Como usar a tecnologia para diminuir a ansiedade?

Jovem utilizando o celular, com fones de ouvido. Ao seu redor, aparecem um ícone indicando tecnologia em nuvem e uma nota musical.
Como usar a tecnologia para diminuir a ansiedade?

Você sabia que a tecnologia pode diminuir a ansiedade e a estresse? A tecnologia vem ajudando a monitorar e melhorar vários aspectos na vida do ser humano, e agora também pode cuidar da saúde mental, diminuindo o estresse e a ansiedade.

O uso da tecnologia computacional pode promover recursos, que facilitam as pessoas no combate a ansiedade, ao estresse e a depressão. Percebeu-se que o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis poderia auxiliar nesse processo, por ser um recurso tecnológico disponível e de grande portabilidade.

Aliás, o mundo moderno, além de possuir alta tecnologia, se encontra com um volume de informações cada vez maior, criando assim uma população de pessoas ansiosos.

Por isso, chegou-se a culpar a tecnologia pelos efeitos negativos do estresse sobre os indivíduos, mesmo que não se possa negar a facilidade e o conforto que os novos recursos oferecem.

Ansiedade e Depressão

A ansiedade em certo grau serve como proteção e alerta, mas em níveis mais elevados pode se tornar um problema, já que prejudica as atividades da rotina diária das pessoas e gera grande mal-estar físico, como por exemplo a aceleração cardíaca, angústia, medos etc.

Portanto, os números de aplicativos para controlar o estresse e a ansiedade vêm crescendo dia após dia, e hoje podemos encontrar vários gratuitos.

Em 2017 foi divulgado o relatório global pela OMS – Organização Mundial da Saúde -, o alarmante número de 322 milhões de pessoas portadoras de transtornos de depressão e ansiedade em todo o mundo.  

Dessa forma, O Brasil atinge 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população) com depressão, enquanto distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população).

Assim, o Brasil é considerado o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, e o quinto em casos de depressão. E o que a Tecnologia tem a ver com isso?

Tecnologia com a Psicologia

A tecnologia ofereceu novas possibilidades para os problema da ansiedade. O mundo virtual contribuiu para tratamentos em que a psicologia ajuda a melhorar a qualidade de vida destas pessoas e a apontar soluções a seus problemas.  

Assim, sabe-se que o atendimento psicológico e a terapia contribuem para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com transtorno de ansiedade e depressão.

Pode-se usar a tecnologia do celular, por exemplo, como um aliado no combate à ansiedade e depressão.

Hoje, é possível se consultar com um psicólogo online, sem precisar sair de casa. Isso evita o estresse do trânsito, a distância do consultório e a falta de tempo para comparecer a uma consulta já que podem oferecer horários e dias flexíveis.

Psicologia online

O atendimento online é para pessoas maiores de 18 anos, e para os menores de idade é necessário uma autorização escrita pelos pais ou responsáveis. Todas as informações trocadas com o Psicólogo são sigilosas, confidenciais e em pautas no Código de ética profissional.

Dessa forma, a nova resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) publicou em 11 de maio de 2018 sobre a ampliação do atendimento da Psicologia por meio do uso de tecnologias. Novos serviços também serão parte da oferta, como: aplicação de testes, psicoterapia, seleção de pessoal e outros.

A plataforma Psicologia Viva

A plataforma Psicologia Viva é uma forma de conectar psicólogos com os pacientes através do atendimento online. Isso possibilita a realização de psicoterapia de qualquer lugar do mundo a um custo acessível, seguindo rigorosamente as normas do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Por meio da plataforma resolveram-se as três grandes dores que os pacientes relataram em uma pesquisa contando com 1.000 usuários. Esses são os problemas para buscar o auxílio: custo de acesso ao serviço, falta de tempo e não saber qual profissional pode ajudar.

O atendimento é online, através do “consultório virtual”, que conecta o usuário ao psicólogo especialista em suas necessidades como: o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, o psicólogo que atua com terapia de casais, ou que atua com depressão, ansiedade, síndrome do pânico dentre outros.

Portanto, cada psicólogo tem uma página que corresponde a um consultório virtual, com sistema de agendamento e pagamento.

Além de sessões tradicionais de terapia, a startup oferece um serviço de desenvolvimento de competências comportamentais para médias e grandes empresas.

E, a partir de Novembro de 2018, vai oferecer um leque de serviços psicológicos como: aplicação de testes psicológicos validados pelo CFP, orientação vocacional e profissional, seleção de pessoal, entrevista por competência e outros.

Aplicativos para Psicólogos e pacientes

Os aplicativos possuem algumas denominações particulares tais como: aplicativo para celular, aplicativo móvel, aplicativo mobile. Mas, em grande parte das vezes, escutamos apenas ser chamado de App (application).

A função de um App, portanto, é ajudar a resolver e solucionar problemas simples do cotidiano das pessoas. Como, por exemplo, a pessoa acordar com seu App de despertador e segue seu dia usando vários outros para cada função específica. São inúmeras as possibilidades por conta do seu poder de aplicação.

Assim, vários aplicativos de saúde mental já estão disponíveis, incluindo o Mindset, Mindshift, que possuem jogos de relaxamento e dicas para um estilo de vida saudável.

Tem também o PTSD Coach, um aplicativo criado para ajudar as pessoas atingidas por um transtorno de estresse pós-traumático. O Meditation Oasis é um aplicativo que possui um guia com meditações para aliviar o estresse e a ansiedade.

The MindSet

O aplicativo “The Mindset” é o  primeiro app para mudança de comportamento do Brasil. As pessoas têm as suas demandas emocionais, comportamentais ou relacionais, que acabam por gerar problemas sentimentais, de aprendizagem, de comunicação ou nos relacionamentos pessoais ou profissionais.

Muitas vezes, quando menos se espera, alguém faz algo sem pensar ou age como não queria. Mostra como a pessoa pode lidar com a sua emoção, ansiedade, depressão.

O que é o The Mindset?

Mindset é a habilidade mental que toda pessoa possui para empregar seus conhecimentos, decisões, comportamentos, ações e sentimentos.

Traduzido muitas vezes como “mentalidade”, o Mindset permite a adaptação diante das adversidades e ampliações de suas habilidades mentais, relacionais e conectivas, favorecendo mudanças de comportamento.

The Mindset é a primeira ferramenta para celular especialmente para a conquista de êxito pessoal a partir da gestão dos sentimentos e da percepção. Seus treinamentos foram desenvolvidos a partir do estudo de passos e estratégias mentais utilizadas por pessoas que têm comportamentos de excelência.

Dessa forma, com metodologia elaborada para atender ao perfil de cada usuário, The Mindset se adapta para auxiliar na conquista de suas próprias histórias de sucesso.

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”.

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.

O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. .

A psicologia dos jogos

A psicologia dos jogos utiliza de jogos e outros aplicativos que ajudam nos tratamentos cognitivos para a ansiedade. Tais tratamentos baseiam-se na necessidade de ajudar o paciente a ignorar uma ameaça, tal qual um rosto zangado, por exemplo, fazendo com que o paciente se concentre em um rosto risonho e feliz.

Assim, os resultados deste trabalho foram publicados na revista Clinical Psychology Science e já mostravam que os pacientes que jogaram por pelo menos 25 minutos estes jogos, estiveram menos apreensivos e se tornaram mais confiantes.

Dessa forma, o processo que utiliza a psicologia aliada aos jogos é chamado de “Attention-bias Modification Training” ou Treinamento de Modificação da Atenção, e atualmente já é tido como um dos tratamentos mais eficazes para a redução da ansiedade.

A psicologia empregada no uso dos videogames, por exemplo, ajuda inclusive a tratamentos específicos em outras áreas da medicina.

Em um tratamento fisioterápico, por exemplo, no qual o profissional utiliza a forma lúdica para trabalhar os músculos que o paciente necessita exercitar.

Além disso, os jogos ajudam também o terapeuta a perceber com clareza as dificuldades dos pacientes e comparar os desempenhos das outras sessões.

Em pacientes que sofreram AVC, por exemplo, a psicologia dos recursos utiliza o videogame como forma de estimular o paciente a se exercitar, recuperando força e destreza. Em outros casos, ajudando também na recuperação do equilíbrio e da locomoção.

Phobious

Disponível desde 2014, este aplicativo tem como objetivo ir além de um aplicativo móvel simples. Na verdade, ele se projeta como um tratamento para fobias, embora também possa usar para outros tipos de transtornos, como o transtorno obsessivo-compulsivo. Este aplicativo de psicologia se baseia na terapia de dessensibilização sistemática através da exposição gradual virtual.

Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS e pode ser usado com óculos 3D, para tornar essa experiência fóbica mais real.

É claro que aconselhamos não usá-lo para substituir sessões com o psicólogo, uma vez que ele projeta para ser um complemento a essas sessões.

