Carreira

Conhecendo e desenvolvendo suas competências profissionais

O significado da palavra competência

A palavra “competência” é um substantivo feminino com origem no latim competere, que significa a aptidão, a capacidade para cumprir determinada tarefa ou função. Também é uma palavra usada como sinônimo de cultura, conhecimento e jurisdição.

Competência e habilidade possuem uma relação estreita. Habilidade é a capacidade de conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto a competência abrange conhecimentos, atitudes e habilidades.

As competências profissionais valorizadas pelos empregadores

No contexto do mercado de trabalho, as competências valorizadas e que atraem empregadores atualmente são: Criatividade e Inovação, Comunicação, Trabalho em Equipe, Flexibilidade e Liderança.

  1. Criatividade e Inovação: não é necessariamente criar algo inexistente, pode-se, por exemplo, modificar coisas que já existem. Exemplo: a impressora 3D é uma grande inovação.
  2. Comunicação: a comunicação consiste em saber expor as suas opiniões, falar com clareza, saber ouvir e respeitar o que os outros têm a dizer.
  3. Trabalho em Equipe: saber compartilhar conhecimentos, aprender a administrar conflitos, reconhecer a importância do outro para a realização da tarefa, ter a consciência de que as vitórias e fracassos são responsabilidade de todos os membros da equipe, respeitar as dificuldades dos outros profissionais.
  4. Flexibilidade: estar aberto a novas possibilidades, sair da zona de conforto, aptidão para responder às mudanças, compreender, aceitar e assumir novos desafios, conseguir encontrar soluções para situações diversas, saber se relacionar com os diferentes setores e ambientes da empresa.
  5. Liderança: transmitir visões que ampliam o crescimento da empresa, motivar os outros membros a atingir o resultado esperado, demonstrar credibilidade e segurança.

Para notar e desenvolver essas competências profissionais é importante trabalhar o autoconhecimento. Dessa forma, o sujeito vai poder olhar para aquilo que pode ser desenvolvido e conseguir se estabelecer tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Ana Beatriz Stofanini Ferreira
Últimos posts por Ana Beatriz Stofanini Ferreira (exibir todos)
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar