Vou para o ensino médio e agora? Veja como controlar a ansiedade na escola

Vou para o ensino médio e agora? Veja como controlar a ansiedade na escola

Você chegou ao Ensino Médio: esse é um momento de grandes mudanças e, por isso, é normal sentir alguma ansiedade! Porém, se você não encontrar maneiras de controlar esse sentimento, duas coisas podem acontecer: você não vai conseguir realmente aproveitar a experiência ou a ansiedade vai atrapalhar seu desempenho nos estudos.

Nada bom, não é mesmo? Só que aí vem a pergunta: como controlar a ansiedade na escola? Por um lado, não existe uma fórmula mágica a ser seguida. Por outro, existem certas dicas que funcionam para a maioria das pessoas.

Pensando nisso, reunimos algumas dessas dicas aqui, para ajudar você, estudante que vai encarar o Ensino Médio, a conviver melhor com as mudanças. Confira!

1. Não pense no vestibular antes da hora

Pense nas suas metas de curto prazo, como as provas e os trabalhos do semestre. Estudar para o vestibular, na verdade, é muito mais fácil se você se dedicou para aprender efetivamente as matérias para a escola, em vez de apenas decorá-las.

2. Mantenha-se aberto a fazer amigos

Não deixe que a ansiedade com os estudos afaste você dos seus colegas. Alguns dos melhores amigos que você pode levar para sua vida são feitos no Ensino Médio. Então, aproveite cada oportunidade para conhecê-los melhor, conversar e interagir com os outros alunos.

Lembre-se: alguns deles podem estar passando pela mesma ansiedade que você. Então, não fique apenas esperando que eles se aproximem. Tome a iniciativa na hora de fazer amigos!

3. Não se assuste com a carga horária e as matérias

O Ensino Médio traz mais matérias do que o Ensino Fundamental. Sempre foi assim e agora, com o novo Ensino Médio, o aumento na quantidade de matérias e na carga horária deve ficar ainda mais pronunciado. Seu papel como estudante é não se assustar com a mudança.

Com boa organização pessoal, você consegue dar conta de todas as suas responsabilidades escolares. Se o ritmo ficar muito pesado, você pode buscar aconselhamento com a coordenação pedagógica da sua escola, que vai ajudá-lo a elaborar uma rotina de estudos que se encaixe em sua vida.

E não se esqueça de que é bom procurar ajuda antes da situação vire uma bola de neve, tudo bem?

4. Pratique uma atividade fora da sala de aula

É uma maneira simples de extravasar as energias e distrair sua mente das aulas. Se a sua escola não oferece essas atividades, você pode buscá-las em outros lugares, como academias de arte e clubes.

Se você é tímido e não quer começar uma atividade sozinho, uma boa dica é formar um grupo com outros colegas que compartilham os mesmos interesses que você.

Dessa forma, o momento de praticar essas atividades extraclasse também será um momento de sociabilização, ou seja, de interagir com outras pessoas. Com o tempo, o grupo vai crescendo, e o seu círculo de amizades vai aumentando.

Saber como controlar a ansiedade na escola é uma vantagem. Isso significa que você terá mais facilidade em controlá-la também em outras situações do futuro, como a faculdade e o trabalho, nas quais a pressão é bem maior.

As recomendações desse conteúdo foram úteis para você? Então, siga nosso perfil no Facebook e confira mais dicas úteis para estudantes!

Novos Alunos
Últimos posts por Novos Alunos (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.