Conheça os principais desafios do RH 4.0

desafios do RH 4.0
Conheça os principais desafios do RH 4.0

Provocados por mudanças na tecnologia, diferenças de gerações, valores, lacunas de habilidades, estrutura organizacional e muito mais, os desafios do RH 4.0 têm se tornado cada dia mais expressivos. Todo o conceito de recursos humanos precisa ser reinventado. Agora, é hora de focar nas pessoas, trabalhando a inteligência emocional.

É hora de ouvir as necessidades das pessoas: flexibilidade, mobilidade, pertencimento, aprendizagem. As pessoas querem importar e causar impacto, e cabe às empresas criar sistemas que lhes permitam crescer e expressar seu talento.

Conheça os desafios do RH 4.0

A quarta Revolução Industrial não exigirá que os cientistas se concentrem apenas em dados e inteligência artificial, mas também na mente humana, a fim de permitir que as pessoas sejam os principais impulsionadores da inovação. Confira a seguir os 5 principais desafios do RH 4.0. Veja mais!

Novas formas de recrutar e selecionar

Os líderes de RH precisarão identificar as habilidades sociais e capacidades que serão necessárias no futuro. Os funcionários atuais dispostos e aptos a serem qualificados e treinados novamente precisarão ser identificados.

Novos talentos precisarão ser atraídos, retidos e integrados ao negócio. Novas formas de trabalho precisarão ser desenvolvidas e formalizadas.

Novos modelos de contratação e retenção de talentos

Nos próximos anos, a grande batalha será a retenção de candidatos talentosos e com bom desempenho.

Além disso, será ainda mais difícil reconhecer e recompensar os verdadeiros artistas, à medida que a competitividade do mercado está crescendo e que precisa de esforços mais colaborativos para estabelecer lealdade entre os funcionários.

Gestão de feedback contínuo

A fim de alavancar o poder e a percepção proporcionados por sua força de trabalho, a indústria deve melhorar muito sua capacidade de criar e promover ambientes de trabalho envolventes.

A gestão de feedback contínuo é um desafio único para os departamentos de RH. Devido ao tamanho da força de trabalho e à tendência de espalhar a base de funcionários em vários locais e em grandes distâncias geográficas, as indústrias são as que mais sofrem com isso.

Para minimizar o impacto, os funcionários seriam mais bem apoiados com um contato saudável e constante com seus gestores para mais motivação na vida profissional.

Construção de uma liderança conectada e disruptiva

A Revolução Industrial 4.0 também depende de uma mudança cultural significativa dentro das próprias empresas. Novos processos de trabalho e estruturas de pessoal precisam ser implementados passo a passo.

A gestão adequada de mudanças é necessária, e ela precisa ser tratada no nível de lideranças executivas. Os gerentes devem estar em condições de apoiar a transformação de sua empresa e sua estrutura, motivar a equipe durante todo o processo e dar-lhes um senso de inspiração para novas funções e processos.

Análise de dados para melhores decisões

O uso de modelos de análise de pessoas e de talentos preditivos pode permitir que o RH identifique, recrute, desenvolva e retenha com mais eficiência os talentos certos, o que pode ajudar o negócio a melhorar o desempenho organizacional.

O acesso do RH a essas percepções pode ajudar as organizações a identificar melhor os pontos problemáticos atuais e priorizar futuros investimentos analíticos.

Por exemplo, com a análise de dados para recrutamento, o RH pode encontrar a correlação entre o histórico acadêmico e o desempenho, para identificar e contratar o ajuste certo para a organização.

Atualize as ferramentas de RH

Nessa quarta revolução, uma série de novas tecnologias evoluirá, combinando os mundos físico, digital e biológico. Essas novas tecnologias terão impacto em todas as disciplinas, economias e indústrias, e até mesmo desafiarão nossas ideias sobre o que significa ser humano.

A inovação tecnológica está à beira de alimentar mudanças importantes em toda a economia global, gerando grandes benefícios e desafios, em igual medida.

Para prosperar nesse ambiente, é essencial contar com as ferramentas corretas para uma atuação estratégica nas rotinas do RH 4.0, que devem aumentar e devem ser estruturadas para construir conhecimento e capital humano em benefício de todos.

E aí o que achou sobre os desafios do RH 4.0? Compartilhe este post e pergunte aos seus amigos se estão preparados para essa revolução!


REFERÊNCIAS:

de Medeiros Brum, Analisa. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.

Puente-Palacios, Katia Elizabeth, Juliana Barreiros Porto, and Maria do Carmo Fernandes Martins. “A emersão na articulação de níveis em Psicologia Organizacional e do Trabalho.” Revista Psicologia Organizações e Trabalho 16.4 (2016): 358-366.

Rothmann, Ian. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. Elsevier Brasil, 2017.

Qualidade de vida dos colaboradores
Psicologia Viva
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.