Como posso lidar com a perda? Como elaborar o Luto?

Como posso lidar com a perda? Como elaborar o Luto?

O luto e seus significados

O luto pode ser entendido como o processo emocional de vivenciar a ausência e o vazio causados por uma perda. Em geral, inicia-se com a perda de alguém significativo, podendo haver também o chamado luto antecipatório, que é quando o luto se inicia antes da perda ser efetivada.

O luto, além de ter a influência de fatores pessoais, também tem a influência de fatores sociais. Algumas variáveis como gênero, contexto religioso, experiências com rituais de luto são de suma importância. Para Franco (2002), em nossa cultura ocidental os homens reagem à perda através da ação, dedicando-se sobremaneira ao trabalho; enquanto as mulheres expressam mais seus sentimentos, choram, falam da perda, lamentam.

Tendo como exemplo a morte de um ente querido, pode-se falar em fatores que influenciam o modo como cada um vai lidar com a morte e o morrer. Estes fatores, de acordo com Melo (2004), são:

  • Nível de aceitação da morte,
  • Perdas anteriores,
  • Suporte familiar,
  • Rede de apoio,
  • Nível de parentesco, como era o vínculo com o falecido(a),
  • Circunstância da morte (súbita ou doença crônica),
  • Religiosidade,
  • Dentre outros.

Trazendo para a abordagem da Gestalt-terapia, é como se abrisse uma Gestalt, onde a pessoa está numa nova situação, que precisa ser experienciada em suas emoções, dores e no contexto em que a mesma está inserida, para assim ela poder se reorganizar diante da perda, havendo deste modo um fechamento da situação e uma nova reconfiguração em sua existência.

Aqui vale salientar que o luto pode ser vivenciado não somente em situações de morte, mas também em separações, perda de emprego, término de namoro, em uma situação de um sonho que não foi realizado e até no caso da perda de uma fantasia imaginária.

Sabendo também que o luto sofre influências de fatores culturais, pode-se citar o luto também, por exemplo, no contexto atual da Pandemia da COVID-19, onde o isolamento social e os novos hábitos que as pessoas tiveram de adotar no momento levam elas a terem de lidar também com o luto, pela rotina e hábitos de antes.

 

Aspectos a serem considerados no momento do luto

Para Franco(2002) existem cinco dimensões de reações ao luto. São elas: 

  • Dimensão intelectual: Reações de confusão, desorganização, desorientação, falta de concentração, intelectualização e negação;
  • Dimensão emocional: Choque, entorpecimento, raiva, culpa, alívio, depressão, irritabilidade, solidão, saudade, descrença, tristeza, negação, ansiedade, confusão e medo;
  • Dimensão física: Alteração do apetite, visão borrada, alterações do sono, inquietação, dispneia, palpitações cardíacas, exaustão, boca seca, perda do interesse sexual, alterações no peso, dor de cabeça, mudanças no funcionamento intestinal, choro;
  • Dimensão espiritual: Sonhos, perda da fé, aumento da fé, raiva de Deus, dor espiritual, questionamento de valores, sentir-se traído por Deus, desapontamento com membros da igreja;
  • Dimensão social: Perda da identidade, isolamento, afastamento, falta de interação, perda da habilidade para se relacionar socialmente.

Vale ressaltar que a ansiedade é muito comum no momento da perda, além de ser também muito comum a pessoa sentir-se “sem rumo” no início. Todos estes aspectos devem ser considerados, mas também é de suma importância o funcionamento e o modo de vivenciar suas experiências que cada um tem. Como exemplo, pode-se citar duas situações hipotéticas:

Situação 1:

Uma pessoa do sexo feminino que em sua vida atual mostra-se “emotiva” em várias situações: na relação com colegas de escola, na relação com familiares, dentre outras. Em suas vivências costuma expressar choro fácil, dizer o que sente, não elaborando o que vai ser dito diante de contrariedades. Em um momento de luto, onde ocorre o falecimento da irmã com quem mantinha um laço forte e intenso, a mesma pode apresentar reações como: confusão, desorientação, choque, saudade, tristeza, alteração do apetite, do sono, perda da fé ou aumento da fé, dentre outros. Neste momento torna-se necessário o fechamento da situação de luto e uma reorganização de sua vida, levando em conta o sentido que dá a tudo que está ocorrendo, bem como emoções e vivências sentidas.

Situação 2:

Uma pessoa do sexo masculino, que comumente em sua vida atual evita interação com os demais, vive um relacionamento de namoro onde há um laço forte e de grande apego, vivencia conflitos com a família e o trabalho é vivido como algo de grande importância pra ele. Em um dado momento, a companheira quer o término do namoro e o rapaz precisa lidar com a situação de luto que se apresenta, elaborar o fim da relação e buscar uma nova configuração em sua existência. Para tanto, precisa se dar conta do significado da relação, de suas emoções, da rede de apoio disponível, bem como perceber-se e sentir como pode se reorganizar.

Algumas estratégias que auxiliam no processo de luto e aceitação da perda

Em ambas as situações são vários os aspectos a serem considerados na vivência do luto, devendo a pessoa entrar em contato com a maneira particular que tem de lidar com suas dores e perdas. Para Fukumitsu (2004), há algumas estratégias que auxiliam no processo de luto e aceitação da perda, são elas:

  • Perceber-se;
  • Perceber o tempo necessário para processar o luto;
  • Conscientizar-se que a vida significa também se arriscar;
  • Entender que perda não significa o fim do mundo e que se pode sobreviver depois dela.

Psicoterapia e o processo de luto

São diversas as perdas pelas quais o ser humano passa ao longo da vida. Já ao nascer perde a proteção do útero, quando começam a engatinhar e a andar há a perda do colo.

Na adolescência passa por grandes transformações físicas e psicológicas, onde podem passar por mudanças em suas rotinas e convivência, podendo haver términos de namoro, saída de casa, dentre outros. No decorrer da vida vão ocorrendo experiências de perda em todas as fases, seja na vida profissional, pessoal, familiar e também social.

Pensar em psicoterapia com pessoas enlutadas requer, em um primeiro momento, a percepção da pessoa em sua totalidade, onde no espaço psicoterapêutico o indivíduo tem a possibilidade de olhar para si como um todo na situação inacabada do luto.

O terapeuta propõe ao cliente que entre em contato com sua voz, com seus gestos, comportamentos, respiração, emoções, expressões faciais e tudo que está presente no momento. Neste processo, a pessoa pode perceber também onde se interrompe, qual o sentido da perda  em sua vida.

Para Perls (1988) a técnica e os experimentos de conscientização são um procedimento de investigação valioso na medida em que permitem a compreensão da experiência real do cliente. Havendo também o respeito à singularidade de cada um, em uma relação dialógica, o terapeuta pode criar situações onde a pessoa pode se experienciar e dar-se conta da situação vivida, compreendendo sentimentos confusos, expressando dores, emoções, passando a assimilar o vivido e se reequilibrando no meio em que vive.

Deste modo, uma nova situação e reconfiguração surge na vida, onde se passa a viver de modo mais integrado em si mesmo e em suas dores. 

Referências bibliográficas

  1. FUKUMITSU, K. O. Uma visão fenomenológica do luto. Um estudo sobre as perdas no desenvolvimento humano. São Paulo: Editora Livro Pleno, 2004.
  2. PERLS, F., HEFFERLINE, R. e GOODMAN, P. Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1997.
Rayssa Mazza de Castro Alencar
Últimos posts por Rayssa Mazza de Castro Alencar (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.