3D Brain (DNA Learning Center)

O estudo do sistema nervoso é um dos principais campos da psicologia. Entretanto, é difícil saber em detalhes qual estrutura está envolvida em uma função, delimitar sua ativação ou como as conexões entre os neurônios estão interligadas.

Aí reside a utilidade do 3D Brain, pois além de oferecer essa informação, permite localizar e observar em três dimensões, além de todas as estruturas e áreas cerebrais.

Aplicativos para Crianças com Autismo

Já existem aplicativos que podem facilitar e estimular as habilidades de comunicação e interação dos pequenos com transtorno do espectro autista (TEA). Podem também ajudar a reduzir o estresse causado por dificuldades de linguagem e eventuais mudanças na rotina.

Para lidar com mudanças: Minha rotina especial

Em português, o aplicativo ajuda a organizar atividades do dia a dia e a diminuir a ansiedade quando necessária a inclusão de uma atividade diferente, como visita ao médico ou uma viagem.

Segue a linha da ferramenta First Then, permitindo planejamento com detalhes e instrução para o passo a passo de atividades, mesmo as mais simples, como ir ao banheiro e escovar os dentes. O Aplicativo não é gratuito.

Tradução de comandos em voz: Livox

Vencedor de prêmio da ONU de melhor aplicativo de inclusão, o Livox (Liberdade em voz alta) foi criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, pai de uma menina com paralisia cerebral, e tem tradução para 25 línguas.

Traduz para comandos em voz os símbolos tocados na tela pelo usuário. A vantagem é que possibilita a comunicação de pessoas não apenas com dificuldades de comunicação, mas também com dificuldades motoras.

Já conta com repertório de mais de 12 mil imagens, que direcionam para alternativas bem específicas. Por exemplo, a criança pode escolher comer uma massa e o tipo de molho.

Ele conta com informações específicas para usar o aplicativo de acordo com o tipo de deficiência da criança.

Comunicação rápida: Tobii

Totalmente baseado em símbolos muito objetivos, permite a comunicação rápida de necessidades para crianças com TEA que não se expressam verbalmente.

Possibilita construir frases específicas e informar sobre necessidade de ida ao banheiro, dores, fome, vontades, preferências por lugares e atividades.

É possível baixar preview gratuito em português no iTunes:

Fazer relatos: Story Creator

Permite a criação de histórias rápidas para que a criança se comunique e conte suas vivências por meio de desenhos, com a possibilidade de inserir fotografias e convidar um adulto para narrar a história.

Mensagens instantâneas: Tippy Talk

Em inglês, mas totalmente visual, permite a comunicação instantânea por celular entre crianças com TEA e os pais ou outros adultos. A criança pode montar frases com símbolos, que chegam por mensagem de texto ao celular da pessoa com quem ela deseja se comunicar.

Pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store.

Conclusão

Observa-se que cada vez mais o número de aplicativos para controlar o estresse e a ansiedade vem crescendo dia após dia nas lojas das diferentes plataformas móveis. É a expansão do movimento de olhar para si mesmo e cuidar melhor da qualidade de vida.

Graças à tecnologia, que às vezes não desliga as pessoas do trabalho ou da vida corrida, soluções interessantes trazem funções para acalmar, mapear crises de ansiedade e até exercícios de relaxamento e meditação.

Assim, conclui-se que o diagnóstico do transtorno de ansiedade não é simples de ser feito. E os aplicativos ajudam a entender e trazem ferramentas para controlar crises.

Mas somente um profissional qualificado pode avaliar, diagnosticar e passar um tratamento. Ou seja, os apps podem ser um passo para quem quer iniciar uma terapia ou relaxar um pouco, mas é fundamental o acompanhamento psicológico.

 

Referências:

DWECK, Carol S. Mindset: a nova Psicologia do sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

MIKE, George. Mindsets: Altere Suas Percepções, Crie Novas Perspectivas e Mude Seu Modo de Pensar. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

Links

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/121392-especial-vr-nova-arma-psicologia-fobias-ansiedade.htm

 

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/06/conselho-de-psicologia-reve-regras-e-libera-terapia-online-sem-restricoes.shtml

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/saude-mental-5-aplicativos-para-cuidar-da-psique.html

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/08/3-aplicativos-gratuitos-que-vao-ajudar-controlar-sua-ansiedade.html

https://canaltech.com.br/saude/psicologa-conta-com-realidade-virtual-para-tratar-fobias-e-ansiedade-98906/

Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.