia de grupo familiar?

A psicoterapia de grupo familiar pode acontecer semanalmente (como a psicoterapia individual), e alguns psicólogos optam por um tempo maior que 50 minutos para que todos tenham a oportunidade de se expressar. A psicoterapia de grupo familiar aborda tanto o conteúdo quanto a relação da família, ou seja, o que eles têm para dizer e como querem dizer. 

Nos conflitos familiares, as palavras têm grande peso. Ficam marcadas, guardadas e ecoam em momentos difíceis. Outras vezes, o que mais marca são as palavras não ditas, palavras de apoio e carinho. Por esse motivo, a comunicação é essencial na psicoterapia de grupo familiar. Muitas vezes o psicólogo trabalhará a comunicação e como ela se dá, apontando momentos de interrupção, momentos em que alguém não foi ouvido, momentos em que não verbalmente ouve um gesto de cuidado, etc.

O primeiro passo — procurar um psicólogo –, já é um passo de confiança de que a família enquanto grupo tem a capacidade para lidar com o que aparecer. Muito além da capacidade de escutar e acolher, a primeira capacidade do grupo será a de estarem juntos e sustentarem o momento de psicoterapia.

Ao longo da psicoterapia é possível ver o que há de mais familiar e conhecido no outro, assim como o que há mais de desconhecido também.

Como saber se minha família deve fazer psicoterapia de grupo familiar?

Não há nenhuma regra ou lista de sintomas para responder. Normalmente, o grupo familiar que chega na psicoterapia já está bastante adoecido, com conflitos e dificuldades de convívio. É como se essa família tivesse dificuldade em diferenciar os aspectos amorosos e agressivos que a constitui. O grupo familiar desgastado precisa retomar a capacidade de confiar um no outro.

Se a família entende que está bem, nada a impede de buscar a psicoterapia também. Estamos acostumados a procurar o psicólogo quando já estamos no limite, assim como quem sente uma dor física e apenas procura um hospital quando já não aguenta mais.

A família não precisa estar conflituosa e nem mesmo adoecida, apenas pode querer trabalhar algo nessa relação. Há uma chance de que existam muitas coisas não ditas entre um grupo familiar e a psicoterapia pode ser uma forma de procurar como dizer.

Atualmente, a maior demanda de atendimento de grupo familiar tem envolvido crianças e adolescentes. A demanda dos pais traz dúvidas sobre como criar os filhos, como seria certo, como seria errado. A psicoterapia de grupo familiar é usual nesses casos porque a criança se torna um porta-voz daquilo que não está bem no grupo todo. Assim, muitas vezes, a psicoterapia de grupo familiar começa a partir da identificação de quem está mais vulnerável e fragilizado nesse grupo.

Quais as dificuldades de estar em psicoterapia de grupo familiar?

As pessoas podem se sentir receosas, desconfortáveis. A psicoterapia é um momento de intimidade e o grupo pode se questionar se tem essa intimidade um com o outro. O fato é que o caminho da psicoterapia possibilita que a família reconheça seu próprio jeito de estar em terapia. 

Uma das dificuldades que podem aparecer é que alguém não sinta que aquele espaço também é dele. Ou também sentir que o psicólogo se dá melhor com tal pessoa, ou que outra pessoa toma o tempo todo para si. Cabe ao psicólogo saber lidar com essas alianças que podem surgir sem perceber, assim como também cabe ao psicólogo que a fala não fique centrada em determinada pessoa.

Muitas dificuldades podem se assemelhar com a dificuldade de estar em uma psicoterapia individual, como por exemplo abordar assuntos difíceis. Outro exemplo seria a dificuldade de estar ali e a vontade de faltar, de “pular” uma semana.

Essas dificuldades são comuns, e podem ser bastante úteis à psicoterapia se forem comunicadas ao psicólogo. Enquanto grupo, cada um da família tem um tempo diferente, e falar sobre isso é um meio para que cada tempo seja respeitado.

Como a psicoterapia de grupo familiar pode ajudar?

A psicoterapia de grupo familiar é um espaço para que a relação se torne mais saudável. São trabalhadas coisas já ditas, coisas não ditas, momentos recentes e histórias do passado.

A família passa a se reconhecer mais enquanto família: entender suas dificuldades e também suas facilidades. A psicoterapia permite um modo de expressão de sentimentos variados, de amor, cuidado, irritação, angústia, etc. A família não precisa — como muitos pensam — tornar-se uma outra família.

O que é colocado em questão é conhecer o seu jeito enquanto grupo e como cada um pode se sentir mais confortável neste.

Uma família é saudável na medida em que confia na capacidade do grupo de lidar com o que aparece. É como se alguém pudesse ficar adoecido e saber que o grupo dá conta de cuidar e lidar. A família é saudável na medida em que é capaz de ser criativa na própria relação.

Uma família não precisa ser perfeita, apenas suficientemente boa de se estar.

Brunna Moreira

Referências

  1. Nichols, M. P., & Schwartz, R. C. (2007). Terapia familiar. Conceitos e métodos (7a ed.) (M. A. V. Veronese, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas (Trabalho original dessa edição publicado em 2006).
  2. Winnicott, D. W. (1993). A Família e o Desenvolvimento Individual. Săo Paulo: Martins Fontes
Brunna Pereira Moreira
Últimos posts por Brunna Pereira Moreira (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.