Como motivar a equipe? Crie uma cultura de bem-estar na empresa!

Como motivar a equipe? Crie uma cultura de bem-estar na empresa!

O que é motivação

Você provavelmente já ouviu sobre a motivação em algum momento em sua vida. Discute-se sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho, escola, vida, etc.

Mas, você sabe o significado? Segundo o dicionário Online de Português, a palavra motivação é um substantivo feminino e refere-se ao “ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo”.

Teóricos no campo da psicologia têm investigado sobre a motivação no contexto laboral. Uma das principais teorias no estudo da motivação refere-se à Teoria dos dois Fatores de Herzberg.

O pesquisador descreve que existem fatores intrínsecos e extrínsecos que motivam o indivíduo. O primeiro, diz respeito às políticas da empresa, condições de trabalho, remuneração, etc. Esse fator também é denominado de higiênico e atua somente para evitar a insatisfação no trabalho, no entanto, não promove a motivação nos funcionários.

Por sua vez, os fatores intrínsecos estão relacionados com o reconhecimento, realização e responsabilidade. Caso a empresa trabalhe no nível intrínseco, há real possibilidade de criar um clima organizacional saudável e com maior nível de produtividade.

Cada indivíduo é único, com personalidade própria e motivações diversas. Nesse sentido, o desafio é criar um ambiente organizacional capaz de gerar motivações internas a partir de um trabalho que seja significativo aos indivíduos.

4 dicas importantes para motivas a equipe de trabalho

A seguir, descrevei quatro dicas importantes para motivar a equipe de trabalho.

#1 – Seja claro e assertivo

É imprescindível que se tenha um ambiente onde os supervisores e pares tenham espaço de abertura e discussão acerca do trabalho, o que inclui também o feedback sobre os agentes que têm prejudicado a qualidade do trabalho.

Compete ao líder ser um modelo de comunicação assertiva. Vale lembrar que ser assertivo não é dizer “sim” o tempo todo, mas saber falar “não” com postura adequada.

#2 – Crie metas possíveis

Seja um líder que saiba compreender o processo de trabalho e crie metas a curto, médio e longo prazos que sejam possíveis de serem alcançadas. Nenhuma equipe estará motivada diante de um desafio que não seja capaz de realizar ou de uma meta muito simples a ponto de ser alcançado facilmente.

#3 – Autonomia dos funcionários

Escute a equipe e suas demandas! Isso mesmo! É preciso ofertar espaço de escuta do funcionário para entender as motivações de cada um e da equipe como um todo. Não vale perguntar sobre as motivações somente na entrevista de seleção, pois o ser humano é dinâmico assim como suas ambições.

#4 – Invista na saúde integral

É preciso enxergar que a equipe é formada por indivíduos. Para tanto, compete ao líder cuidar da saúde física, psicológica e social dos indivíduos da equipe. Com saúde, a equipe prospera e alcança resultados positivos.

Para concluir: o que te motiva a levantar cedo e passar grande parte do seu dia/mês/anos no trabalho?

Referências

  1. MOTIVAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/motivacao/>. Acesso em:10/04/2021.
  2. ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. Ed. Prentice-Hall, 2002.
Karem Nacostielle Eufrasio
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.