Vamos conversar sobre a Fibromialgia?

Vamos conversar sobre a Fibromialgia?

O que é?

É uma síndrome que se manifesta através de dor no corpo todo, principalmente na musculatura, tendões e articulações. Associado ao quadro de dor, aparecem outros sintomas como:

  • Fadiga,
  • Alterações no sono,
  • Distúrbios intestinais,
  • Ansiedade e
  • Depressão.  

Muitas vezes, erroneamente, é encarada como um transtorno puramente psicológico e, assim, o acometido tem que enfrentar, além da doença, a descrença e desconfiança de familiares, amigos e das pessoas de seu convívio. Por esta razão, muitos preferem viver em silêncio com a doença, o que acaba retardando o tratamento e prejudicando a qualidade de vida.  

É importante tomar consciência de que a doença existe e, atualmente, é reconhecida como doença/dor crônica pela International Classification of Diseases da World Health Organization e está catalogada no CID-10 (Código Internacional de Doenças) como M 79.7. 

Frequência

A fibromialgia é um problema bastante comum, diagnosticado em, pelo menos, 5% dos pacientes que vão a um consultório médico comum e 10% a 15% dos pacientes que procuram um reumatologista. 

Em cada 10 pacientes diagnosticados, 7 a 9 são mulheres. Não se sabe ainda os motivos, mas sabe-se que ocorre em mulheres, tanto antes como depois da menopausa, o que afasta a hipótese hormonal. Parece, entretanto, que os critérios utilizados para diagnosticar incluem mais critérios ligados às mulheres.  

Idade 

A idade de aparecimento dos sintomas é, geralmente, entre os 30 a 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. 

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é clínico. Não há exames que a comprovem. O médico, porém, poderá pedir alguns exames de sangue para descartar outras doenças, como: hipotireoidismo, artrite reumatóide e doenças autoimunes.  

Muitas vezes a fibromialgia é confundida com tendinite, quando as dores acontecem na coluna cervical, ombros e joelhos.  

Sintomas

  • O sintoma mas comum é a dor generalizada pelo corpo, causada por ativação do sistema nervoso central. 
  • Sensibilidade ao toque. Um simples aperto de mão pode significar muita dor para a pessoa.  
  • Alteração do sono : qualidade do sono cai e a pessoa acorda cansada, como se não tivesse dormido bem; apineia; “síndrome das pernas inquietas”. 
  • Fadiga (cansaço): baixa tolerância ao exercício físico. 
  • Depressão em 50% dos casos. 
  • Alterações de memória e atenção. 
  • Dor abdominal e alteração do ritmo intestinal. 
  • Bexiga mais sensível. 
  • Sensação de amortecimento nas mãos e pés. 
  • Dores de cabeça frequentes. 
  • Sensibilidade a estímulos ambientais, tais como barulhos e cheiros fortes.  

Normalmente, o paciente tem dificuldade para definir quando e como começou a dor. É comum sentir mais dor no final do dia, mas pode ser no início da manhã também.  

A depressão é um sintoma comum, mas não é causa. Por muito tempo, pensou-se que a fibromialgia era uma “depressão mascarada” e que o paciente estava “somatizando”, ou seja, estava manifestando um problema psicológico através da dor. Hoje sabe-se que a dor da fibromialgia é real e cercada de mitos.

Os mitos

  • “A fibromialgia está na sua cabeça”. 
  • “A fibromialgia é um tipo de depressão”. 
  • “Você deve ter pontos sensíveis para ter fibromialgia”. 
  • “Não há tratamento para fibromialgia”.

Estes quatro mitos, e outros, apontados, originalmente, num artigo publicado no site webMD e citados no blog FIBRODOR demonstram a desinformação sobre o assunto e a necessidade de superaração destas crenças estigmatizantes.

Tratamento

O tratamento da fibromialgia deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens.  

A terapia é importante para o tratamento, pois com ela a pessoa acometida pela doença poderá reconhecer o que agrava seus sintomas, evitar pensamentos negativos, procurar praticar atividades físicas agradáveis, manter um diário de sintomas e dores, estabelecer limites e fortalecer o ego.  

Antinflamatórios e analgésicos auxiliam no controle da dor, mas é importante evitar a automedicação. 

Ansiolítico e antidepressivo podem ser necessários, após a avaliação de um psiquiatra. 

Infelizmente a fibromialgia não tem cura, mas, como vimos, algumas adaptações no estilo de vida e tratamento adequado podem aliviar os sintomas e oferecer mais qualidade de vida ao paciente.

Recomendações

  • Buscar apoio psicológico e uma rede de ajuda.
  • O uso de medicamentos, desde que prescritos pelo médico, auxiliam o controle da doença. 
  • Procurar reduzir o estresse. 
  • Praticar atividades físicas, com orientação e supervisão de um profissional. 
  • Estabelecer boa rotina de sono, com redução de estímulos (luz, barulho, colchão incômodo, etc). 
  • Procurar posições confortáveis para sentar e deitar-se. 
  • Seguir uma dieta balanceada, evitando alimentos ricos em gordura saturada, latícinios, álcool, café, chá e dando preferência aos alimentos que dão energia como: banana, milho, repolho, alface, gengibre, oleaginosas, peixes e frutas vermelhas.  

Referências Bibliográficas 

  1. Gonzales BID. Aspectos Psicológicos da Fibromialgia: Personalidade e História de Vida. Faculdade de Psicologia – Universidade de Lisboa. Dissertação de doutorado em psicologia clínica. 2013. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/11052/1/ulsd066203_td_Barbara_Gonzalez.pdf 
  2. Ministério da saúde (homepage na internet). “Fibromialgia: os desafios de uma doença invisível”. (Acesso em 16 Fev 2022). Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/materias-especiais/52386-fibromialgia-os-desafios-de-uma-doenca-invisivel 
  3. Alta Excelência Diagnóstica (homepage na internet). “Entenda quais são os sintomas de fibromialgia e o tratamento da doença”. (Acesso em 16 Fev 2022). Disponível em: https://altadiagnosticos.com.br/saude/fibromialgia                 
  4. Rede D’or São Luiz. “Fibromialgia”. (Acesso em 19 Fev 2022).  Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/fibromialgia 
  5. Veja saúde. “Fibromialgia: o que é, sintomas, diagnósticos e tratamentos”. (Acesso em 19 Fev 2022). Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/fibromialgia/ 
  6. Sociedade Brasileira de Reumatologia. “Fibromialgia – Definição, Sintomas e Porque Acontece”. (Acesso em 19 Fev 2022). Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/ 
ANA CRISTINA NOGUEIRA DA CUNHA GOMIDE
Últimos posts por ANA CRISTINA NOGUEIRA DA CUNHA GOMIDE (exibir todos)
Deixe seu comentário aqui
Assine nossa newsletter

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores conteúdos sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida

Saúde mental, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

Através do nosso programa de saúde mental, as empresas reduzem perdas com afastamento do trabalho por demandas emocionais.