RH

Conheça os principais desafios do RH 4.0

Provocados por mudanças na tecnologia, diferenças de gerações, valores, lacunas de habilidades, estrutura organizacional e muito mais, os desafios do RH 4.0 têm se tornado cada dia mais expressivos. Todo o conceito de recursos humanos precisa ser reinventado. Agora, é hora de focar nas pessoas, trabalhando a inteligência emocional.

É hora de ouvir as necessidades das pessoas: flexibilidade, mobilidade, pertencimento, aprendizagem. As pessoas querem importar e causar impacto, e cabe às empresas criar sistemas que lhes permitam crescer e expressar seu talento.

Conheça os desafios do RH 4.0

A quarta Revolução Industrial não exigirá que os cientistas se concentrem apenas em dados e inteligência artificial, mas também na mente humana, a fim de permitir que as pessoas sejam os principais impulsionadores da inovação. Confira a seguir os 5 principais desafios do RH 4.0. Veja mais!

Novas formas de recrutar e selecionar

Os líderes de RH precisarão identificar as habilidades sociais e capacidades que serão necessárias no futuro. Os funcionários atuais dispostos e aptos a serem qualificados e treinados novamente precisarão ser identificados.

Novos talentos precisarão ser atraídos, retidos e integrados ao negócio. Novas formas de trabalho precisarão ser desenvolvidas e formalizadas.

Novos modelos de contratação e retenção de talentos

Nos próximos anos, a grande batalha será a retenção de candidatos talentosos e com bom desempenho.

Além disso, será ainda mais difícil reconhecer e recompensar os verdadeiros artistas, à medida que a competitividade do mercado está crescendo e que precisa de esforços mais colaborativos para estabelecer lealdade entre os funcionários.

Gestão de feedback contínuo

A fim de alavancar o poder e a percepção proporcionados por sua força de trabalho, a indústria deve melhorar muito sua capacidade de criar e promover ambientes de trabalho envolventes.

A gestão de feedback contínuo é um desafio único para os departamentos de RH. Devido ao tamanho da força de trabalho e à tendência de espalhar a base de funcionários em vários locais e em grandes distâncias geográficas, as indústrias são as que mais sofrem com isso.

Para minimizar o impacto, os funcionários seriam mais bem apoiados com um contato saudável e constante com seus gestores para mais motivação na vida profissional.

Construção de uma liderança conectada e disruptiva

A Revolução Industrial 4.0 também depende de uma mudança cultural significativa dentro das próprias empresas. Novos processos de trabalho e estruturas de pessoal precisam ser implementados passo a passo.

A gestão adequada de mudanças é necessária, e ela precisa ser tratada no nível de lideranças executivas. Os gerentes devem estar em condições de apoiar a transformação de sua empresa e sua estrutura, motivar a equipe durante todo o processo e dar-lhes um senso de inspiração para novas funções e processos.

Análise de dados para melhores decisões

O uso de modelos de análise de pessoas e de talentos preditivos pode permitir que o RH identifique, recrute, desenvolva e retenha com mais eficiência os talentos certos, o que pode ajudar o negócio a melhorar o desempenho organizacional.

O acesso do RH a essas percepções pode ajudar as organizações a identificar melhor os pontos problemáticos atuais e priorizar futuros investimentos analíticos.

Por exemplo, com a análise de dados para recrutamento, o RH pode encontrar a correlação entre o histórico acadêmico e o desempenho, para identificar e contratar o ajuste certo para a organização.

Atualize as ferramentas de RH

Nessa quarta revolução, uma série de novas tecnologias evoluirá, combinando os mundos físico, digital e biológico. Essas novas tecnologias terão impacto em todas as disciplinas, economias e indústrias, e até mesmo desafiarão nossas ideias sobre o que significa ser humano.

A inovação tecnológica está à beira de alimentar mudanças importantes em toda a economia global, gerando grandes benefícios e desafios, em igual medida.

Para prosperar nesse ambiente, é essencial contar com as ferramentas corretas para uma atuação estratégica nas rotinas do RH 4.0, que devem aumentar e devem ser estruturadas para construir conhecimento e capital humano em benefício de todos.

E aí o que achou sobre os desafios do RH 4.0? Compartilhe este post e pergunte aos seus amigos se estão preparados para essa revolução!

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar